Uma das etapas cruciais de uma pesquisa é a coleta de dados. É nessa etapa que vamos em busca das entrevistas que depois se transformaram em insights valiosos e nos guiaram durante a tomada de decisões.
Se você tem um negócio, sabe da importância de estar sempre buscando informações sobre os consumidores, o mercado e sobre as novas tendências. São esses dados que nos ajudam a tomar decisões, planejar estratégias e até mesmo evitar erros no dia a dia. Contudo, só é possível conseguir análises precisas e factuais através da coleta de dados recorrentes.
Para saber mais sobre coleta de dados e qual o melhor tipo para a sua empresa, leia o post e fique por dentro do assunto!
O que é coleta de dados?
A coleta de dados é o processo que vai coletar entrevistas de pessoas para a investigação de uma pesquisa. É a partir dessas respostas que vamos analisar e estudar as informações para responder uma hipótese, buscar a solução de um problema e até mesmo observar novas tendências no mercado.
Esses dados coletados são fundamentais para o planejamento de estratégias e a tomada de decisões em uma empresa.
Qual a importância da coleta de dados?
A coleta dos dados é de extrema importância pesquisa porque vai gerar os dados para a validação de uma pesquisa. Não adianta ter o questionário perfeito se a coleta for feita de maneira incorreta que vai invalidar os resultados.
Um erro durante a coleta pode prejudicar todas as outras etapas de uma pesquisa. Por isso, é essencial trabalhar com profissionais qualificados que irão conduzir a coleta de dados da forma correta.
Qual metodologia devo usar na coleta de dados?
Você deve estar se perguntando: mas qual tipo de coleta de dados eu devo usar? Para definir isso, primeiro é preciso estabelecer qual metodologia de pesquisa você vai utilizar.
Uma pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa, entender a diferença entre essas suas abordagens vai te ajudar a determinar como será feita a coleta.
Pesquisa qualitativa
Uma pesquisa qualitativa é aquela que examina informações mais subjetivas e em profundidade. Nesse sentido, sua metodologia é exploratória e não estruturada, se baseia em pequenas amostras que irão proporcionar percepções e ajudarão na compreensão do problema.
Pesquisa quantitativa
A pesquisa quantitativa busca responder questionamentos com base em dados. Ou seja, é um estudo estatístico que vai explicar numericamente as hipóteses levantadas em estudo.
Nesse tipo de pesquisa, é feito um estudo estruturado, com questões objetivas que levantam um grande volume de dados a partir das respostas dos entrevistados.