Hábitos de leitura no Brasil: entenda o comportamento dos leitores brasileiros

Danielle Salgado
Hábitos de leitura no Brasil: entenda o comportamento dos leitores brasileiros

Você é do tipo de pessoa que não abre mão de ler um bom livro e mergulha dentro de uma história como se fizesse parte dela? Quais são seus principais hábitos de leitura?

Ler é uma tarefa que exige muita disciplina. Como existem muitas distrações atualmente, tais quais vídeos e plataformas de streaming, por exemplo, criar hábitos de leitura torna-se cada vez mais difícil.

Pensando na importância desse assunto, o Opinion Box fez uma pesquisa para compreender melhor o perfil e o comportamento dos leitores no Brasil.

Hábitos de leitura: qual a importância?

A leitura é uma atividade fundamental para a qualidade de vida das pessoas, uma vez que ela trabalha a imaginação, o raciocínio, o vocabulário e a escrita dos leitores. 

Além disso, os hábitos de leitura contribuem muito para o crescimento pessoal do ser humano, afinal de contas, ler é uma fonte de aprendizado pessoal e intelectual contínuo. De acordo com a pesquisa, 56% dos entrevistados afirmaram que o que mais os levam a ler é justamente o crescimento pessoal.

Outros motivos de preferência apontados foram o gosto pela literatura (44%) e a chance de aprender sobre diferentes lugares, culturas e pessoas, ambos com 34% de preferência.

Com que frequência o brasileiro lê?

Quantos livros você costuma ler em um ano? A pesquisa revela que 45% dos entrevistados leram um livro nos últimos meses. Além disso, 25% dos usuários leram 2 livros no último trimestre e 14% leram 3 livros.

Com o surgimento da pandemia do coronavírus, a leitura tornou-se um novo hobby. Além de 21% dos usuários terem lido entre 5 e 10 livros no último ano, 32% afirmaram que suas frequências de leitura aumentaram no último ano. 

Além disso, a tendência é que a frequência de leitura dos brasileiros aumente no próximo ano, pois 45% dos respondentes afirmaram que lerão mais no próximo ano.

Hábitos de leitura e o comportamento dos leitores

A maioria dos leitores preferem os livros de literatura de ficção (47%), seguido pelos livros religiosos e livros técnicos para formação profissional, ambos com 34% de preferência. O tema menos preferido pelos usuários foi esoterismo e ocultismo, com apenas 7% de preferência. Além disso, a maior parte dos leitores no Brasil (55%)  têm preferência por livros de autores brasileiros.

A grande maioria dos entrevistados prefere ler em casa (93%), enquanto somente 10% têm preferência por ler em bares e cafés.

Um dos dados que mais chamaram a atenção foi que 72% dos usuários afirmaram que foram os próprios responsáveis pelo gosto pela leitura, e apenas 26% afirmaram que seus professores foram os responsáveis.

Esses resultados levantam um questionamento: se a leitura fosse mais incentivada nas escolas desde a educação infantil, esses números seriam diferentes? 85% dos usuários, por exemplo, concordam que a leitura de clássicos da literatura deve ser estimulada desde a escola.

Hábitos de compra dos leitores brasileiros

Em relação aos gastos com livros no Brasil, 25% dos usuários gastaram entre 51 e 100 reais com livros nos últimos 3 meses, 22% gastaram entre 26 e 50 reais e 15% gastaram menos de 25 reais para comprar livros. Além disso, 15% dos entrevistados afirmaram que não gastaram dinheiro com livros nos últimos 3 meses.

A grande maioria dos usuários costuma comprar livros pela internet (83%). Além disso, 57% costumam comprar em livrarias físicas. Em contrapartida, somente 6% dos entrevistados têm o costume de comprar livros em supermercados.

Os livros também podem ser uma ótima opção de presente para datas especiais. 60% dos usuários gostam de dar livros de presente e 82% gostam de ganhar livros de presente.

Livro físico ou digital?

Os livros digitais, também conhecidos como ebooks, vêm ganhando cada vez mais espaço entre os leitores no país. 65% dos usuários geralmente leem livros digitais. Apesar disso, os livros físicos ainda são os preferidos entre a população. 76% dos entrevistados têm preferência em ler livros físicos. 

31% dos usuários afirmaram que têm dificuldade de ler nos dispositivos digitais, 6% acham caro e 5% não encontram os livros que querem ler. Ainda assim, os principais motivos de escolhas para quem lê livros digitais são a facilidade de levar os ebooks para qualquer lugar (58%), ocupar menos espaço em casa (48%), a praticidade de comprar e receber na hora (39%) e os ebooks serem mais baratos (39%).

Você acredita que os livros digitais vão assumir o espaço de vez e acabarão com os livros impressos? 35% dos usuários discordam dessa possibilidade. 

Audiolivros

Você já ouviu falar nos audiolivros? Também conhecidos como audiobooks ou livros falados, os audiolivros são gravações de livros lidos em voz alta. Você pode encontrá-los em formatos de CDs, K7, ou em aplicativos e plataformas digitais.

Ainda assim, a maioria dos entrevistados nunca ouviram audiolivros (33%), e 29% afirmaram que ouviram e não gostaram. Em contrapartida, 31% dos respondentes ouviram e gostaram. E você, já ouviu algum audiolivro?

Hábitos de leitura no Brasil: sobre a pesquisa

Em conclusão, para fazer a pesquisa, entrevistamos mais de 1500 homens e mulheres em todas as regiões do Brasil que fazem parte do nosso Painel de Consumidores e leram pelo menos um livro nos últimos 3 meses. A coleta foi feita em março de 2021 e a margem de erro é de 2,5pp.

Gostou do assunto e quer saber mais? Para acessar o infográfico completo com todos os dados da pesquisa, clique aqui.

Você também pode fazer uma pesquisa de mercado para descobrir o comportamento e o perfil do seu público alvo. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais!

Também poderá gostar de: