Cronograma de pesquisa de mercado: como gerenciar pesquisas em 4 etapas + modelo editável de cronograma

Pedro D'Angelo
Cronograma de pesquisa de mercado: como gerenciar pesquisas em 4 etapas + modelo editável de cronograma

Um ponto que sempre defendemos no Opinion Box é que fazer uma pesquisa de mercado não precisa ser difícil. Uma pesquisa online, especialmente, é acessível tanto em relação a preços quanto a todo o processo de realização do seu estudo. Não é preciso ser um especialista para entender o que seu consumidor ou mercado pensa. Por outro lado, é importante notar que essa tarefa requer organização e um bom planejamento. E claro, seguir um cronograma de pesquisa bem elaborado.

Definir e seguir um cronograma, em qualquer projeto, é uma forma de garantir que prazos sejam cumpridos e que nada se perca durante o trabalho. Consequentemente, também é uma forma de te ajudar a alcançar seus objetivos de pesquisa.

É por isso que agora vamos falar do cronograma de pesquisa de mercado. Continue lendo para aprender a gerenciar seus estudos corretamente e mais: acesse um template editável e gratuito de um cronograma de pesquisa de mercado.

Planejamento da pesquisa

Tudo começa com um planejamento. O início do seu projeto de pesquisa de mercado requer a definição de um problema. O problema da sua pesquisa é aquilo que você está procurando saber. Na prática, elabore uma pergunta que você quer ver respondida pela sua pesquisa.

A definição do problema pode parecer algo rápido de se fazer, mas não se engane. Esse item entra no cronograma de pesquisa pois precisa ser muito bem pensado. Todo o sucesso do estudo vai depender disso.

A partir daí o cronograma de pesquisa evolui para a definição do método de coleta, do público-alvo e da amostra da pesquisa.

As entrevistas serão feitas com um painel de consumidores? Quem vai responder à pesquisa? Qual a quantidade de entrevistas necessária?

Tudo isso gasta tempo pois é a definição de toda a parte operacional da sua pesquisa de mercado. Novamente, faça constar um prazo e defina responsáveis para cada uma dessas tarefas no seu cronograma. Como gestor desse projeto, cuide para que todas essas etapas sejam bem definidas e cumpridas no prazo certo para tirarmos a pesquisa do papel.

Questionário de pesquisa

A elaboração do questionário é uma das que dá mais trabalho na hora de executar o seu projeto de pesquisa de mercado. Elaborar um questionário requer planejamento, conhecimento dos tipos de pergunta que serão utilizados e alinhamento com o objetivo inicial da pesquisa.

É preciso que as perguntas sejam elaboradas de forma clara e objetiva para que os entrevistados compreendam o que você quis dizer. Evite também fazer questionários muito longos, que abordem muitos temas diferentes, para não confundir o entrevistado.

Vários dias serão necessários para elaborar e fechar um bom questionário de pesquisa. Ao fim da elaboração, também é essencial aprovar o questionário com as partes envolvidas e, mais ainda, testar muito a pesquisa antes de lançá-la. Isso evita que a pesquisa seja coletada com erros, gere inconsistência ou respostas enviesadas.

Coleta dos dados

Ufa. Agora é hora de lançar o questionário para os respondentes. Se sua pesquisa for contratada por meio de um painel de consumidores, você pode ficar tranquilo. A empresa contratada vai  cuidar de toda a gestão da coleta. Caso sua pesquisa seja feita com seus próprios contatos, será necessário acompanhar mais de perto para saber se tudo está correndo bem.

De qualquer forma, a coleta das entrevistas deve ser prevista no cronograma dentro de um prazo bem estabelecido. A coleta geralmente demora vários dias e também deve prever um tempo para consistência dos resultados e processamento dos dados.

Análise e apresentação dos resultados

Depois de terminada a coleta, o que resta no cronograma de pesquisa de mercado é a análise dos dados.

Uma análise de dados bem feita requer algumas habilidades e seguir certos processos para que você consiga, de fato, extrair informações relevantes das entrevistas da pesquisa. Se essa etapa for uma dificuldade para você, não se preocupe. Leia abaixo o nosso tutorial de como fazer uma boa análise de dados de pesquisa.

Recomendado para você:  Como fazer análise de dados de uma pesquisa

Além disso, você pode definir um tempo no seu cronograma de pesquisa para preparar uma boa apresentação com os dados da pesquisa. Nada melhor do que consolidar tudo em um formato bem bonito para apresentar para seus gestores ou para o cliente, né?

Modelo de cronograma de pesquisa de pesquisa de mercado

Agora que passamos pelas etapas fundamentais de um cronograma de pesquisa, vamos materializar o que aprendemos?

O Opinion Box lançou um modelo de cronograma de pesquisa que você pode salvar e editar para usar nos seus estudos. O material consiste em uma planilha online que você pode copiar e adaptar conforme a necessidade da sua pesquisa de mercado.

Para baixar gratuitamente e usar agora mesmo é só clicar no banner abaixo:

Cronograma de pesquisa de mercado: como gerenciar pesquisas em 4 etapas + modelo editável de cronograma

Também poderá gostar de:

Como fazer pesquisa de mercado com segmentação específica Existem diversas formas de fazer pesquisa de mercado online. Você pode fazer uma pesquisa com seus próprios contatos ou ...
Como fazer uma pesquisa de mercado online em 7 dias Aqui no Opinion Box nós entendemos que, no mundo dos negócios, o prazo costuma ser apertado. Tudo muda muito rápido e as...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.