Como fazer pesquisa de mercado: por conta própria ou contratar um especialista?

Pedro D'Angelo
Como fazer pesquisa de mercado: por conta própria ou contratar um especialista?

Uma dúvida frequente na hora de criar uma pesquisa de mercado é: quem vai tomar conta desse projeto? Como fazer pesquisa de mercado sozinho é uma possibilidade, muitos podem considerar essa ideia – mas contratar especialistas em pesquisa pode ser a melhor opção em muitos casos.

A decisão de quem vai assumir um projeto de pesquisa de mercado vai depender de alguns fatores. O tipo de pesquisa realizado, o objetivo do projeto e seu nível de conhecimento são os primeiros pontos a se considerar. Mais que isso, outros critérios como prazo e orçamento também vão entrar na conta.

Vamos te ajudar a escolher o melhor jeito de seguir com a sua pesquisa de mercado. Veja quando e como fazer pesquisa de mercado sozinho e quando contratar um especialista para assumir seu projeto.

Quando e como fazer pesquisa de mercado sozinho

Em primeiro lugar, fazer uma pesquisa de mercado sozinho requer segurança. Você vai precisar conhecer a metodologia que vai utilizar, conhecer termos utilizados nas pesquisas e ter um objetivo muito bem definido.

Para dar o passo de fazer uma pesquisa de mercado sozinho, saiba que alguns conhecimentos técnicos serão uma exigência. É preciso conhecer bem os tipos de pergunta, saber elaborar as alternativas corretas e estruturar bem o questionário.

Alguns tipos de pesquisa podem ser feitos mais facilmente sem a ajuda de especialistas. Alguns exemplos:

  • Pesquisas de satisfação são um bom exemplo. Você conhece bastante o seu cliente e, sozinho, pode desenvolver e aplicar uma pesquisa para esse público. Cada profissional que oferece um serviço ou vende produtos pode estar apto para aplicar esse questionário. Basta pensar nas perguntas certas que representam bem o seu negócio e o que espera ouvir do consumidor.
  • Pesquisas internas como as de clima organizacional também podem ser feitas mais facilmente sozinho. Imaginando que cada gestor ou profissional de RH conhece bem a cultura da empresa onde trabalha, aplicar esse tipo de questionário e analisar os resultados não deve ser difícil.
  • Avaliações internas, como eventos institucionais também rendem pesquisas que você pode fazer sozinho. Mais uma vez, quem realizou o evento avaliado tem informações suficientes sobre quem vai avaliar e o que será avaliado.

Pesquisa com seus contatos ou com respondentes contratados?

Vale notar que todos os exemplos acima são de pesquisas realizadas com os próprios contatos de quem realiza o estudo. Caso sua pesquisa precise de uma amostra neutra da população, ou de algum público específico, o caso é um pouco diferente.

Para fazer uma pesquisa com um painel de respondentes sozinho, volte a avaliar os critérios que citamos no início do texto. Você tem conhecimento para aplicar a pesquisa para pessoas que não conhece? Você sabe quanto vai custar e está disposto a pagar pelas entrevistas? Os prazos e a metodologia escolhidos te atendem?

Lembre-se que entrevistas em um Painel podem custar a partir de R$ 4. Em ferramentas como a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box você pode calcular o preço antes de usá-la para fazer pesquisas com outras pessoas. Confira, cadastre-se e veja se é a melhor forma de fazer pesquisa de mercado para você. Você pode chegar facilmente até muitas pessoas, escolher filtros sociodemográficos dos respondentes e até selecionar públicos específicos (mães, decisores de empresas, donos de pets etc).

Caso sua pesquisa precise investigar mais a fundo o mercado ou consumidores que não conhece tão bem, pense melhor. Pode ser necessário pedir ajuda a quem entende melhor do assunto. Veja quando e como fazer pesquisa de mercado terceirizada com especialistas.

Quando contratar especialistas em pesquisa

Terceirizar o seu projeto de pesquisa de mercado traz várias vantagens. Contar com experiência e conhecimento técnico é sempre bom para dar mais segurança e garantir resultados melhores no projeto.

Contratar um time de especialistas em pesquisa vai ser a solução em diversos casos e situações:

  • Se você não está familiarizado com técnicas e conceitos de pesquisa de mercado, considere terceirizar o projeto. Empresas especializadas podem dar todo suporte necessário. E isso não precisa custar caro!
  • Toda empresa sofre pelo menos um pouco com a falta de tempo. Como fazer uma pesquisa de mercado requer dedicação para planejar e executar cada passo do projeto, quem está com um prazo mais apertado deve considerar entregar o projeto para especialistas e acompanhar mais por fora o trabalho.
  • Em alguns casos é melhor que o contratante da pesquisa se envolva menos com o processo. Para maior isenção na pesquisa e em seus resultados, pode ser melhor recorrer a terceiros para elaborar o questionário de pesquisa, escolher o público e fazer a gestão da coleta de dados.
  • Projetos mais robustos, com formatos e metodologias mais complexas também podem ser mais seguras na mão de um time de especialistas. Na dúvida, não arrisque se aventurar sozinho em um projeto muito grande.

Mesmo terceirizando e realizando uma pesquisa com especialistas, porém, o responsável pelo projeto pode – e deve – acompanhar o trabalho.

Quer entender melhor a diferença entre fazer uma pesquisa por conta própria e terceirizar o projeto? Conheça as duas principais soluções do Opinion Box. Experimente se cadastrar gratuitamente na plataforma de pesquisa e confira se fazer uma pesquisa por conta própria atende a sua necessidade. Se não for para você ou quiser conhecer mais a nossa solução customizada, em que nosso time toma conta do seu projeto do início ao fim, fale com um especialista! Estamos esperando para conversar com você.

Também poderá gostar de: