Como expandir os negócios para novos mercados – dicas certeiras para crescer

Pedro D'Angelo
Como expandir os negócios para novos mercados   dicas certeiras para crescer

No mercado de hoje, manter um negócio crescendo e lucrando nunca é uma garantia. Ao mesmo tempo que a tecnologia ajuda, suas mudanças podem diminuir os ciclos de vida de produtos e serviços. Assim, os modelos de negócios mudam e novos concorrentes aparecem inclusive vindos de fora do seu setor.

Esse cenário de instabilidade constante faz necessário buscar novas oportunidades de negócios. Assim, a dica é sair para procurar novos mercados.

Mas como fazer isso?

E mais importante ainda: como expandir seu negócio com o máximo de segurança?

Encontrando oportunidades em novos mercados: por onde começar?

Antes de mais nada, você precisa definir uma estrutura para te ajudar a encontrar seus novos mercados. Para fazer isso, é necessário entender a direção de negócios da sua empresa e ter conhecimento dos recursos, pontos fortes e capacidades da sua empresa.

Esse primeiro momento é de entender bem, internamente, os objetivos e as áreas de especialização da sua empresa atualmente. Você vai atacar novos mercados com um novo produto? Será que o novo foco é vender as mesmas soluções para segmentos de clientes diferentes?

Existem vários caminhos que podem ser escolhidos. Por isso, é importante fazer uma boa análise das suas possibilidades e planejar com cuidado os próximos passos. O planejamento, mais uma vez, vai ser a palavra de ordem por aqui – e vamos falar dele agora.

Planejamento estratégico para expandir

O planejamento estratégico é um processo que determina as diretrizes de um negócio para um determinado período de tempo. Até aí, nenhuma novidade, não é mesmo?

Quando falamos em novos mercados, devemos lembrar que nem sempre essa decisão foi tomada quando o planejamento foi elaborado, geralmente no fim de um ano. Se esse é o seu caso, não se preocupe: o que deve ser feito é revisitar o planejamento existente. 

Seu planejamento estratégico não precisa e nem deve ser um documento imutável, definitivo. Caso o novo plano envolva criar novos produtos, investir em um público-novo ou em toda uma nova frente de atuação, priorize novamente o que está previsto no planejamento atual. Inclua as novas atividades, pesquisas e estudos que demandarão tempo e recursos.

Só a partir dessa organização inicial que será possível colocar a mão na massa. E com a ajuda das pesquisas, claro.

Como a pesquisa vai ajudar a crescer a operação

O próximo passo para abrir seus novos mercados é, claro, analisar o próprio mercado. Como sempre falamos por aqui, realizar pesquisas vai ser o grande diferencial para te oferecer a segurança necessária. Decisões grandes, como a ideia de explorar novos mercados, devem ser sempre embasadas em dados.

Nesse momento, suas tarefas vão envolver:

  • Avaliar as necessidades do seu consumidor atual;
  • Olhar para a concorrência dos novos mercados onde pretende atuar;
  • Testar a viabilidade dos novos empreendimentos;
  • Validar novos produtos e soluções com o público-alvo;
  • E muito mais!
Como expandir os negócios para novos mercados   dicas certeiras para crescer  

Para isso, várias pesquisas de mercado vão ser necessárias. E vou contar um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.

Tipos de pesquisa para novos mercados

Como conhecer (e analisar) os novos mercados

Uma análise de mercado detalhada e bem feita oferece uma série de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa. Por isso, esse tipo de estudo é fundamental para quem quer explorar novos mercados.

Esse conjunto de informações vai mostrar oportunidades e riscos relacionados ao segmento, além de fornecer insumos para que diversas ações e estratégias sejam traçadas.

Na prática, o que você deve começar a fazer é obter mais informações sobre o mercado e o primeiro passo é observá-lo de uma forma mais abrangente.

Qual o tamanho potencial do mercado? Qual o seu impacto na economia? Quantas empresas atuam nesse setor? Ele está em crescimento ou em decadência? Quais as principais dificuldades enfrentadas por quem atua nesse segmento? Quais as leis e normas específicas que regem esse mercado?

Existem diferentes formas de se obter essas respostas. Comece realizando uma pesquisa em sites, jornais e revistas. Ao reunir tudo o que já  saiu na imprensa sobre o setor,  você pode identificar as principais empresas e seus executivos, números relevantes do mercado, previsões e  expectativas do mercado e as últimas notícias que aqueceram esse segmento. Procure também por veículos ou portais de notícias que sejam referências nesse mercado.

Além disso, conversar com profissionais que já atuam nesse mercado, advogados e outros especialistas também pode trazer informações valiosas.

Como expandir os negócios para novos mercados   dicas certeiras para crescer

Análise da concorrência

Antes de ir para novos mercados, também é imprescindível conhecer os seus concorrentes. Ao observar como as outras empresas estão se planejando e agindo, é possível avaliar quais estratégias e ações estão dando certo e entender quais fariam sentido para o seu próprio negócio.

Para investir com segurança, então, levante os concorrentes diretos e indiretos que sua nova empreitada terão que encarar. Mais do que isso, ouça o que os consumidores têm a dizer sobre seus concorrentes. Eles consomem estas marcas? De que forma e com qual frequência? Estão satisfeitos ou estariam dispostos a mudar de marca? Quais qualidades e defeitos os consumidores apontam para cada um de seus concorrentes?

Com as respostas dessas perguntas você conseguirá, logo de cara, se posicionar melhor e entregar mais valor que o seu concorrente.

Teste de novos produtos e conceitos

A abertura para novos mercados, muitas vezes, inclui o lançamento de novos produtos e soluções para os consumidores. E nesse caso, novamente, a pesquisa de mercado te dá a segurança necessária para validar suas propostas antes de lançá-las de fato no mercado.

Ao fazer uma pesquisa de teste de produto, você vai descobrir se a sua ideia é mesmo genial. Será que seu consumidor vai comprar o que você quer vender? Será que entendem o conceito e a proposta do seu negócio?

Com uma boa pesquisa você pode identificar qual o seu público alvo, saber se já existem concorrentes no mercado e quais os pontos fortes e fracos deles e descobrir até mesmo quanto as pessoas estão dispostas a pagar pela novidade.

Para te ajudar nessa tarefa, aproveite para aprender na prática a fazer pesquisas para testes de produto. Veja aqui um conteúdo sobre o tema – com direito a modelos de perguntas para aproveitar.

Pesquisas para conhecer o consumidor

Por fim, não dá para deixar de falar sobre a importância de conhecer o seu consumidor a fundo. Está cada vez mais complexo compreender a jornada de compra do cliente e as empresas devem estar cientes disso. São inúmeros canais, fatores e variáveis que tornam o processo de decisão de compra cada vez menos linear. Por isso, não podemos falar de novos mercados sem pesquisar o que pensa e como age o seu público.

Só assim é possível ter processos de venda estruturados, estratégias de marketing digital eficientes, comunicação e atendimento ao cliente nos canais certos e outras ações que ajudem o cliente a percorrer a jornada de forma mais rápida e eficaz.

Pesquisas podem ajudar nesse sentido ao falar diretamente com o seu público, investigando a forma como ele se comporta em vários sentidos. Você pode questioná-lo sobre suas ambições pessoais, sobre seus hábitos do dia a dia, sobre suas características sociodemográficas, mas também ir além. Pesquisas para investigar o comportamento do consumidor ainda investigam a forma como compram produtos, pesquisam por eles e suas marcas preferidas.

Para se aprofundar no assunto, aproveite e baixe nosso ebook sobre o tema. É só clicar no banner abaixo para dar mais esse passo na direção dos seus novos mercados a explorar.

Também poderá gostar de: