5 pesquisas de mercado essenciais para conhecer a jornada do consumidor

Pedro D'Angelo
5 pesquisas de mercado essenciais para conhecer a jornada do consumidor

Conhecer a fundo a jornada do consumidor é essencial para ter sucesso em qualquer estratégia de marketing. A jornada, ou o caminho que o consumidor percorre até se tornar um cliente, precisa ser entendida a fundo para que se possa abordar o público na hora certa, oferecer o que ele precisa e vender mais.

Para ajudar, as pesquisas de mercado são ferramentas para entender como o seu cliente se comporta em cada uma das etapas da jornada. Com dados de pesquisa, qualquer empresa consegue visualizar melhor o estágio em que cada consumidor está e como convertê-lo em um cliente.

Confira algumas das pesquisas de mercado essenciais para conhecer a jornada do consumidor do seu negócio, suas vantagens e como fazê-las você mesmo.

O que é a jornada do consumidor

A jornada de compra do consumidor é uma série de etapas pelo qual ele passa até se tornar um cliente de verdade.

O caminho do consumidor começa com uma fase de descoberta e reconhecimento, que é o momento em que ele entende que tem um problema, uma questão a ser resolvida. É a partir daqui que ele vai começar a pesquisar soluções em produtos e serviços que vão resolver seu problema.

Em seguida, a jornada do consumidor avança para consideração de soluções. Quando precisa de algo, o futuro cliente vai atrás do que existe de disponível para atendê-lo. Cabe ao marketing conseguir ser visto e oferecer alternativas ao problema do consumidor para ser considerado como uma opção real para solucionar as dores do cliente.

Por fim, chega a hora da decisão. Depois de pesquisas e considerar soluções, o consumidor vai se sentir maduro o suficiente para escolher a forma de responder à sua questão inicial. Entre as suas opções disponíveis, qual ele vai escolher?

Pesquisas para entender a jornada de compra do consumidor

1. Pesquisa para Buyer Persona

Antes mesmo de entrar nas etapas da jornada do consumidor, vamos começar pelo mais básico: conhecer exatamente quem é o seu consumidor. Uma Buyer Persona é a representação dos clientes ideais da sua empresa. É uma personagem fictícia, criada com base em dados, com nome, idade, profissão, desejos e anseios, para ajudar a empresa a entender quem é o seu consumidor ideal.

As Buyer Personas são criadas a partir do levantamento de dados sobre pessoas que compram ou possam vir a comprar o que você está oferecendo. Para chegar a essas representações do seu cliente sem errar, prepare-se para pesquisar bastante.

Recomendado para você:  [QUESTIONÁRIO] 25 perguntas para seu questionário de Buyer Persona

2. Hábitos de consumo e mídia

Quer chamar atenção dos consumidores assim que eles estiverem na etapa de descoberta e de reconhecimento do problema? Então se esforce em mapear o comportamento dessas pessoas.

Para isso, pesquise seus hábitos de consumo. Como seu cliente pesquisa e compra produtos? O que ele consome? Como toma decisões e compra uma coisa ao invés da outra?

Descubra logo também como o seu consumidor ideal consome mídia. Aqui você vai ficar por dentro dos melhores caminhos para expor seus produtos e soluções. A partir das mídias preferidas e mais utilizadas pelo consumidor é que será possível traçar estratégias de vendas e de marketing mais efetivas. Esteja pronto para ser visto enquanto seu cliente avança pela jornada.

Acesse aqui um modelo de questionário de Pesquisa de Hábitos de Consumo.

3. Mapeamento de pontos de contato

Existem várias maneiras de interagir com uma marca. Cada uma delas é feita através de um ponto de contato específico, que pode ser o site da empresa, o blog corporativo ou até as redes sociais da marca.

Uma pesquisa para mapear, avaliar e conhecer a forma como o consumidor utiliza esses pontos vai mostrar como melhorá-los. Faça um estudo de mapeamento dos pontos de contato para entender como o cliente chega até eles e possibilite um caminho mais curto, simples e que resolva mais facilmente o problema do seu consumidor.

4. Avaliação da experiência do consumidor

Estamos vivendo um momento no mercado em que a experiência do consumidor é um grande foco dos esforços de marketing. O mercado é competitivo, muda muito rápido e quem não oferece uma experiência memorável fica para trás.

Por isso, faça pesquisas para acompanhar e entender como é a experiência do cliente com a sua marca. Ele consegue entender sua mensagem? Acha tudo que precisa no seu site? Chegou facilmente até a solução que queria? E no fim, saiu satisfeito com o processo todo? Pensando na jornada do consumidor, é fundamental saber como o seu cliente foi atendido e passou por cada etapa de contato com a sua empresa.

5. Avaliação do processo de decisão

É muito importante descobrir as mídias que o consumidor usa para fazer as ofertas de marketing certas. Mapear os pontos de contato também é essencial para proporcionar uma experiência melhor e fazer com que o público avance na jornada do consumidor. Preocupar-se com a experiência também é fundamental. O que resta, então, no fim da jornada? A decisão.

Se o consumidor chegar até o fim do caminho até se tornar um cliente, você precisa saber como ele vai tomar, de fato, uma decisão. O que pesa nessa hora? Quais são os critérios para escolher um produto ao invés de outro? O que é mais importante, seria o preço, condições de pagamento, o peso da marca mais reconhecida ou a indicação de alguém? Faça uma pesquisa com seu público para descobrir.

E depois? Vamos medir a satisfação!

Vou imaginar que, se você chegou até aqui, seu consumidor finalizou a jornada com uma compra. Parabéns, antes de mais nada, mas ainda não é hora de parar de se preocupar – vamos medir a satisfação dele.

Uma pesquisa de satisfação oferece insights muito valiosos para analisar o que funcionou ou não durante todo o processo de compra. Meça sempre a satisfação para ouvir diretamente de quem importa o que pode ser feito para melhorar no seu negócio.

5 pesquisas de mercado essenciais para conhecer a jornada do consumidor

Pesquisa para jornada de compra do consumidor: como fazer?

Quer conhecer a fundo a jornada do consumidor e não sabe por onde começar? Visite nossa seção de tipos de pesquisa para a jornada de compra do consumidor. Lá você descobre mais tipos de pesquisa que pode utilizar, fica sabendo da experiência dos nossos clientes e pode até utilizar modelos de questionário gratuitos e editáveis. 

Se você já quer fazer uma pesquisa de mercado para entender a jornada de compra do consumidor, fale com a gente. No Opinion Box, você pode criar a sua pesquisa sozinho na Plataforma de Pesquisa ou contar com a ajuda do nosso time para cuidar do seu projeto do início ao fim. Temos um painel com mais de 150 mil consumidores para responder às suas pesquisas.

Se precisar de ajuda com a sua pesquisa, converse com nosso time de insights. Nossos especialistas estão prontos para entender o seu problema e oferecer a solução certa de pesquisa de mercado para você.

 

Também poderá gostar de:

Pesquisa de mercado: 3 tipos de pesquisa que você pode fazer gratuitam... O Opinion Box possui uma plataforma de pesquisa de mercado online em que você pode fazer diferentes tipos de pesquisa de...
Questionários online: 7 recursos que você deveria estar usando Existem inúmeras vantagens em realizar pesquisas de mercado online. Mas para que você possa explorar ao máximo as vantag...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail