Quem se preocupa em oferecer boas experiências ao consumidor precisa saber: em determinados momentos, terá que enfrentar os temidos clientes detratores.
Esses são os clientes que têm um problema real com a sua marca. Mais ainda, eles representam problemas que você precisa resolver. Mas afinal, quem são os detratores? Como e por que são definidos dessa forma?
Veja agora quem é essa categoria de clientes e, mais importante: como lidar com eles e transformá-los em promotores da marca.
O que são clientes detratores?
Os clientes detratores são aqueles que tiveram uma experiência negativa com sua empresa e, por isso, tendem a compartilhar suas frustrações com outras pessoas. Muitas vezes, esses clientes deixam avaliações negativas, reclamam nas redes sociais ou até desaconselham amigos e familiares a comprar da sua marca.
Os detratores são os consumidores mais insatisfeitos que uma marca pode ter. Por isso, é preciso trabalhar ativamente para identificá-los e trabalhar para transformá-los em promotores da marca.
Os clientes detratores podem ser identificados através do NPS, um método de pesquisa que mede a satisfação e a lealdade do cliente. Mais adiante, vamos nos aprofundar melhor nessa metodologia.
Tipos de clientes detratores
Embora todos os detratores compartilhem a insatisfação com a marca, suas motivações podem ser diferentes. A maioria deles se encaixa em uma das categorias abaixo:
- Os que já decidiram cancelar ou deixar de comprar: não pretendem mais consumir seu produto ou serviço e querem que você saiba os motivos.
- Os que ainda estão considerando sair: eles estão frustrados e pesquisam alternativas de maneira ativa, mas ainda não tomaram uma decisão final.
- Os que tiveram uma decepção pontual: apesar de ter um ponto ou uma interação que os deixaram insatisfeitos, eles acreditam que seu produto ou serviço tem potencial e querem ajudar a melhorá-lo.
- Os que consomem da sua marca por necessidade: mesmo insatisfeitos, eles não estão pensando ativamente em mudar para uma alternativa, mas desejam expressar suas queixas.
Embora nem todos os detratores se encaixem nessas categorias, você pode usá-las para segmentar muitos de seus clientes com base em seus comentários.
Saber em qual categoria cada detrator se encaixa ajuda a criar estratégias personalizadas para recuperá-los. E é sobre isso que vamos falar agora.
Como identificar os clientes detratores
O primeiro passo para lidar com seus clientes detratores é determinar quem são essas pessoas.
Por isso, antes de mais nada, vamos falar sobre como identificar essas pessoas. E isso vai acontecer por meio de uma pesquisa de NPS
NPS (Net Promoter Score)
O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia de satisfação do cliente e lealdade. Essa pesquisa é composta por uma pergunta principal: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”
Quem recebe essa pesquisa são os clientes que compraram ou interagiram em algum momento com uma marca. E a partir da nota que eles dão, são classificados em três grupos:
- Promotores (nota 9 ou 10): são os defensores da marca, clientes satisfeitos que voltariam a comprar e recomendariam sua empresa.
- Neutros (nota 7 ou 8): não estão insatisfeitos, mas também não são entusiastas da marca.
- Detratores (nota de 0 a 6): clientes insatisfeitos, que podem prejudicar sua reputação e afastar novos consumidores.
Recuperar um cliente detrator deve ser o objetivo de quem quer fazer uma boa gestão de marca, além de conseguir melhores resultados nas vendas.
Essa missão vai envolver, antes de mais nada, um bom conhecimento sobre o seu consumidor. As ações para recuperar os clientes devem ser sempre pautadas no que você sabe sobre seu cliente. Antes de abordá-lo, você deverá ter todo o conhecimento possível sobre quem é o seu cliente, o que levou à sua insatisfação e como tem sido a relação entre ele e sua marca.
A partir daí, sua empresa poderá traçar ações que buscam tornar o detrator um verdadeiro promotor.