Saiba como responder um feedback positivo do cliente

Maria Luísa Andrade
Saiba como responder um feedback positivo do cliente

Você sabe como responder um feedback positivo do cliente?

Assim como respostas negativas, responder um feedback positivo do cliente é super importante. Ao responder essas avaliações, você melhora a relação com o seu consumidor, além de colaborar para construir uma imagem positiva da sua marca.

Hoje, o relacionamento do cliente com uma empresa pode determinar o futuro daquele negócio e, por isso, é fundamental investir em ações que contribuem para melhorar a experiência dos consumidores.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, 69% consideram comprar de marcas que oferecem atendimento personalizado. Pensando nisso, se você quer surpreender seus consumidores e fortalecer sua relação com eles, confira o post e aprenda a responder ao feedback positivo de maneira eficiente.

Como avaliar o feedback de um cliente? 

Medir a lealdade do cliente e a sua satisfação é essencial para gerenciar corretamente um negócio. Além de mapear em quais pontos a empresa precisa evoluir, acompanhar esse indicador vai te ajudar manter uma boa imagem da marca para os seus clientes. 

Uma das maneiras de medir o feedback do cliente é através do Net Promoter Score. O NPS é uma metodologia de pesquisa utilizada para medir a lealdade dos clientes, consiste em uma pergunta simples e objetiva para avaliar de 1 a 10 a satisfação do cliente.

Outro indicador muito conhecido é o Customer Satisfaction Score, ou CSAT. Com o CSAT, é possível avaliar se o cliente recebeu um bom atendimento, se a experiência da compra como um todo foi boa, entre vários outros aspectos da jornada do cliente.

Acompanhar a satisfação dos seus clientes pode trazer insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores e sobre o seu negócio.

Qual a importância de receber um feedback positivo?

Da mesma forma que precisamos dar atenção quando um cliente nos dá uma avaliação  negativa, responder um feedback positivo também é essencial. Ao fazer isso, você está contribuindo com a imagem da sua marca e ainda fortalece a relação com o cliente, que te apontou quais pontos estão dando certo na sua estratégia.

Quando você responde um feedback positivo deve agradecer ao cliente por estar dando aquela resposta e valorizar a sua lealdade à empresa. Com isso, você encoraja outros consumidores a compartilharem suas opiniões e que aquele consumidor volte a dar outros feedbacks futuramente. 

As avaliações positivas não só indicam que a sua empresa está no caminho certo, mas também reconhecem e valorizam o trabalho da sua equipe.

Como responder um feedback positivo do cliente

Responder um feedback positivo do cliente é muito importante, mas é preciso saber como fazer isso. O primeiro passo ao receber um feedback positivo é agradecer ao cliente pela avaliação

Para fazer isso, fale sobre a importância daquela mensagem e como é bom saber que a sua empresa conseguiu atender as expectativas. Também não deixe de mencionar que vocês estão sempre buscando evoluir e receber aquele feedback mostra que estão no caminho certo.

Caso tenha recebido um feedback positivo sobre um atendimento de suporte, você pode responder algo como: Muito obrigada por esse feedback, fico muito feliz em saber que conseguimos te ajudar! É muito importante para nós saber que cada um de nossos clientes tenha uma boa experiência. Posteriormente, se você tiver qualquer outra dúvida não hesite em nos procurar!

Além disso, você pode aproveitar o momento para pedir permissão para usar aquele feedback publicamente.

Você pode, por exemplo, pedir para usar o depoimento do cliente em ações de marketing, divulgando-o no seu site ou nas redes sociais, por exemplo. Só não vale usar a opinião do cliente publicamente sem permissão, ok?

Recebi um feedback negativo, e agora? 

Quando você recebe um feedback negativo de um cliente significa que algo da experiência do cliente com a sua empresa não vai bem e precisa de atenção. Mas não se preocupe, é possível reverter essa situação.

O primeiro passo é identificar qual o problema que o cliente está enfrentando e como podemos ajudá-lo. Também não deixe de pedir desculpas por ele estar passando, mostrar empatia pela situação é uma ótima forma de mostrar ao consumidor que você está engajado a resolver aquela questão.

No vídeo abaixo você confere mais algumas dicas de como lidar com clientes insatisfeitos.

Transformando feedbacks em oportunidades 

Por último, para receber todos esses feedbacks é necessário ter uma boa plataforma para isso. O Opinion Box Cx é uma ferramenta de coleta de feedback de clientes que permite empresas e marcas recebam avaliações, sugestões e críticas dos seus clientes em tempo real.

Através de questionários personalizados, pesquisas online ou interações por chat, você pode monitorar a satisfação e a melhorar a relação com os seus clientes. Além disso, é possível gerar relatórios e análises detalhadas para ajudar a sua empresa a tomar decisões baseadas no feedback dos clientes.

Entre em contato com o nosso time de especialistas e descubra como o Opinion Box Cx e transforme o feedback de seus clientes em oportunidades de crescimento para sua empresa. Fale agora mesmo!

Também poderá gostar de: