Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no Brasil

Pedro D'Angelo
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no Brasil

O brasileiro paga por aplicativos para smartphone? O brasileiro faz compras dentro dos apps? Quais aplicativos mais comuns na tela principal do smartphone brasileiro? Foi com essas questões em mente que o Opinion Box e o Mobile Time, lançaram uma nova edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no Brasil. O novo estudo foi realizado para entender o comportamento do brasileiro em relação ao uso de aplicativos para smartphone.

A pesquisa foi realizada ao longo do mês de novembro e contou com 1.447 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica. A margem de erro da pesquisa é de 2.8 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Na segunda edição do panorama sobre os apps, alguns dados se mantiveram conforme a última edição da pesquisa, realizada seis meses atrás. O Whatsapp continua sendo o aplicativo mais frequente no smartphone do brasileiro, presente em 84,7% das telas iniciais dos aparelhos. Os cinco principais aplicativos, a propósito, se mantiveram no mesmo ranking da pesquisa passada: depois do WhatsApp vêm Facebook (69,4%), Instagram (38,9%), Messenger (30,5%) e YouTube (27,3%).

Entre os principais apps encontrados nas telas dos brasileiros, a novidade fica por conta da popularização dos aplicativos de bancos e do Snapchat, aplicativo que compartilha fotos e vídeos que se “autodestroem” após poucos segundos. Os aplicativos do Branco do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa estão, juntos com o Snapchat, entre os 20 mais populares. Mas, além disso, a pesquisa descobriu muito sobre o comportamento do brasileiro em relação aos apps.

Recomendado para você: Comportamento do consumidor: o que as redes sociais te ensinam sobre seu público

Comprando apps e fazendo compras nos aplicativos

Comparando os dados obtidos na pesquisa de novembro com os da última onda do panorama sobre o uso de apps, vale destacar o percentual de entrevistados que afirma já ter instalado aplicativos pagos. Eram 15,3% na primeira pesquisa e agora são 19,9%. Desses, cerca de 20% afirmaram ter pago por apps de jogos. Os demais mencionaram aplicativos de funções diversas – desde edição de fotos até monitoramento de exercícios físicos.

Outro dado que chama atenção na pesquisa é a proporção de donos de smartphone que já realizaram compras em aplicativos. A quantidade de respondentes que pagou por serviços “in-app” aumentou de 39,5% para 45,3% nos últimos seis meses, conforme comprova a nova pesquisa.

Relatório completo

O relatório completo sobre o uso de apps no Brasil pode ser adquirido no site do Mobile Time, via solicitação na página de Fale Conosco. Na versão completa do estudo, você encontra o ranking completo dos apps mais presentes na home screen dos brasileiros; os apps favoritos e os que o brasileiro elegeria se pudesse ter apenas um em seu aparelho; a segmentação dos dados por sistema operacional; além de gráficos e outras análises aprofundadas dos dados coletados.

Quer saber mais sobre as pesquisas que estamos fazendo no Opinion Box e com nossos parceiros? Veja na nossa página de materiais tudo o que estamos produzindo e disponibilizando especialmente para você.

Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no BrasilPanorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no BrasilPanorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no BrasilPanorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no Brasil

Também poderá gostar de:

Estamos contratando um Analista de Produto Júnior. Conhece alguém para... Descrição da vaga O Opinion Box é uma plataforma que está revolucionando a pesquisa de mercado e opinião no país. Estam...
10 tendências de pesquisa de mercado e opinião para 2016 As listas de tendências para o ano que vem estão por todos os lados e nós não poderíamos deixar de preparar as nossas ap...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail