Acessibilidade digital: tudo que você precisa saber

Danielle Salgado
Acessibilidade digital: tudo que você precisa saber

A acessibilidade digital tem como objetivo eliminar barreiras em sites e apps para tornar o ambiente virtual acessível e compreensível para todas as pessoas.

Em um mundo cada vez mais conectado, as empresas precisam oferecer oportunidades iguais para que todas as pessoas possam ter acesso aos produtos e serviços que desejam adquirir.

Nesse sentido, investir na acessibilidade digital significa mostrar que a sua marca é capaz de atingir todas as pessoas.

Considerando a importância desse assunto, no post de hoje você verá a importância da acessibilidade digital e como implementá-la na gestão da experiência do consumidor no seu negócio. Confira!

O que é acessibilidade digital?

O Governo Federal define o conceito de acessibilidade digital como a eliminação de barreiras na web.

Logo, isso pressupõe que as páginas da web e apps devem ser projetados de uma forma que todas as pessoas consigam entender, navegar e interagir online efetivamente. 

Por mais que nos tempos atuais o desenvolvimento digital esteja bem acelerado, ainda existem várias barreiras em muitas páginas da web que dificultam o acesso aos conteúdos, principalmente para as pessoas com deficiência.

A acessibilidade digital no Brasil

De acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2010, existem cerca de 45 milhões de pessoas com deficiências que podem causar limitações para navegar online. Esse percentual corresponde a 23,9% da população do país.

Sendo assim, muitas vezes essas pessoas se deparam com obstáculos que dificultam a experiência delas como usuários e que podem até impedir de acessar algum site ou app. Logo, a democratização do acesso é fundamental para incluir essas pessoas no mundo virtual.

Como trazer a acessibilidade digital na gestão do Customer Experience?

Para implementar a acessibilidade digital na gestão do customer experience no seu negócio, é preciso fazer pesquisas inclusivas para atingir todos os públicos.

Além disso, também é importante identificar quais são os tipos de acessibilidade digital e como implementá-los para aprimorar a experiência do usuário e do consumidor. Confira a seguir.

Tipos de acessibilidade digital

As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0 agregam as principais recomendações para tornar o conteúdo na web mais acessível para as pessoas com deficiência. Elas incluem: pessoa cega; pessoa com deficiência visual; pessoa surda; pessoa com deficiência auditiva; pessoa com dificuldades de aprendizagem; pessoa com limitação cognitiva ou limitação de movimento; incapacidade de fala; fotossensibilidade e combinações destas características. 

O documento divide a acessibilidade digital em 4 tipos, que são:

Perceptível

Em um ambiente perceptível, a pessoa precisa perceber claramente quais são as informações e componentes que fazem parte da interface do usuário.

Assim, é importante fornecer alternativas em texto para conteúdo não visual, alternativas para mídias baseadas em tempo, facilitar a audição e a visualização do conteúdo aos usuários e elaborar um conteúdo que possa ser apresentado de diferentes maneiras.

Operável

Os componentes da interface do usuário e da navegação devem ser operáveis.

Ou seja, isso significa que todas as funcionalidades devem ficar disponíveis a partir de um teclado e o usuário deve ter tempo suficiente para ler e utilizar o conteúdo.

Além disso, é preciso fornecer maneiras de ajudar os usuários a navegar, localizar conteúdos e determinar onde se encontram.

Compreensível

A informação e a operação da interface de usuário devem ser fáceis de compreender.

Dessa maneira, é preciso tornar o conteúdo do texto legível e compreensível e as páginas devem funcionar de modo previsível, por exemplo.

Além disso, também é importante ajudar os usuários a evitarem e corrigirem erros de entrada nas páginas.

Robusto

O conteúdo precisa ser robusto o suficiente para que as pessoas possam interpretá-lo de forma confiável por uma ampla variedade de agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas.

Sendo assim, é preciso maximizar a compatibilidade entre os atuais e futuros agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas.

Qual a importância da acessibilidade digital?

Uma empresa que investe na acessibilidade digital proporciona um ambiente mais igualitário e faz com que as pessoas com deficiência sintam-se acolhidas no espaço que a sua marca proporciona a elas.

Democratizar o acesso digital também significa quebrar barreiras e preconceitos, para que todas as pessoas tenham as mesmas condições de acesso sem restrições.

E não para por aí: além dos benefícios que a acessibilidade digital proporciona para os usuários, ela também traz diversas vantagens para o seu negócio. 

Em primeiro lugar, os sites acessíveis são mais valorizados pelos mecanismos de busca. Logo, elas tornam-se mais fáceis de se navegar, o que melhora também o rankeamento das palavras-chaves e o SEO.

Além disso, uma empresa que investe na acessibilidade digital automaticamente estará investindo na inclusão social.

Afinal de contas, tornar o ambiente virtual acessível para pessoas com deficiência significa proporcionar a oportunidade para que elas possam estudar, trabalhar, fazer compras e trocar experiências sem precisarem sair de casa.

Acessibilidade digital para idosos

Para que um portal seja acessível, ele deve ser fácil de entender e rápido para carregar.

Assim, as pessoas idosas também serão beneficiadas, uma vez que muitas delas possuem poucas habilidades para acessar a internet e, com sites acessíveis, também é bem mais fácil para essas pessoas entenderem e navegarem na web.

Sendo assim, quando você proporciona a acessibilidade digital para idosos, consegue atingir um público que antes era difícil de ser alcançado online.

Gostou do post? Então não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre pesquisa de mercado, customer experience, inovação e muito mais aqui no Blog Opinion Box!

 

Também poderá gostar de: