Comportamento do consumidor no e-commerce: hábitos de compra, preferência e opinião dos consumidores

Pedro D'Angelo
Comportamento do consumidor no e commerce: hábitos de compra, preferência e opinião dos consumidores

Este artigo não vai começar falando sobre como o e-commerce vem crescendo no Brasil. Nem precisamos lembrar que, cada vez mais, usamos os meios digitais para comprar e contratar todo tipo de serviço. Portanto, vamos direto ao ponto e explorar o comportamento do consumidor no e-commerce.

Para entender melhor os hábitos e o comportamento do consumidor no e-commerce de forma geral, nos juntamos aos parceiros da Lett para perguntar diretamente a opinião do consumidor. O que motiva as compras online? O que faz com que o internauta desista de comprar? O que o leva a comprar mais em um segmento que no outro? E como escolhem o e-commerce?

A fim de responder essas e tantas outras perguntas sobre o comportamento do consumidor no e-commerce, entrevistamos 2178 internautas brasileiros. Os entrevistados vieram do Painel de Consumidores do Opinion Box e, para participar da pesquisa, foram qualificados por já terem realizado compras online.

Veja agora alguns dos principais resultados:

Comportamento do consumidor no e-commerce: dados de pesquisa

De forma geral, o consumidor online no Brasil se sente bem atendido pelos serviços das lojas. Quando perguntados sobre sua experiência de compra, 79,7% dos entrevistados a consideram boa ou ótima.

Ainda assim, quase 20% classifica como regular ou ruim, o que mostra a necessidade de se preocupar com a experiência do consumidor.

A pesquisa em parceria com a Lett teve como objetivo entrar mais fundo no assunto do comportamento do consumidor no e-commerce. Além de avaliar sua satisfação, buscamos entender como o internautas se comportam na hora de pesquisar produtos, escolher o que comprar e fechar a compra de fato.

Para chegar até o e-commerce que tem o produto desejado, 77% dos internautas faz uma busca no Google.

Já dentro do site, 69,7% dos consumidores informaram que pesquisam produtos por meio do campo de buscas. Enquanto isso, 30,3% dos entrevistados afirmaram que preferem as páginas das categorias disponíveis no e-commerce.

Quando a busca não gera os resultados esperados, 75,6% disseram que procuram em outro site, enquanto 12,1% buscam por algo similar na mesma loja online.

Em seguida, eentre os fatores que mais influenciam uma decisão de compra pela internet, os preços e promoções são os principais, apontado por 78% dos participantes. O frete e o prazo de entrega também são fatores de interesse para 65,6% dos entrevistados.

Além disso, as avaliações e comentários são decisivos para 52,5% dos consumidores, provavelmente junto com as informações sobre o produto, importantes para 42,3%.

Esses são apenas alguns dos insights da pesquisa de comportamento do consumidor no e-commerce. Para saber mais, confira o relatório na íntegra clicando na imagem abaixo.

Comportamento do consumidor no e commerce: hábitos de compra, preferência e opinião dos consumidores

Pesquisa de mercado para e-commerce

A pesquisa de mercado é um excelente aliado para quem quer ter sucesso nas vendas no e-commerce. Quem vai até o internauta para ouvir sua opinião vai encontrar oportunidades, entender os seus pontos fracos, identificar tendências de mercado e se preparar para enfrentar a competitividade que faz parte do universo do e-commerce.

Para entender melhor as pesquisas indispensáveis para o e-commerce, veja aqui os 7 tipos de pesquisa que toda loja online deve conhecer – e realizar!

Se quiser entender melhor o que a pesquisa de mercado pode fazer pelo seu negócio, fale com a gente. Clique no banner abaixo e converse com os especialistas em pesquisa do Opinion Box.

Também poderá gostar de: