Mercado de pets no Brasil: pesquisa mostra dados exclusivos 

Danielle Salgado
Mercado de pets no Brasil: pesquisa mostra dados exclusivos 

Mercado de pets no Brasil: pesquisa mostra dados exclusivos 

Os animais de estimação estão presentes em grande parte dos lares brasileiros. De acordo com a Abinpet, nós temos o segundo maior mercado de pets no mundo inteiro, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Esses dados indicam como o faturamento do mercado de pets no Brasil é gigante.

Dessa forma, se você possui uma empresa ou quer começar um negócio voltado para o mercado de pets, é importante conhecer os hábitos de consumo e as preferências dos consumidores desse setor. E é claro que os dados de pesquisa ajudarão você nisso!

Sendo assim, vamos começar ajudando quem tem interesse nesse mercado com dados da última pesquisa exclusiva que fizemos com nosso Painel de Respondentes. Confira os principais resultados da pesquisa com dados do mercado de pets no Brasil.

Pesquisa: dados sobre o mercado de pets no Brasil

O brasileiro ama animais, e os dados não mentem. De acordo com a pesquisa, que foi feita com usuários que têm animais de estimação, metade dos entrevistados têm um pet em casa.

Além disso, 28% possuem dois bichos de estimação em seus lares e 11% chegam a ter até 4 ou mais bichinhos em casa!

Os cachorros têm o coração dos brasileiros, sendo o animal mais popular apontado na pesquisa: 75% têm um ou mais cachorros em casa. Os gatos ficaram em segundo lugar, com 35%, seguidos pelas aves, com 9%.

Além disso, referir-se aos donos dos animais como “pais de pet” é algo que vem se tornando cada vez mais comum. Afinal de contas, 70% afirmaram que seus animais de estimação são como filhos para eles.

Adotar ou comprar?

Um assunto que gera muita polêmica no país é em relação à compra e adoção de animais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Destes, 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos. 

Esses números geram muitas discussões, afinal de contas, se existem tantos animais abandonados pelas ruas e precisando de um lar, por que comprar pets de raça?

Ainda assim, a adoção é o meio mais popular para conseguir um pet. 50% dos entrevistados afirmaram que seus animais de estimação foram adotados. Além disso, 48% afirmaram que são contra a compra de animais de estimação.

Chama a atenção que, na pesquisa anterior sobre o tema feita pelo Opinion Box em 2022, a proporção de pessoas que eram contra a compra de animais foi de 38%.

Hábitos e consumos relacionados aos pets

Para entender melhor sobre os hábitos e comportamentos dos donos de animais, fizemos algumas perguntas mais específicas para os entrevistados.

Um dado que chamou bastante atenção foi que 46% das pessoas que têm pets já deixaram de frequentar algum lugar que não os aceitavam. Por isso, fica o alerta!

Antes de decidir ter um animal de estimação, é importante considerar que adaptações no lar podem ser necessárias.

Instalações como telas de proteção nas janelas e cercadinhos são fundamentais para a segurança dos pets. Nesse sentido, 60% afirmaram que já tiveram que fazer adequações em suas casas para a segurança de seus pets.

Os pets melhoram a vida dos humanos!

É cientificamente provado que os animais de estimação aliviam o estresse. Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Médica Baker comprovou isso. Foi constatado que os donos de pets têm menos chances de sofrer com estresse do que pessoas que não possuem pets em casa.  

Além disso, os dados da nossa pesquisa também comprovam isso: 80% afirmaram que são menos estressados por causa de seus pets. Além disso, 84% são mais felizes por terem um animal de estimação.

Muitas pessoas também têm os seus pets como melhores amigos. 72% afirmaram que seus pets são suas melhores companhias.

Direito animal

Segundo o artigo 225 da Constituição de 1988, maltratar animais é crime. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) criminaliza o ato de abusar, maltratar, ferir ou mutilar bichos. A pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, podendo chegar até à prisão. Apesar da legislação existir, muitos animais ainda são vítimas de violência e 70% acreditam que as leis de proteção animal no Brasil não são suficientes.

No que diz respeito ao bem-estar dos animais no Brasil, os dados revelam uma clara prioridade entre os entrevistados. A maioria esmagadora, com 71%, acredita que uma punição mais severa para quem maltrata animais é essencial para garantir a segurança dos animais. Além disso, 61% enfatizam a importância de um acesso gratuito ampliado a remédios, vacinas e acompanhamento médico para animais como medida fundamental. A conscientização sobre adoção animal também é vista como uma necessidade significativa, com 57% dos entrevistados reconhecendo sua importância para melhorar a segurança e o cuidado dos animais no país.

Mercado de pets: compra e consumo de produtos

Como o mercado de pets movimenta muito dinheiro, nós procuramos saber exatamente como os donos de animais gastam com seus bichos. A alimentação, como era de se esperar, ficou no topo do pódio entre os produtos mais comprados nos últimos 3 meses: , 90% compraram ração para seus pets neste período.

Em seguida, destacam-se shampoo ou produtos de higiene, comprados por 54% dos entrevistados, brinquedos, com 43% e coleira ou focinheira, com 34%.

Considerando a média de gastos somente com a alimentação dos animais, 47% gastam até R$100 com esses produtos. Agora, quando falamos de higiene e estética, a porcentagem de pessoas que gastam até R$100 sobe para 57%.

Alimentação de Pets e as marcas que dominam o mercado

A alimentação dos pets é predominantemente baseada em ração, com 67% dos tutores optando por esse tipo de alimento. Uma parcela menor, 5%, prefere oferecer comida caseira aos seus animais de estimação, enquanto 28% combinam ambos os tipos de dieta.

E quando falamos sobre as marcas, quem é que domina o mercado de pets no Brasil? Algumas marcas muito expressivas são as mais conhecidas e utilizadas pelos donos de cães e gatos.

No que diz respeito às marcas de rações para cães mais conhecidas entre os tutores, a Pedigree está no topo da lista, com 67% de reconhecimento, seguida pela Golden (54%), Dog Chow (46%), PremieR (45%) e Royal Canin (41%). Para os tutores de gatos,  Whiskas lidera com 69% de reconhecimento, seguida por Friskies (55%), Golden (47%), PremieR (35%) e Cat Chow/Royal Canin (33%).

Mercado de pets no Brasil: sobre a pesquisa

Por fim, para realizar a pesquisa, entrevistamos 2.000 pessoas que têm pets ao redor do país, respeitando as proporções de gênero, região, faixa etária e classe social. A coleta foi feita em agosto de 2023 e a margem de erro é de 2,2pp.

Mas os dados sobre o mercado de pets não param por aí. Para conhecer mais sobre o perfil do dono de pets brasileiro, suas opiniões sobre o assunto, gastos com produtos variados e relação com as marcas de alimentação, faça agora o download gratuito do infográfico Pets.

Também poderá gostar de: