Como usar o TikTok para fazer marketing e se conectar com o seu consumidor

Danielle Salgado
Como usar o TikTok para fazer marketing e se conectar com o seu consumidor

O TikTok é a nova sensação do momento. A nova rede social vem conquistando cada vez mais usuários no Brasil, mostrando que realmente veio para ficar. Mas, você sabe como usar o TikTok a favor da sua marca ou empresa?

Muitas empresas já entenderam que o TikTok pode ser muito bem utilizado em estratégias de marketing e vêm desenvolvendo um excelente trabalho de divulgação das marcas no TikTok.

Considerando a importância de consolidar a sua marca no TikTok, separamos algumas dicas importantes para quem pretende começar ou aprimorar as estratégias de marketing no TikTok.

Por que o TikTok?

Começar a trabalhar uma estratégia de marketing em uma nova rede social requer tempo e muito planejamento. Nesse sentido, é muito importante entender o motivo da escolha da rede social, para assim começar a desenvolver um novo projeto.

E por que usar o TikTok na sua estratégia? A resposta é simples: a rede social pode ser um canal de comunicação importante para alcançar novos públicos. É claro que nem todo negócio se enquadraria bem na plataforma.

Sendo assim, é importante analisar se a estratégia realmente faz sentido, afinal de contas, não é necessário que a sua marca esteja presente em todas as redes sociais, e sim, naquelas que fazem mais sentido para o seu negócio.

Caso o seu negócio seja um produto diferenciado e conhecido por poucas pessoas, o TikTok pode ser a rede social perfeita para o seu negócio. Os dados não mentem: de acordo com uma pesquisa do Opinion Box sobre o TikTok no Brasil, 33% dos usuários da plataforma já compraram um produto ou contrataram algum serviço que conheceram no TikTok.

Nesse sentido, é importante considerar que, além de alcançar um público diferente, também pode ser utilizado como estratégia de lançamento de um novo produto ou serviço.

Como usar o TikTok em seu negócio: por onde começar?

Como dito anteriormente, várias marcas brasileiras já foram consolidadas no TikTok.

É o caso do Magazine Luiza, que em menos de 1 ano se tornou uma das 10 maiores marcas brasileiras no TikTok. Além disso, em apenas 3 meses, a marca conquistou 1 milhão de seguidores na plataforma.

O que há por trás disso tudo? Na Maratona do Marketing nas Redes Sociais, nós conversamos com o Pedro Alvim, Gerente Sênior de Marca e Redes Sociais do Magazine Luiza, para compreender melhor sobre os bastidores desse grande sucesso da marca no TikTok.

De acordo com Pedro, O TikTok vem influenciando o comportamento do usuário mesmo fora da plataforma. As músicas presentes nas chamadas “trends”, que são as tendências que estão em alta no app, acabam se tornando as mais ouvidas nas plataformas de streaming.

Além disso, perguntamos ao Pedro como dar o primeiro passo para construir uma estratégia de marketing para uma marca no TikTok. De acordo com ele, “É importante que você faça um perfil pessoal e comece a consumir conteúdo por lá, para entender os movimentos sociais e culturais de dentro da plataforma. Se você não utilizar, não conseguirá traçar estratégias para ela. Acompanhe marcas e criadores de conteúdo dentro da plataforma. Quando você conhecer um pouco mais a plataforma, comece a traçar objetivos de editoria e buscar por parceiros que possam ajudar na produção de conteúdo.”

Testes são essenciais

As redes sociais e seus algoritmos passam por constantes mudanças. É preciso alinhar-se a essas transformações e aproveitar as tendências do momento.

Nesse sentido, é imprescindível que você faça testes constantes para compreender como o público reage aos seus conteúdos.

E no TikTok não é diferente: para entender as preferências do seu público, faça testes publicando conteúdos variados e perceba quais deles engajam mais com a sua audiência. 

Como usar o TikTok em seu negócio: o que as pessoas gostam de consumir na plataforma?

O TikTok é uma rede social bem diversa. Existem diversas categorias de conteúdo presentes na plataforma. Antes de começar a utilizar a plataforma, é importante compreender quais são as categorias mais populares e em quais delas o seu negócio se encaixa.

De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, as categorias de conteúdo mais consumidas pelos usuários são Humor (69%), Música (54%) e Saúde/Fitness (47%).

Como usar o TikTok para fazer marketing e se conectar com o seu consumidor
Categorias mais acessadas pelos usuários do TikTok, de acordo com pesquisa do Opinion Box

Além disso, de acordo com Pedro Alvim, “O TikTok é bem versátil para criar conteúdos, você pode criar o que quiser e as marcas precisam enxergar isso como uma oportunidade. Existem categorias fortes na plataforma, mas existem milhares de oportunidades. O importante é entender como fazer e a linguagem correta a ser utilizada.”

Como usar o TikTok em seu negócio: faça pesquisa de mercado

Por fim, além de fazer testes, outra dica importante para conhecer melhor as preferências de sua audiência no TikTok e em outras redes sociais é fazer uma pesquisa de mercado.

Por meio da pesquisa de mercado, você poderá mensurar dados e informações relevantes em relação ao perfil, hábitos e comportamento do seu público alvo. A partir disso, é possível traçar estratégias de marketing nas redes sociais mais assertivas.

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode criar as suas pesquisas com formulários próprios ou utilizando nossos questionários de modelo. As pesquisas são feitas com nosso Painel de Consumidores, composto por usuários de todo o país aptos para responder qualquer tipo de pesquisa. Para saber mais, fale com um de nossos especialistas.

 

Também poderá gostar de: