Pesquisas de mercado para datas comemorativas: aproveite as oportunidades

Pesquisas de mercado para datas comemorativas: aproveite as oportunidades

Além de serem momentos de demonstração de carinho pelas pessoas queridas, seja pessoalmente ou através das redes sociais, as datas comemorativas são épocas do ano em que há uma grande movimentação no comércio.

Se você ligar a TV para assistir a um noticiário na semana do dia das mães, você já sabe o que esperar: matérias e mais matérias sobre o que o mercado prepara para a data, expectativas de vendas e os presentes mais procurados. Além disso, você irá deparar com inúmeras campanhas voltadas para a data nos intervalos comerciais. Mesmo quem não trabalha ou entende de pesquisa de mercado percebe como o assunto é abordado nos veículos de massa.

No dia dos pais, das crianças e no dia dos namorados, fica nítido como as datas movimentam diversos mercados, especialmente o varejo. Sobre o Natal, nós nem precisamos falar, certo?

Dependendo da área de atuação do seu negócio, as datas comemorativas são verdadeiras oportunidades pré-determinadas e que merecem atenção, com estratégias e ações próprias a serem desenvolvidas. Um bom planejamento vai fazer toda a diferença para que você tenha sucesso na data, mesmo que o cenário macroeconômico não seja dos mais favoráveis.

Vamos então conferir quais são as principais questões que você deve estar atento para tirar o máximo de proveito de datas comemorativas e quais pesquisas de mercado realizar.

Em quais datas comemorativas devo investir?

Antes de mais nada, é preciso definir quais são as datas importantes para o seu negócio. Antes de sair abraçando qualquer comemoração existente no calendário e desenvolver campanhas que não tem nada a ver com o seu público ou com o seu produto, foque naquelas que são prioritárias para você e desenvolva ações completas e bem feitas, para atingir bons resultados.

Lembre-se que as pessoas são previsíveis, por isso, existem diferentes mecanismos para você saber quais datas são mais importantes para o seu público-alvo. Além disso, escolha aquela que tem mais aderência com o seu produto ou serviço.

Planejar com antecedência é fundamental!

Uma vez que você já tenha definido quais são as datas comemorativas importantes para o seu negócio, é essencial que você se planeje e organize com bastante antecedência, para evitar imprevistos de última hora.

O tempo é um grande aliado para uma boa estratégia de vendas, e quanto mais cedo tudo estiver definido, mais chances você terá de alcançar um sucesso nos resultados! 

Qual é o público daquela data?

No cenário atual de marketing, todas as estratégias e todas as ações devem ser muito bem segmentadas. Os consumidores já não aguentam ser bombardeados por mensagens que não tem nada a ver com o perfil deles.

Se você pretende lançar uma campanha, uma oferta especial ou um produto em uma data comemorativa, tenha certeza de que o impacto seja sentido apenas por quem teria interesse por aquilo. Se eu estiver solteiro, por favor, não me mande materiais românticos e totalmente voltados para casais no dia dos namorados. Te adianto que eu não vou gostar nada e, claro, você ainda perde investimento com isso.

Antes de qualquer ação das citadas acima, faça uma pesquisa de mercado que tenha como respondentes apenas o público-alvo referente àquela data. Nosso time de especialistas pode te ajudar nisso. Nós podemos realizar uma pesquisa apenas com pais, ou filhos, pessoas que pretendem comprar presentes para crianças, quem costuma gastar muito no Natal e muito mais.

Quanto gastar? Como gastar?

Ao pesquisar as intenções do consumidor em relação a uma determinada data comemorativa, é essencial saber quanto ele pretende investir naquela comemoração ou evento. Chegar a essa informação, só perguntando diretamente ao próprio consumidor.

Quanto você pretende gastar em presentes para o dia das mães? Para quem vão os presentes comprados? Quem é o principal responsável por escolher o que comprar? Essas são só algumas perguntas que podem te ajudar a identificar melhor com quanto dinheiro você pode contar que vai sair do bolso do consumidor e como ele será gasto naquela data em especial.

Faça uma análise de procura e venda dos seus produtos

Uma boa dica para definir um orçamento para o seu investimento na data é comparar com as vendas nos anos anteriores. Através disso, você poderá ter uma base aproximada de quando irá faturar, aproximadamente, na próxima campanha.

Se você possui um e-commerce, por exemplo, uma dica bem interessante é analisar a procura pelos produtos voltados para as datas comemorativas, em momentos de alta e baixa movimentação.

Observe a concorrência

É importante também observar como anda a atuação do mercado no seu segmento, analisando os sucessos e fracassos da sua concorrência. Observe o tipo de campanha em que eles costumam investir em datas comemorativas, observando o que foi feito em datas anteriores através das redes sociais, por exemplo.

Recomendado para você:  5 pesquisas de mercado para ajudar na sua análise de concorrência

Não deixe de conferir também como é o comportamento do seu público-alvo através das buscas online sobre o tema. Além dos tradicionais sites de pesquisa, ferramentas como o Semrush (pago) ou Google Trends (gratuito) podem auxiliar para aprofundar as buscas.

Datas comemorativas: como conquistar a atenção do público?

Campanhas de mídia voltadas para datas comemorativas tem tudo para ser um sucesso memorável ou um fracasso total. Muita gente se lembra dos comerciais de Natal da Coca-Cola. Geralmente, eles remetem àquele clima mágico que a empresa sempre criou para unir refrigerantes, festa em família e espírito natalino. Por outro lado, aquele comercial machista de dia das mães que foi massacrado na internet também demora a sumir da memória.

Testar campanhas, mensagens e demais estratégias publicitárias é essencial sempre, mas especialmente em datas que despertam emoção no público. Ninguém melhor que o próprio público para julgar o que vai passar na tela da TV de suas casas, certo?

Pesquisa de mercado para datas comemorativas: como fazer?

Agora que você já sabe as questões básicas que deve investigar ao pensar em ações para datas comemorativas, é hora de colocar no papel, ou melhor, no questionário!

Para fazer uma pesquisa de mercado voltada para as datas comemorativas, é preciso levar em consideração todas as informações anteriores, transformando-as em perguntas nos questionários. 

Como em qualquer pesquisa de mercado, nessa hora também é preciso avaliar as formas de pagamento preferidas pelo público, os canais de informação que ele acessa e outros tantos hábitos que podem ser interessantes para efetivar uma venda. Pode ser no dia das mães, dos pais, das crianças, no Natal ou até no dia da árvore – quem sabe, não é mesmo?

Não se esqueça que, nesse caso, o ideal é que a pesquisa seja feita com um painel de consumidores, pois ela deve ser imparcial, e ao fazer a pesquisa com uma base de contatos conhecida, você corre o risco de obter resultados distorcidos. Para isso, você pode contar com os “juízes” do nosso Painel de Respondentes.

Se precisar de mais ajuda nessa tarefa, não deixe de conferir nossos modelos de questionário e entrar em contato com a nossa equipe agora mesmo.

Também poderá gostar de:

AUTOR

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.