Mensageria no Brasil: nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box

Daniela Schermann
Mensageria no Brasil: nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box

O Opinion Box e o Mobile Time já monitoram o mercado de mensageria no Brasil há quatro anos. Acompanhar assim de perto um segmento, um mercado ou um tema é muito interessante para perceber evoluções, tendências e mudanças de comportamento.

As pesquisas de tracking costumam trazer insights muito valiosos, e com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil não é diferente. Em sua oitava edição, os resultados mostram que alguns serviços de mensageria já estão em declínio e outros em ascensão.

Veja a seguir alguns dos principais resultados. Para conferir os dados completos, basta baixar gratuitamente o relatório.

Mensageria no Brasil: mudança no comportamento

Já faz um tempo que as pesquisas Panorama Mobile Time/Opinion Box identificam um crescente uso do Instagram no Brasil. Por isso, nesta oitava edição da pesquisa de mensageria no Brasil, decidimos incluir algumas perguntas específicas sobre o aplicativo.

Descobrimos, então, que o aplicativo de fotos está instalado em 65% dos smartphones de internautas brasileiros. 84% dos internautas que possuem o app instalado o abrem todos os dias ou quase todo dia. E 53% utilizam o Instagram para enviar e receber mensagens.

Enquanto o Instagram está em plena ascensão, o Facebook Messenger, por outro lado, vem perdendo espaço entre os internautas. Em seis meses, o percentual de smartphones com o aplicativo instalado caiu bastante.

Quer saber os detalhes sobre a utilização de WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger e Telegram? Baixe agora mesmo o relatório completo.

Vendas por WhatsApp: cada vez mais perto

A comunicação entre marcas e consumidores por WhatsApp não para de crescer. Na sexta edição da nossa pesquisa sobre mensageria, lançada em janeiro de 2018, 55% utilizavam o aplicativo para conversar com empresas. Agora, esse número saltou para 68%.

O número de pessoas que está disposta a usar o aplicativo para realizar pagamentos também cresceu desde a última edição da pesquisa, há seis meses.

Para saber todos os detalhes da pesquisa Mensageria no Brasil e entender as tendências de uso do WhatsApp por empresas, baixe o relatório completo da pesquisa.

Outros dados da pesquisa sobre mensageria no Brasil

A pesquisa sobre mensageria no Brasil também abordou outros temas, como o crescimento do uso de SMS (sim, crescimento!), o grau de fidelidade dos usuários com os aplicativos de mensagem, o perfil dos usuários de Instagram e muito mais.

O relatório traz ainda análises do Fernando Paiva, editor do Mobile Time. Para conferir os dados completos é só clicar no banner abaixo:

Também poderá gostar de:

Roubo de celulares: dados reveladores sobre um dos crimes mais comuns ... Você já teve um aparelho de celular roubado? Não é difícil entender porque o roubo de celulares é um dos crimes mais com...
Opinion Box e Mobile Time pesquisam: uso de apps no Brasil Pela quarta vez, o Opinion Box e o Mobile Time se uniram para realizar uma pesquisa sobre o uso de apps no Brasil. Dessa...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail