Entenda o ciclo de compras do consumidor e turbine suas vendas

Maria Luísa Andrade
Entenda o ciclo de compras do consumidor e turbine suas vendas

Você sabe quais são as etapas do ciclo de compras do consumidor? Entender o comportamento do cliente é fundamental para empresas que desejam tomar boas decisões e terem sucesso nas suas vendas.

Por isso, entender as etapas do ciclo de compras é tão importante, já que vai te mostrar tudo o que um cliente passa até fechar uma compra. Além disso, compreender o ciclo de compras do consumidor é essencial para as empresas criarem estratégias de marketing eficazes e melhorarem a experiência do cliente.

Neste post, vou te explicar o que é o ciclo de compras do consumidor, como ele funciona, quais são suas etapas e como ele pode ser importante para o crescimento da sua empresa. Leia agora e aprenda como atender melhor às necessidades dos seus clientes. 

O que é o ciclo de compras? 

O ciclo de compras é o percurso que o consumidor vai percorrer até fechar uma compra. Ou seja, o ciclo se inicia no momento em que o consumidor toma consciência da sua dor e procura maneiras para resolver, o contato com a sua marca, a decisão de compra e o pós vendas. 

Etapas do ciclo de compras

O ciclo de compras do consumidor é formado por 5 etapas e é muito importante entender cada uma delas para poder criar boas estratégias de marketing, vendas e customer experience. Além disso, conhecendo detalhadamente o processo de compra, você será capaz de criar um planejamento eficaz de cada ação. 

Reconhecimento do problema

Essa é a primeira etapa do ciclo de compras. Neste momento, o consumidor reconhece a necessidade de um produto ou serviço. Por exemplo, o dono de uma pequena empresa percebe que o seu negócio não está não está crescendo como ele gostaria, para entender o que está acontecendo e analisar a sua concorrência, ele reconhece que precisa de mais informações. 

Pesquisa de informações

Agora que o consumidor já sabe qual o seu problema, ele começa a pesquisar informações sobre o produto ou serviço que ele precisa para encontrar a melhor opção. Continuando o nosso exemplo de um proprietário de uma pequena empresa, nesta etapa, ele começa a procurar sobre empresas que fazem pesquisas de mercado e vão ajudá-lo a entender o que pode estar acontecendo com o seu negócio. 

Avaliação das alternativas

Nesta etapa, depois de coletar informações suficientes, o consumidor vai avaliar as alternativas disponíveis e comparar os recursos e benefícios de cada uma.

Lembra do nosso exemplo? Então, agora após uma longa pesquisa, o proprietário da empresa compara as alternativas disponíveis, e vai avaliar qual tem o melhor custo benefício.

Decisão de compra 

Na etapa de decisão de compra, o consumidor decide comprar um produto ou serviço específico com base em suas necessidades e preferências. 

Em nosso exemplo, com base em sua pesquisa e avaliação das alternativas, o proprietário da empresa decide contratar o Opinion Box, a empresa de pesquisa de mercado que atendeu melhor às suas necessidades.

Comportamento pós-venda

O ciclo não se encerra após a compra. Depois de comprar um produto ou serviço, o consumidor vai avaliar sua experiência, mostrando se está satisfeito ou não com o produto ou serviço e decide se está satisfeito ou não. Um cliente satisfeito tem mais chances de voltar a fazer uma compra e recomendar a marca para amigos e familiares.

Por fim, no nosso exemplo, depois que a pesquisa de mercado  for concluída, o consumidor vai avaliar sua experiência com o Opinion Box  decidir se está satisfeito ou não, completando o ciclo de compras. 

Pensando nisso, é essencial investir em ações de pós vendas para garantir que aquele cliente retorne.

Por que o ciclo de compra do consumidor é importante? 

Acompanhar o ciclo de compra, é uma maneira de entender o comportamento do consumidor e traçar estratégias para melhorar a experiência do cliente. Além disso, acompanhar todo o processo de compras pode ajudar a identificar oportunidades que você pode não estar vendo. 

Dessa forma, acompanhando as etapas do ciclo fica mais fácil entender como os consumidores tomam decisões de compra. Pois permite que você crie estratégias mais eficazes. 

Acompanhe de perto o ciclo de compras do seu cliente!

A Plataforma de CX do Opinion Box pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar as pequenas e médias empresas a compreenderem o ciclo de compras do cliente. Através dela, você pode realizar pesquisas de satisfação após a compra de um produto ou serviço e entender como anda o relacionamento da sua empresa com os clientes. 

Dessa maneira, com o feedback do cliente, você pode identificar pontos que precisam de mais atenção, além de entender como anda a lealdade dos seus consumidores. Com todas essas informações, você pode ajustar suas estratégias de customer experience e oferecer uma experiência inigualável em todas as etapas do ciclo de compra. 

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e revolucione a jornada do seu cliente!

Também poderá gostar de: