O que é marketing de afiliados e como ganhar dinheiro com esse formato

Pedro D'Angelo
O que é marketing de afiliados e como ganhar dinheiro com esse formato

Se você fizer uma pesquisa sobre como ganhar dinheiro na internet, é bem provável que encontre materiais diversos sobre marketing de afiliados. Essa modalidade de marketing, relativamente recente, vem fazendo sucesso principalmente no mundo dos blogs e impulsionando as vendas de produtos digitais, em especial. Mas o que significa, de fato, o marketing de afiliados?

Continue lendo para desvendar como funciona o marketing de afiliados. Veja as vantagens e como a pesquisa de mercado vai ajudar a entrar para essa rede lucrativa de vendas!

O que é marketing de afiliados

O marketing de afiliados funciona por meio da relação entre uma empresa ou pessoa e uma rede de parceiros comissionados que divulgam seus produtos e soluções.

Essa modalidade de marketing funciona envolvendo dois personagens centrais – quem produz ou está vendendo um produto e os afiliados que farão a divulgação por eles. Os afiliados distribuem anúncios e indicações do que está sendo vendido e recebem comissões pré-determinadas sobre as vendas. A rede de afiliados, portanto, funciona como os vendedores responsáveis por atingir o público-alvo de quem os contrata.

Por que investir em marketing de afiliados

Antes de adotar qualquer estratégia de marketing, você vai precisar pesar as vantagens e desvantagens da modalidade escolhida.

No caso do marketing de afiliados, o principal motivo para adotar essa prática é que ela traz vantagens para as duas partes envolvidas. No caso do produtor, o investimento em afiliados é bastante baixo, especialmente se comparado com outras estratégias de marketing.

Por isso, especialmente para empresas que estão começando, o marketing de afiliados pode ser uma forma barata de aumentar a visibilidade. Ao mesmo tempo, boa parte dos esforços de vendas ficam para outros profissionais. Cabe, portanto, ao afiliado fazer uma parte difícil de divulgação dos produtos por você.

Para os afiliados, também é vantajoso trabalhar nesse modelo. Sem precisar produzir seus próprios produtos, o trabalho é mais livre e resta apenas a divulgação para conquistar clientes. Dessa forma, também não é preciso se preocupar com logística, entregas, taxas e impostos sobre os produtos. Essa parte ficará toda a cargo do produtor.

Formas e canais de divulgação por afiliados

Agora que exploramos o conceito, falta a parte prática. Onde é que acontece a mágica do marketing de afiliados?

Sites e blogs

Os sites e blogs são muito comuns na hora de vender produtos por meio de afiliados. Domínios existentes e com boa reputação podem ser ótimas saídas para impulsionar negócios de terceiros.

Nesse formato, o afiliado promove as soluções dos produtores em blogposts, reviews, banners ou outras peças que escolherem. Os formatos de divulgação, via sites e blogs, é bastante variado, já que as páginas são altamente customizáveis. Dessa forma, é possível usar de textos mais livres, de espaços maiores e abusar do apelo visual na hora da divulgação pelos afiliados.

E-mail marketing

Alguns afiliados desempenham seu trabalho a partir de uma grande lista de contatos de e-mail. Quem possuir uma base bem sólida de contatos pode desenvolver campanhas bem direcionadas e altamente personalizáveis para essa base.

E-mails são ferramentas poderosas para criar relacionamento e não surpreendem ao ajudar no marketing de afiliados também.

Redes sociais

Divulgações em redes sociais de pessoas influentes já são comuns. Compras pelas redes sociais, mais ainda. Para se ter uma ideia, em pesquisa que o Opinion Box realizou no ano passado, descobrimos que 50% dos usuários de Instagram dizem já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no app. Naturalmente, os afiliados também podem trabalhar de forma semelhante ao marketing de influência.

Plataformas especiais

Além dos formatos de mídia e conteúdo online mais tradicionais, algumas plataformas existem justamente com o foco de reunir afiliados para promover vendas. Um ótimo exemplo disso é a Hotmart, plataforma brasileira voltada para a venda de cursos online. Totalmente focada em produtos digitais, a Hotmart é líder do segmento na América Latina e vende em mais de 150 países ao redor do mundo.

A plataforma funciona fazendo a ponte entre um produtor de conteúdo digital, uma rede de afiliados sólida e o cliente final. Para entender melhor como funciona a Hotmart, veja aqui a explicação.

Marketing de afiliados: tipos de divulgação

Dentro das plataformas escolhidas, existem diferentes formatos que podem medir e mensurar o sucesso da divulgação dos filiados. São essas categorias, ainda, que definem quanto o afiliado vai ganhar no fim das suas campanhas. Os principais tipos de divulgação são:

Custo por clique (CPC)

Nessa modalidade, a comissão do afiliado vem por cada clique que a campanha de divulgação gerou.

As campanhas precisam ser chamativas o bastante para ganhar o primeiro clique e já garantir o trabalho do afiliado. Nesse caso, a venda não precisa ser concretizada para contabilizar na campanha – por isso, o CPC é uma modalidade mais barata.

Custo por ação (CPA)

O CPA vai variar de acordo quando, dentro da página de divulgação, o público executar uma ação pré-determinada para avançar no processo de compra. Essa ação pode ser um cadastro, o preenchimento de um formulário, um pedido de orçamento ou até mesmo a própria compra.

Custo por milhar (CPM)

Essa modalidade funciona na base de impressões. A comissão do afiliado será, portanto, calculada para cada mil pessoas que forem atingidas pela campanha em questão. Cada milhar tem um valor fixo e, ao ser atingido, contabiliza como conversão para o afiliado.

Custo por venda (CPV)

Aqui o afiliado ganha por cada venda efetuada de fato. Como o próprio nome já diz, é o tipo de comissão mais básica, já que conta a partir de vendas fechadas diretamente por influência da campanha do afiliado. Por isso, costuma ser o valor mais alto a se pagar no marketing de afiliados.

Marketing de afiliados: como a pesquisa de mercado vai ajudar

Antes de mais nada, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que vai levantar dados para seu planejamento de vendas. A partir de dados de pesquisa é possível levantar as abordagens, mensagens e canais ideais para divulgar suas soluções.

Use pesquisas de mercado para entender de vez o comportamento do seu consumidor. Trace bem o perfil do seu cliente ideal para, em seguida, definir quem deve abordar e dialogar com ele.

O que é marketing de afiliados e como ganhar dinheiro com esse formato

A partir daí, fica mais fácil definir as melhores redes de afiliados para vender os seus produtos.  Essa escolha precisa ser muito bem fundamentada para validar os seus esforços em terceirizar parte da sua estratégia de divulgação. Sua empresa precisa estar bem representada por afiliados que tenham afinidade com o seu propósito. Além disso, essa rede precisa também ter uma boa relação com seus produtos e saber dialogar com seu público-alvo de forma convincente.

Por isso, recorra à pesquisa de mercado para impulsionar suas estratégias de marketing e vendas de forma conjunta. As pesquisas são importantes para otimizar os recursos dedicados às duas áreas e ajudar a obter melhores resultados nas ações desenvolvidas.

Para saber mais sobre o assunto, não deixe também de baixar nosso ebook para marketing e vendas. É só clicar no banner abaixo para fazer o download gratuito.

Também poderá gostar de: