Canais de aquisição: o que são e qual a importância?

Danielle Salgado
Canais de aquisição: o que são e qual a importância?

Com um mundo cada vez mais conectado, com novas tecnologias e possibilidades surgindo a todo momento, muitas empresas ficam perdidas em relação às formas de chegarem aos seus clientes. Atualmente, existem diversos canais de aquisição do cliente, mas é preciso entender e selecionar quais os melhores para diferentes modelos de negócio.

Desse modo, as empresas que não definem os seus canais de aquisição correm o risco de não faturar tanto quanto o esperado e perderem potenciais clientes que estão em canais diferentes.

Sendo assim, no post de hoje, você descobrirá tudo que precisa saber sobre os canais de aquisição do cliente. Leia e saiba mais sobre o que é, a importância e os principais canais utilizados para atrair novos clientes. Vamos lá?

O que são canais de aquisição?

Os canais de aquisição ou canais de tração do cliente são as formas que uma empresa utiliza para alcançar novos clientes.  Em outras palavras, são os meios que ela capta novos clientes. 

Atualmente, existem diversos canais de aquisição disponíveis. Dessa forma, cabe às empresas conhecer os seus clientes e entender em quais desses canais eles se encontram em maior quantidade.

Além disso, os canais de aquisição são divididos em dois principais tipos:

Canais de aquisição diretos: são aqueles a empresa possui controle, como a loja física e o time de vendas.

Canais de aquisição indiretos: são aqueles que não dependem totalmente dos responsáveis pelas campanhas, mas também de fatores externos. Alguns exemplos de canais indiretos são os e-mails marketing, redes sociais e marketplaces.

Qual a importância de definir os canais de aquisição de uma empresa?

Como eu disse no início desse post, quando uma empresa não define os seus principais canais de aquisição do cliente, isso pode fazer com que ela não alcance as pessoas certas.

Dessa forma, é essencial entender o comportamento do consumidor e escolher os canais em que ele esteja presente em maioria.

Assim, vários outros processos serão facilitados, como a comunicação, o atendimento, as campanhas publicitárias e, claro, o faturamento final. 

Além disso, outras vantagens em definir o canal de aquisição de um negócio são:

  • Promover uma jornada de consumo mais estruturada;
  • Aumento do ROI (Retorno Sobre Investimento);
  • Maiores chances de atrair o público certo
  • E muito mais!

Os melhores canais de aquisição de clientes

Existem diversos canais de aquisição do cliente disponíveis. A seguir, você irá conhecer alguns dos principais deles, utilizados por grande parte das empresas atualmente.

Marketing Inbound

O marketing inbound é uma estratégia de marketing digital que consiste em atrair, converter e encantar novos clientes por meio de ferramentas como o marketing de conteúdo, SEO e estratégias de redes sociais.

Ao construir conteúdos relevantes voltados para o seu público-alvo, a estratégia de marketing inbound atua no topo, meio e fundo do funil do marketing.

Anúncios

Os anúncios são uma excelente forma de atrair novos clientes para o seu negócio. Ao segmentá-los de acordo com o público que você deseja atingir, é possível alcançar pessoas que ainda não conheciam o seu negócio e que podem precisar dele.

Além disso, é possível criar anúncios em diferentes formatos, sejam eles voltados para redes sociais, apps, ferramentas de busca, marketplaces, entre outras possibilidades.

Eventos

Ter a sua marca presente em um evento voltado para o seu público-alvo é uma excelente estratégia para atrair novos clientes.

Desse modo, aumentam-se também as chances de chegar até pessoas que já estejam em uma etapa mais avançada do funil de vendas.

Bullseye Framework

O bullseye framework é uma ferramenta utilizada em estratégias de growth hacking para identificar quais são os três canais de aquisição mais adequados para uma marca ou empresa.

Dessa forma, esse método ajuda a definir quais serão os canais mais viáveis a partir de 19 existentes, que serão reduzidos para 3 canais principais.

Dessa forma, o alvo será a persona de uma empresa. Quando você estuda e compreende a sua persona, é possível projetar hipóteses de quais canais de venda e comunicação serão mais assertivos para alcançá-la.

Dê o primeiro passo para definir os canais de aquisição da sua empresa

Antes de encontrar a ferramenta ideal para alcançar novos clientes, é preciso conhecê-los e estudar quais são as melhores possibilidades entre tantas existentes.

E uma das principais formas de conseguir isso é por meio das pesquisas de mercado. Com elas, você descobre dados importantes sobre o perfil, hábitos, comportamento e preferências do seu público-alvo.

Com o Opinion Box, você consegue fazer pesquisas de mercado online diretamente com o seu público, utilizando a nossa Plataforma de Pesquisa. Além disso, também é possível realizar Pesquisas Customizadas com os nossos especialistas. Saiba mais!

 

Também poderá gostar de: