Martech: o que é e porque você deveria conhecer as ferramentas martech

Daniela Schermann
Martech: o que é e porque você deveria conhecer as ferramentas martech

Primeiro vieram as startups. Surgiram no cenário de disrupção tecnológica para criar empresas com crescimento escalável e alta rentabilidade. Mas as startups proliferaram tão rapidamente e em tantos segmentos diferentes que tornou-se necessário ramificar ainda mais o segmento. Foi aí que surgiu o termo martech.

Afinal, não faz muito sentido colocar em um mesmo segmento empresas de ramos tão diferentes como uma empresa que fornece ferramentas de mídia digital, outra que oferece uma solução tecnológica para resolver problemas agrícolas e também uma que disponibiliza uma solução de pagamento 100% digital.

Nos exemplos acima, estamos falando de três modelos de startup: uma martech, uma agrotech e uma fintech. Existem ainda as edutechs (startups de educação), as healthtechs (startups de saúde) e vários outros tipos. Mas hoje vamos focar no conceito de martech.

O que é martech

O termo martech surgiu da união de marketing e tecnologia. Logo, diz respeito a qualquer projeto, ferramenta ou startup que alia a tecnologia com o marketing digital.

Ainda que seja um conceito bem simples, ele engloba um mercado enorme. Basta pensar que gigantes do mercado, como Facebook e Google, oferecem serviços de marketing digital e têm sua maior fonte de receita por meio desses serviços.

Como marketing é uma área muito grande, as martechs também englobam serviços variados. Pode ser uma martech voltada para aquisição de leads, para relacionamento com os consumidores, gestão de vendas, inteligência de mercado, experiência do consumidor e vários outros ramos do marketing digital.


Ferramentas martech

É uma missão quase impossível listar a variedade de ferramentas martech que existem no mundo, ou mesmo no Brasil. A ideia aqui, portanto, não é essa. Mas sim mostrar algumas possibilidades que o universo de martech pode oferecer para o seu negócio.

É importante deixar claro que, apesar das possibilidades serem muitas, você não precisa ter todas para montar uma operação de marketing digital que vai trazer retorno para o seu negócio.

Para escolher quais ferramentas martech contratar, leve em conta os objetivos do seu negócio. Avalie o estágio em que sua empresa está e quais ferramentas trarão melhores resultados para você.

Veja alguns dos principais tipos de ferramentas martech para o seu negócio:

Martechs para aquisição e gestão de leads

Qualquer empresa que começa a trabalhar com marketing digital esbarra nesse desafio: como gerar leads?

O processo de geração de leads requer uma série de técnicas. Elas passam por SEO, marketing de conteúdo, social media, mídia paga, inbound marketing, email marketing, fluxo de automação e muitas outras.

No caso de equipes de empresas que não possuem time de marketing digital dedicado, ou trabalham com um time muito enxuto, existem diversas ferramentas martech que podem facilitar e acelerar a aquisição de leads.

No caso de empresas mais robustas, também existem uma infinidade de ferramentas martech para otimizar o processo.

Para entender quais ferramentas martech sua empresa precisa para iniciar ou melhorar uma estratégia de aquisição de leads, é preciso avaliar diversos pontos. Orçamento e recursos disponíveis, claro, é o primeiro deles.

Lembre-se que a maioria das ferramentas não realizam o trabalho para você. Elas apenas facilitam e otimizam o processo, alavancando os resultados rapidamente. Por isso, você vai precisar ter pelo menos uma pessoa no seu time dedicada a gerenciar, monitorar ou alimentar a ferramenta contratada.

Martech: o que é e porque você deveria conhecer as ferramentas martech

Martechs de customer experience

Ao entender como está sendo a experiência do cliente com a sua marca, você fica munido de dados para tomar decisões mais inteligentes. Por isso, ferramentas de pesquisa de mercado digital, como é o caso do Opinion Box, de data analytics, de inteligência artificial e muitas outras ajudam a entender a experiência do consumidor a fundo.

Mais do que ajudar a entender a experiência, as pesquisas de mercado também oferecem diferentes dados para tomada de decisão. De forma simples e rápida, você pode fazer vários tipos de pesquisa de mercado sem sair da frente do computador. Ao entrevistar os consumidores, você entende melhor o seu mercado, os seus consumidores e os seus concorrentes.

Martechs de gestão de vendas e fidelização de clientes

São diversas ferramentas e soluções que ajudam a gerenciar e se relacionar com seus clientes.

Ferramentas de CRM, de suporte online, de onboarding e muitas outras podem ajudar suas vendas. Elas ajudam a reduzir o ciclo de vendas, facilitar o trabalho do seu time de vendas, aumentar o ticket médio e o upselling.

Agora que você já conheceu as principais soluções de martech disponíveis, já pode colocar suas estratégias de marketing digital no ar.

Quer saber como as pesquisas de mercado podem ajudar suas estratégias de marketing? Confira nosso ebook gratuito! Ele mostra as principais pesquisas de mercado para cada etapa da jornada de vendas:

Também poderá gostar de: