Transformação digital no marketing: como esse setor está se transformando?

Agnes Rabelo (Autora convidada)
Transformação digital no marketing: como esse setor está se transformando?

Transformação digital é a necessidade de criar experiências para os usuários de uma forma digitalizada e otimizada.

Essa ação, que envolve todo o negócio, está revolucionando a maneira que as empresas estão trabalhando devido à aceleração da era digital.

Entrar na transformação digital virou uma forma de sobrevivência em um mercado competitivo e tão imediatista.

No entanto, ultimamente, estamos ouvindo muito sobre a transformação digital em vários setores das empresas. Mas o que será que ela está causando no marketing?

Neste texto vamos falar sobre a relação entre a transformação digital e o marketing e quais mudanças os profissionais precisam acompanhar.

O conceito de transformação digital

Transformação digital é integrar a tecnologia digital em toda a empresa, envolvendo todos os setores em uma nova forma de oferecer valor para os clientes.

A necessidade da sua aplicação se deve à exigência do mercado e principalmente do cliente, que mudou o seu perfil devido a aceleração da era digital.

Portanto, para não ficar de fora dessas mudanças, as empresas estão trabalhando na sua inserção no meio digital.

A transformação digital está revolucionando o marketing

O Marketing tradicional ganhou um novo aliado: o marketing digital.

Essa abordagem tem o objetivo de reduzir as despesas e aumentar a retenção dos clientes e de gastos por meio de canais digitais.

Com essa nova era, a sua empresa pode estar sofrendo pressão de vários lugares para se transformar digitalmente.

Essa pressão vem principalmente dos seus clientes, que se tornaram totalmente inseridos no meio digital e esperam que você ofereça para eles uma experiência cada vez mais otimizada.

Ao jogar o nome da sua empresa no Google, por exemplo, o cliente espera encontrá-la para saber mais sobre ela e até mesmo entrar em contato a qualquer momento.

Além disso, a estratégia de marketing digital permite que você consiga mensurar os resultados de uma campanha de marketing. O que te ajuda a tomar melhores decisões ao saber o que dá certo para o seu público e o que não dá.

Porém, essa transformação não é fácil e exige muita dedicação de toda a empresa, porque a estratégia central do marketing mudará: você não colocará o produto no centro e sim, o cliente.

O novo modelo do marketing no mundo digital

O marketing digital é focado no comportamento do consumidor. Porém, antes de se tornarem totalmente digitais, os profissionais de marketing precisam mapear suas estratégias pensando no cliente ideal.

Com essa abordagem, eles não devem apenas repensar a estratégia, mas também todo o modelo de marketing.

Agora, em vez de planejar pensando em um perfil generalizado de um cliente, os profissionais de marketing deverão planejar uma estratégia que visa observar o comportamento dos consumidores em suas jornadas.

Análise do comportamento dos clientes

Uma estratégia de marketing, neste contexto, destina-se a orientar esse cliente através das várias etapas da jornada de compra.

Nessa estratégia, as empresas publicam conteúdos relevantes em seus blogs, aumentam a conscientização da importância do seu serviço por meio de canais de divulgação, criam o desejo com a comunicação de valor e impulsionam a ação da compra a partir de ofertas.

Tudo isso pode ser feito com uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Identificação dos pontos de dor

Em sua nova estratégia, as empresas devem identificar os pontos de dor que indicam o que esse cliente realmente precisa.

Esses pontos de dor serão trabalhados pelos profissionais de marketing. Eles vão planejar uma ação em que o cliente não estará somente ciente do que ele precisa. Agora ele sentirá a necessidade de resolver aquele problema com o seu produto ou serviço.

Usando a identificação dos pontos de dor e as novas tecnologias digitais, será possível agir em tempo real e direcionar o consumidor para as etapas seguintes do funil.

Portanto, com a tecnologia digital, os profissionais de marketing podem estruturar a comunicação para que cada indivíduo obtenha as informações adicionais que eles precisam em cada etapa da jornada de compra.

As tendências que os profissionais precisam acompanhar

Além do marketing de conteúdo, existem várias tendências que os profissionais precisam acompanhar e investir. Confira as principais:

1) Big Data

Big Data é uma tecnologia focada em dados, na qual a mensuração desses é muito importante para analisar o comportamento dos consumidores e monetizar os dados.

A análise desses dados é muito importante para a tomada de decisão, pois uma decisão orientada a dados tem muito mais chance de dar certo. Além disso, a análise e mensuração te ajudam a entender a sua persona e saber como chegar até ela.

No entanto, um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas que estão aplicando a transformação digital e usando o big data é unir todas as informações geradas em uma fonte central de dados.

A não união desses dados cria data silos e fará com que a sua empresa perca informações valiosas que não estão integradas no sistema.

2) Automação de Marketing

A automação de marketing é uma ótima forma de facilitar o trabalho da sua equipe. Ela otimiza os processos do dia a dia, fazendo com que eles possam ser feitos com apenas um clique.

Além disso, a automação ajuda muito na entrega de uma ótima experiência para o usuário, que terá um contato personalizado e otimizado. Esse fato, aumenta muito o engajamento e a consideração com a marca.

Para fazer isso, existem diversas ferramentas de automação de análises de dados, atendimento e serviços. Para escolhê-las é necessário traçar um objetivo para você não se perder nas inúmeras opções. Dessa forma, você poderá:

  • agilizar sua estratégia;
  • fazer uma campanha de email marketing;
  • acompanhar suas campanhas em mídias sociais;
  • gerenciar suas leads;
  • integrar o processo com um CRM.

3) Pesquisas de marketing

Fazer uma ação sem se embasar é um tiro no escuro e pode te custar caro. Portanto, as pesquisas de marketing digitais são a chave para uma estratégia de sucesso.

As pesquisas digitais são mais baratas e atingem um grande número de pessoas que talvez uma pesquisa tradicional não atingiria.

Por meio das informações coletadas é possível gerenciar os problemas encontrados na análise das respostas da pesquisa e transformá-los em pontos de oportunidade para a sua empresa.

Além disso, essa análise dos dados são mais fáceis e concedem muitas informações preciosas sobre a sua organização e seus processos de produção, aquisição de clientes e mercado.

4) Business Intelligence

O Business Intelligence te ajuda a tomar melhores decisões e seguir no melhor caminho do plano de ação.

Porém, para tomar melhores decisões é preciso fazer uma análise dos dados da sua empresa sobre o que está funcionando e o que não está.

Portanto, alinhar o Business Intelligence com o Big Data é a melhor opção. Dessa forma, ficará fácil mensurar os resultados e identificar as campanhas e ações mais rentáveis do marketing da sua empresa.

Além disso, o BI reduz seu tempo gasto em mensuração e análise, e não depende de grandes relatórios anuais, garantindo resultados em tempo real.

5) Inteligência artificial

A inteligência artificial pode fornecer uma variedade de benefícios que utiliza a tecnologia de machine learning. Essa tecnologia usa diferentes algoritmos que permitem lidar com dados de forma eficiente.

O mais interessante é que a Inteligência artificial não requer análise humana e pode fazer conclusões com base em informações coletadas pelas máquinas.

Isso diminui a mão de obra, o tempo preciso para realizar tarefas e facilita a comunicação com os usuários.

Os assistentes virtuais, como o Google Assistent, Cortana, Alexa e Siri, já estão sendo muito utilizados nos outros países. Eles vieram para trazer novas oportunidades para o marketing por meio das plataformas conversacionais.

Conclusão

Muitas empresas estão incorporando a estratégia de transformação digital em seus processos de marketing.

Porém, para fazer essa transformação, a direção tem que vir dos superiores da empresa, sendo eles o CEO ou CMO.

Mesmo que ele não saiba por onde começar é preciso que lidere a transformação digital já que ela envolverá toda a empresa e modificará vários processos.

Portanto, para acompanhar os concorrentes, os CMOs ou CEOs devem começar a adaptar seus negócios a essas novas realidades, começando por se manter a par das últimas tendências da transformação digital.

Para saber mais sobre essa estratégia, confira o post “Afinal, o que é transformação digital?” e saiba mais sobre como a era digital está afetando as empresas.

Também poderá gostar de: