Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil: pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box

Maria Luísa Andrade
Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil: pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box

Você já deve ter feito alguma compra ou pagamento pelo celular, certo? Os smartphones já são parte do nosso cotidiano e, em um mundo conectado por eles, podemos resolver quase tudo com alguns cliques. 

Para entender como os brasileiros estão se relacionando com as novas ferramentas, o Opinion Box e o Mobile Time se reuniram para realizar uma pesquisa exclusiva, que mostra como o comércio móvel e os pagamentos móveis estão em alta no Brasil.  

Veja agora como o comércio móvel transformou o setor do varejo e quais as tendências do mercado!

Você sabe o que é m-commerce ou comércio móvel? 

M-commerce ou mobile commerce é o comércio feito através de dispositivos móveis, sejam eles tablets ou smartphones. A facilidade de ter o celular na palma da mão descomplica o processo de fazer compras e fomenta as vendas.

Segundo a pesquisa, 80% dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos uma compra via app ou site móvel nos últimos 30 dias – e os consumidores estão contentes. 

A pesquisa mostrou que os consumidores estão satisfeitos com a sua experiência de m-commerce,  91% dos entrevistados dão notas 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 para medir sua satisfação com esse serviço no País.

Os aplicativos de compras que estão bombando! 

A disputa pelo pódio dos aplicativos de compras é acirrada. Segundo a pesquisa, o app de venda que lidera o ranking de vendas no Brasil é a Shopee citado por 23% dos consumidores de comércio móvel como o app onde mais fazem compras, seguido do iFood (13%) e do Mercado Livre (13%).  

Além dos apps exclusivos para compras, as redes sociais também são um importante canal de vendas. Entre os brasileiros com smartphone, 60% já fizeram compras pelo WhatsApp; 46%, pelo Instagram; e 27%, pelo Facebook Messenger.

Mas como se destacar no meio da concorrência? De acordo com a pesquisa,  as características que os consumidores mais apreciam em apps de m-commerce são cupons de desconto (61%), cashback (48%) e entrega no mesmo dia (34%).

Pagamentos com QR não param de crescer

Os consumidores estão buscando formas de pagamento cada vez mais rápidas e modernas. E se estamos falando sobre tecnologia e agilidade, o QR Code não pode ficar de fora.

De acordo com a pesquisa, metade dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos um pagamento por QR code com seu celular nos últimos 30 dias. Além disso, se compararmos com os últimos 12 meses, subiu de 58% para 73% a proporção de brasileiros com smartphone que já experimentaram pagar por QR code.

A nova forma de fazer compras

O Pix parcelado no cartão de crédito é uma nova forma de pagamento que está conquistando os brasileiros. Com ela, é possível que o cliente faça um pagamento a um lojista através do Pix, à vista, mas em vez de ser descontado do saldo na sua conta, a cobrança é feita posteriormente em parcelas em seu cartão de crédito pela instituição financeira que oferece o serviço. 

Segundo a pesquisa, 30% dos brasileiros com smartphone já experimentaram o Pix parcelado no cartão de crédito. Quando olhamos o número por classe social há uma diferença significativa: enquanto 32% dos brasileiros com smartphone das classes C, D e E já pagaram com Pix parcelado no cartão, apenas 22% daqueles nas classes A e B fizeram o mesmo. 

Confira pesquisa completa agora mesmo!

Aplicativos de ingresso em alta

A pandemia transformou completamente a forma como participamos de eventos. Depois de dois anos assistindo a eventos virtuais, o brasileiro voltou a frequentar casas de show, cinemas e teatros, mas trouxe consigo o novo hábito de comprar os tíquetes online.

Comparando os dados entre agosto de 2021 e agosto de 2022, subiu de 37% para 46% a proporção de brasileiros com smartphone que já compraram ingressos através de apps. O Ingresso.com foi apontado como o aplicativo preferido para comprar ingressos, com 22% de preferência.

O futuro do comércio móvel 

A pesquisa revelou a nova forma de fazer compras do brasileiro e, por isso, é preciso estar atento às tendências dos consumidores. Seguindo isso, com a popularização do m-commerce, é preciso investir nas vendas online que pós pandemia se popularizaram entre os compradores. 

As funcionalidades dos aplicativos e interações por redes sociais são diferenciais no comércio móvel. Não deixe de conferir os dados completos da pesquisa para entender melhor os pagamentos móveis e o Comércio Móvel no Brasil.

Faça você também a sua pesquisa de comportamento

Por fim, a pesquisa foi realizada para compreender e analisar o comportamento do brasileiro em relação a pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil. Em agosto de 2022 foram entrevistados 2.085 internautas de todo o país. A margem de erro é de 2,1 pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Os dados foram coletados através do Painel de Consumidores do Opinion Box. Nosso painel conta com mais de 150 mil usuários qualificados para responderem às pesquisas. 

Se você deseja fazer uma pesquisa personalizada, entre em contato com a nossa equipe. Você pode contar com o nosso time de especialistas para cuidar do seu projeto do início ao fim!

Também poderá gostar de: