5 dicas de atendimento ao cliente para utilizar na sua empresa

Pedro D'Angelo
5 dicas de atendimento ao cliente para utilizar na sua empresa

Toda empresa precisa se preocupar com atendimento ao cliente. Não importa se o seu negócio é uma pequena e nova empresa ou se está no mercado há muito tempo e com muitos clientes. Em qualquer etapa da vida da empresa, cuidar bem dos seus consumidores vai fazer a diferença.

Para garantir clientes mais satisfeitos, fiéis e que voltam a comprar da sua marca, separamos algumas dicas importantes. Continue lendo para aprender a oferecer um atendimento ao cliente realmente bom:

1. Antes do atendimento ao cliente, tenha um produto excepcional

Sim, vamos começar por aqui.

Antes mesmo de garantir um bom trabalho no atendimento ao cliente, você precisa vender algo que seja realmente bom. O seu produto ou serviço deve atender de verdade às necessidades do seu público. Desde o lançamento da sua solução no mercado, ela deve estar alinhada às dores e problemas do cliente que ela vai resolver.

Um produto de sucesso precisa ser devidamente testado e aprovado pelos clientes antes mesmo de pensar em como dialogar com eles. Na dúvida, recorra às pesquisas de mercado para validar suas ideias de produtos e serviços. Use também os dados que já tem sobre a forma como seus clientes consomem seu produto e o avaliam. A partir disso, ajuste o que for preciso e, com um produto excepcional em mãos, vamos avançar para as táticas de atendimento ao cliente.

5 dicas de atendimento ao cliente para utilizar na sua empresa  

2. Saiba tudo sobre seu cliente

Conhecer a fundo o seu público é o primeiro passo para a excelência no atendimento ao cliente.

Sem ter todas as informações sobre seu consumidor, todas as etapas desse processo se tornam mais difíceis. Até mesmo para encontrar os seus clientes em potencial, você precisa saber onde eles estão.

Conhecer os hábitos e o comportamento do consumidor permite agir de forma acertada em todas as estratégias. Assim, sabemos com quem estamos falando, o que os consumidores buscam nas marcas, como gostam de ser abordados e o que os faz escolher uma marca ao invés da outra.

Para definir corretamente suas estratégias de atendimento ao cliente, saiba exatamente quem é ele, suas características e hábitos mais particulares. Como seu cliente pesquisa produtos? Como realiza suas compras? Como ele se comunica e entende mensagens? Que canais de mídia e relacionamento ele utiliza e prefere? Todas essas questões precisam ser levantadas para entender as melhores abordagens e o tom certo para atender bem o seu cliente.

3. Tenha um planejamento de vendas completo e estruturado

O atendimento ao cliente é uma etapa dentro do complexo processo de vendas de uma empresa.

Esse processo de vendas cobre todas as etapas da jornada de compra do consumidor e precisa ser devidamente planejado e estruturado. O time de vendas da empresa precisa conhecer a fundo os pontos de contato do seu cliente, as melhores abordagens, linguagem e canais de comunicação para agir na prospecção dos consumidores.

O planejamento de vendas precisa estruturar a forma como as personas serão abordadas, como as ações de vendas serão distribuídas ao longo do tempo e qual será o tom e as mensagens escolhidas para falar com o consumidor.

Além disso, na hora de planejar as vendas, as pesquisas de mercado também vão ajudar bastante. Faça pesquisas de mercado para entender a concorrência, para entender melhor os hábitos de mídia do consumidor e avalie a forma como ele se relaciona (e prefere se relacionar) com as empresas.

4. Ouça o que o cliente tem a dizer

Quando falamos em atendimento ao cliente, não podemos esperar que toda a ação parta de quem atende o consumidor. Nesse processo, o próprio cliente deve ser ouvido para oferecer insights vindos diretamente de quem mais importa. Por isso, para atender com qualidade, ouça o que seu cliente tem a dizer.

Uma boa pesquisa de satisfação é fácil de fazer e traz resultados muito significativos para quem quer oferecer um atendimento melhor aos seus clientes.

A melhor parte das pesquisas de satisfação é que elas podem ser feitas até gratuitamente! Se você se sente seguro para fazer sua própria pesquisa de satisfação, é só se cadastrar na nossa Plataforma de Pesquisa e criar seu questionário agora mesmo. Se preferir estudar mais sobre pesquisas de satisfação e seus benefícios, não se preocupe também. É só clicar no banner abaixo e desvendar tudo o que os nossos especialistas em pesquisa sabem sobre o assunto. Baixe nosso kit completo para criar suas pesquisas de satisfação e ouça o que seus clientes tem a dizer sobre seu atendimento e seu produto.

5 dicas de atendimento ao cliente para utilizar na sua empresa

5. Aposte em estratégias de fidelização

O ciclo do bom atendimento ao cliente não termina no momento da venda. Depois de garantir a sua receita, é hora de se preocupar em fidelizar os seus clientes.

Isso porque fidelizar clientes é tão ou mais importante que atraí-los. Clientes fiéis se transformam em advogados da marca, que indicam e recomendam sua empresa voluntariamente. Além disso, eles geram receita recorrente e muitas vezes acabam gastando um ticket médio maior do que um novo cliente.

Por isso, vale muito investir em técnicas que visem fidelizar os clientes, conversando com eles, entendendo melhor suas ambições e criando um relacionamento saudável para as duas partes.

Se você conseguiu chegar até aqui seguindo todas as 5 dicas para um atendimento ao cliente melhor, você já está mais próximo de fidelizar os seus clientes. Se não, não se preocupe: leia aqui algumas técnicas de fidelização e aprenda a aplicá-las agora mesmo.

 

 

Também poderá gostar de: