A arte de encantar clientes

Maria Luísa Andrade
A arte de encantar clientes

A arte de encantar clientes pode ser o ponto chave para o sucesso do seu negócio. Uma boa estratégia de customer experience, alinhada  com as expectativas e desejos dos consumidores, não apenas mantém os clientes atuais satisfeitos, mas também os transforma em promotores da sua marca. 

Não importa a sua área de atuação, clientes fiéis ajudam na receita recorrente e até na conquista de novos clientes, através da indicação da sua marca para outras pessoas. Por isso, neste post, vamos te explicar por que encantar clientes é essencial e como criar experiências memoráveis que irão impulsionar o seu negócio. 

Leia e saiba como!

Por que é tão importante encantar clientes? 

Para garantir o sucesso e a lucratividade da sua empresa é muito importante saber como encantar os clientes. Quando os consumidores são encantados, têm mais chances de retornarem a fazer negócio e se tornarem clientes leais, além de promoverem sua marca.

E os dados não negam! De acordo com o CX Trends 2023, 83% dos entrevistados afirmaram que quando têm uma boa experiência com uma marca, fazem questão de elogiá-la publicamente ou indicá-la para amigos e familiares.

Além disso, ter clientes fiéis reduz os custos de aquisição, pois manter um consumidor é muito mais barato do que atrair novos clientes. 

Ações e estratégias para garantir clientes fiéis

A arte de encantar clientes envolve a criar de experiências memoráveis e excepcionais que vão além das expectativas, estabelecendo conexões emocionais e gerando lealdade. Isso requer compreensão das necessidades e desejos do cliente, atendimento personalizado, comunicação eficaz, resolução ágil de problemas e um compromisso constante com a melhoria

Crie um bom relacionamento

Hoje em dia, os consumidores não querem apenas adquirir um produto de qualidade ou um bom serviço. Eles querem uma experiência agradável, única e memorável. Cabe então às marcas criar um relacionamento saudável com seus clientes. Eles precisam se sentir bem tratados, importantes e, claro, ter suas necessidades atendidas com excelência. Para isso, estratégias de marketing de relacionamento são essenciais. 

Depois do momento de compra, mantenha contato com o seu consumidor, cobrindo algumas frentes como: sua satisfação, novas demandas que ele pode ter para comprar novamente, além de informá-lo de novidades e oferecer vantagens que vão trazê-lo de novo para comprar. Esse relacionamento pode acontecer em diversos momentos ao longo do tempo, e por vários canais. 

Vale investir em estratégias de e-mail marketing, contato via WhatsApp e telefone, caso o cliente esteja de acordo com esse meio, e até anúncios no formato de retargeting e com base no comportamento online do consumidor.

Surpreenda 

Uma surpresa positiva é sempre bem-vinda. Para os clientes de uma marca, uma surpresinha também pode fazer toda a diferença para levá-lo até a lealdade.

Experimente fazer ações surpreendentes que atraiam novamente o consumidor para comprar. Pode ser um e-mail com um cupom promocional, o envio de um brinde ou uma promoção exclusiva. Imagine o que pegaria o seu cliente de surpresa com base no que você já sabe sobre ele.

Pense no que despertaria interesse para que ele voltasse a comprar e gostasse mais ainda do que sua marca oferece. 

Peça feedbacks 

A estratégia de fidelização de clientes precisa saber também o que se passa na mente deles. Eles estão satisfeitos de verdade com seu serviço e atendimento? O que mais poderia ser feito para agradar ainda mais o consumidor? Ele tem críticas e sugestões? As perguntas acima precisam ser respondidas e o único jeito é conversar diretamente com o consumidor. Dê voz ao seu cliente através de pesquisas de satisfação.

Esse tipo de pesquisa mede o grau de satisfação que o cliente tem com todos os aspectos do seu negócio e do seu relacionamento juntos. Dando a oportunidade para o cliente falar o que pensa, ele se sente mais próximo da marca e inclinado a confiar nela.

Uma boa pesquisa de satisfação é fácil de fazer e traz resultados muito significativos para quem quer fidelizar seus clientes. Além de tudo, pesquisas de satisfação online podem ser feitas até gratuitamente! Se você se sente seguro para fazer sua própria pesquisa de satisfação, você pode fazer todo o processo de forma muito simples e rápida.

Monitore o resultado das suas ações

O bom relacionamento com o cliente não é apenas uma tarefa esporádica, mas sim um compromisso diário que uma empresa deve manter. Monitorar cada interação do cliente com sua marca é fundamental para garantir resultados positivos. No entanto, uma estratégia eficaz só se torna valiosa quando você pode medir seu impacto. É aqui que entram os indicadores de satisfação.

E para tornar esse processo mais eficaz, a nossa Plataforma de Customer Experience é a solução ideal. Com ela, você pode realizar diferentes tipos de pesquisas de satisfação e monitorar em tempo real indicadores, como NPS e CSAT, ao longo de toda a jornada do cliente.

 Além disso, você pode coletar feedbacks por meio de diversos canais, como e-mail, SMS e widgets em seu site, tornando mais fácil do que nunca medir e melhorar a experiência do cliente de forma contínua.

Não espere mais! Experimente nossa Plataforma de Customer Experience e comece a encantar seus clientes hoje mesmo. 

Também poderá gostar de: