Como criar um produto digital: dicas para tirar seu produto do papel

Pedro D'Angelo
Como criar um produto digital: dicas para tirar seu produto do papel

O que é um produto digital?

Um produto digital é qualquer produto que um cliente pode comprar e usar online. Em muitos casos, isso inclui algum tipo de conteúdo, como boletim informativo, podcast, vídeo, e-book ou curso, por exemplo.

Nesse sentido, os tipos de produtos digitais mais comuns são de entretenimento (como música ou um livro de histórias) ou educacionais (como um curso ou ebook instrucional).

Como criar um produto digital: por onde começar?

1. Defina seu produto

Em primeiro lugar, para criar um produto digital, você saber exatamente o que pretende lançar, é claro.

Nesse primeiro momento, defina sobre o que será o seu produto digital. Além disso, o ideal é que ele seja sobre algo em que você tem grande conhecimento. Sendo assim, você pode criar e entregar algo relevante para o seu público.

Nesse sentido, caso seja um assunto com o qual você não está muito familiarizado, pode ser necessário muita pesquisa ou encontrar parceiros externos para desenvolver o produto digital. Por um lado, isso pode reduzir a carga de trabalho; no entanto, por outro, pode aumentar os custos de criação e diminuir o seu lucro posteriormente

Portanto, pense bem sobre o que você quer e sobre o que é capaz de falar.

2. Escolha o melhor formato para o seu produto

Em seguida, com seu assunto definido, é hora de determinar o formato do conteúdo.

Hoje em dia, existe uma enorme variedade de formatos possíveis, incluindo e-books, videoaulas e podcasts. No entanto, o formato mais adequado dependerá de fatores como:

  • O interesse do público-alvo
  • Os recursos disponíveis (microfone, sistema de edição, câmera, dinheiro, etc.),
  • O mercado e a competitividade em que vai se inserir

3. Analise a concorrência

Agora você tem o conceito de seu produto digital em mente, mas quem já está vendendo algo semelhante? A que preço? Com quais padrões de qualidade? E como o público reage a eles?

A terceira etapa é conhecer os produtos de seus concorrentes. E a ideia aqui é realizar algum tipo de benchmarking.

Nesse sentido, para avançar e criar produtos digitais do jeito certo, encontre dois ou três concorrentes para aprender com eles. Faça uma boa análise da concorrência para avaliar seus pontos fortes e fracos. Em seguida, veja como você se posiciona com a sua ideia diante desses outros players do mercado.

4. Defina a buyer persona do seu produto

Ainda nas etapas iniciais, antes de colocar tudo em prática, é preciso conhecer melhor o seu público-alvo.

  • Quem vai comprar seu produto?
  • O que eles esperam?
  • Quanto eles estão dispostos a pagar?

Sendo assim, para responder a essas perguntas, você pode segmentar seu público-alvo, ou seja, definir suas características mais comuns (idade, sexo, estado social e estado civil, etc.).

No entanto, o mais interessante é criar uma buyer persona.

Em geral, buyer persona é uma personagem fictícia, uma representação ideal dos compradores. Ela geralmente tem nome, idade, gênero, uma história e um contexto próprio e muito mais informações.

A ideia é criar um personagem que represente quem vai comprar seu produto. A partir desse estudo, você poderá criar produtos digitais que se adequam de verdade ao seu público.

5. UX Research: Pesquise o usuário e crie o produto ideal para ele

UX Research é a investigação dos usuários, sua necessidades e suas dores, a fim de dar mais contexto e gerar insights para o processo de criação da experiência do usuário.

Nesse sentido, a pesquisa de UX envolve técnicas, ferramentas e metodologias para chegar a conclusões, desenhar um cenário ideal e entender melhor o consumidor, revelando assim informações valiosas que podem ser inseridas no processo de criar um produto digital.

Além disso, o foco está na abordagem estratégica usada para coletar e interpretar dados coletados. As atividades podem ocorrer nas etapas generativa (ideação) e avaliativa (validação) de um processo de desenvolvimento. Nesse sentido, a pesquisa de UX ajuda a impulsionar o processo de criação de produtos e serviços, validar suas hipóteses e garantir um lançamento bem sucedido.

Invista tempo e esforços para entender o que é UX Research e fazer corretamente as suas pesquisas. Esse processo certamente vai ajudar a tornar o seu produto tangível da forma que o usuário precisa dele.

6. Comece a trabalhar para colocar o produto no ar!

Seguindo as etapas anteriores, você terá uma boa ideia do produto digital que vai  desenvolver e se ele terá sucesso entre os clientes. No entanto, ter um plano não é suficiente; você precisa colocar tudo em prática, não é mesmo?

Sendo assim, ara garantir um bom lançamento, crie um pequeno plano de ação.

Nesse sentido, você pode fazer as seguintes perguntas para elaborar o seu planejamento:

  • A criação do meu produto digital pode ser dividida em etapas?
  • Quem precisa ser envolvido em cada etapa do processo?
  • Com quais prazos posso trabalhar?

A partir daí, você terá uma boa visão do que precisa ser feito para lançar seu novo produto digital. Sendo assim, é só colocar a mão na massa e fazer acontecer!

Por fim, quer continuar aprendendo sobre o lançamento de novos produtos? O Opinion Box pode te ajudar! Para isso, além de oferecer as pesquisas de mercado ideais para pesquisar o seu público, nós elaboramos um material sobre testes para lançamentos de novos produtos. É só clicar no banner abaixo para conferir gratuitamente.

Como criar um produto digital: dicas para tirar seu produto do papel  

Também poderá gostar de: