Dia do Consumidor: ações para vender mais e fidelizar clientes

Pedro D'Angelo
Dia do Consumidor: ações para vender mais e fidelizar clientes

Confira nossas dicas para aproveitar o Dia do Consumidor para vender mais e conquistar clientes fiéis. No fim do post você ainda ganha 40% de desconto para fazer as pesquisas de mercado que vão ajudar a chegar lá.

No dia 15 de março é comemorado pelo mundo o Dia do Consumidor. A data começou a ser comemorada em 1983 e vem ganhando cada vez mais força no mercado. Há quem preveja que ela seja considerada uma nova Black Friday, inclusive. O porquê disso é claro: as empresas estão utilizando a data para desenvolver ações voltadas a vender mais e fidelizar seus clientes.

O Dia do Consumidor tem sido a oportunidade ideal para grandes nomes do mercado já há alguns anos. Especialmente em grandes lojas digitais como Walmart e Lojas Americanas, as promoções tomam conta da data. Para esse ano, de acordo com uma pesquisa do Google, a previsão é de que as compras em razão do dia fiquem com um valor médio de R$690.

Já que o Dia do Consumidor tem recebido tanta atenção no mercado, vamos te ensinar a tirar proveito da data. Veja com a gente o porquê de se preocupar com o dia 15 de março e conheça as principais ações que qualquer negócio pode desenvolver no Dia do Consumidor. Quando bem feitas, elas com certeza vão ajudar a aumentar as vendas e fidelizar seus clientes!

Atenção: você conhece de fato o seu consumidor?

Antes de entrarmos nas dicas, vamos a essa pergunta crucial: você conhece de verdade o seu consumidor?

Para realizar ações mais assertivas, seja para vender mais ou fidelizar clientes, é indispensável possuir o máximo de informação sobre seu cliente. Pesquise os hábitos de consumo, de compra, de pagamento e de mídia dos consumidores. Com esse tipo de dados em mãos fica muito mais fácil desenvolver estratégias que dão certo de verdade.

Se você já sabe bem quem é o seu público e como conversar com ele e impactá-lo, siga em frente! Confira nossas dicas para vender mais e fidelizar clientes aproveitando o Dia do Consumidor.

Ações para vender mais no dia do consumidor

Vender mais é o objetivo principal de qualquer empresa que quer crescer e faturar. Que tal aproveitar o Dia do Consumidor para impulsionar as vendas?

Promoções e descontos

Assim como as maiores lojas do país, qualquer empresa pode oferecer promoções e descontos no Dia do Consumidor. Basta planejar bem as ofertas que fizerem sentido para a data, mantendo uma margem de lucro razoável.

Ao organizar promoções especiais também é preciso muito cuidado de organizar toda a logística que a operação requer. Nada de oferecer o que não pode cumprir. Clientes insatisfeitos com promoções “furadas” são um pesadelo para qualquer negócio.

Ações exclusivas para quem já é cliente

Uma ótima ideia para impulsionar as vendas é oferecer vantagens exclusivas para quem já é cliente. Enviar um cupom de desconto ou incentivar uma nova compra oferecendo brindes e condições especiais por e-mail pode fazer com que clientes voltem a comprar. Dessa forma, além de ganhar em vendas, o consumidor tem tudo para se tornar mais fiel à marca.

E já que o assunto é fidelização de clientes…

Ações para fidelizar os clientes

Nem todas as ações motivadas pelo Dia do Consumidor precisam ter foco direto em vendas. Como já falamos em nosso artigo sobre marketing de relacionamento, criar uma relação saudável com o consumidor traz benefícios diversos além do financeiro.

Estabeleça uma boa comunicação com o consumidor

O primeiro passo para fidelizar clientes é estabelecer uma comunicação saudável com ele. Crie canais para se comunicar da forma mais direta, pessoal e honesta possível. Falar com o cliente do jeito certo ajuda a convencê-lo de que sua marca se importa e quer vê-lo mais feliz.

Cuide da satisfação do cliente

Mais importante ainda do que falar com o cliente é ouvir o que ele tem a dizer. Pesquisas de satisfação ajudam nessa tarefa ao oferece uma chance do consumidor opinar sobre o seu serviço.

Realize pesquisas de satisfação após as compras e/ou regularmente com os clientes. Saber o que eles têm a dizer vai ajudar a melhorar o que já funciona e encontrar novas oportunidades para crescer.

Dia do Consumidor: ações para vender mais e fidelizar clientes

Esteja sempre disponível

Tanto para vender quanto para conversar com o cliente, as empresas precisam estar disponíveis.

Criando canais de comunicação eficazes, mandando e-mail com certa frequência ou acionando diretamente os clientes. Vale tudo para mostrar disponibilidade para quando o cliente precisa vir até você, por qualquer motivo que seja.

Importante: conheça e respeite os direitos do consumidor

Não importa quais são as ações que for desenvolver, nem se elas serão feitas no Dia do Consumidor ou no resto do ano. É imprescindível conhecer e respeitar os direitos do consumidor.

Quem vende direto para o cliente precisa ter noção dos direitos do consumidor e seguir à risca o que o Código de Defesa do Consumidor prevê. Portanto, cumprir com prazos de entrega, condições de promoções e preços anunciados são só algumas das obrigações mais básicas para manter clientes satisfeitos e mais ainda, andar de acordo com a lei.

Quero ouvir o meu consumidor

Como já deve ter ficado claro se você chegou até aqui, a melhor forma de conhecer e ouvir o consumidor é fazendo uma pesquisa com ele. Dessa forma, o caminho para realizar ações para vender mais e fidelizar fica muito mais curto e fácil.

Aprenda a fazer pesquisas de mercado sozinho, gastando muito pouco. Cadastre-se no Opinion Box e comece agora mesmo!

Também poderá gostar de: