5 tipos de pesquisa online que o Opinion Box faz no dia a dia (e você também deve fazer!)

Pedro D'Angelo
5 tipos de pesquisa online que o Opinion Box faz no dia a dia (e você também deve fazer!)

Sabe aquele ditado que diz casa de ferreiro, espeto de pau? No post de hoje eu vou te garantir que ele não se aplica ao Opinion Box. Como estamos sempre falando da importância dos diversos tipos de pesquisa para tomar melhores decisões nas empresas, é claro que não podemos deixar de fazer os nossos próprios estudos.

Para explorar melhor os tipos de pesquisa online que você pode fazer no dia a dia do seu negócio, vou contar a nossa própria rotina no Opinion Box. Use esses 5 exemplos (entre tantos) de pesquisas de mercado que fazemos para se inspirar e levantar dados fundamentais para o sucesso do seu negócio:

Pesquisa de Buyer Persona

A pesquisa para definir buyer personas sempre vem no topo desse tipo de lista. As buyer personas ajudam a conhecer melhor o seu cliente e podem ser utilizadas por diferentes áreas da empresa em diferentes momentos.

No Opinion Box, lidamos com um público bastante amplo, já que todo tipo de negócio pode fazer pesquisas de mercado. Apesar disso, nunca é viável destinar esforços de marketing para todo tipo de cliente possível. Por isso, precisamos fazer uma certa priorização que as buyer personas garantem.

Criando a representação do  cliente ideal no formato de persona, conseguimos direcionar esforços, estratégias e recursos para os clientes que fazem mais sentido par ao nosso negócio.

Ao pesquisar as personas, a área de produto pode criar soluções que combinem com as dores e necessidades do seu público-alvo. Já a equipe do comercial consegue saber a partir da buyer persona a melhor abordagem de vendas para falar com ela.

Pesquisa de satisfação

Pesquisas de satisfação são facilmente um dos tipos de pesquisa online mais conhecidos. E não é a toa.

Toda empresa pode e deve fazer pesquisas de satisfação para ouvir de verdade o que seu cliente tem a dizer. Esse tipo de pesquisa é a forma mais simples de criar um canal para ouvir o consumidor e melhorar seu serviço, atendimento ou produto final.

Nas pesquisas do Opinion Box, os clientes têm esse espaço garantido para feedback. Quem realiza seus estudos na nossa Plataforma de Pesquisa ou contrata uma solução customizada recebe ao final do projeto um questionário feito pela nossa equipe.

O objetivo é captar insights importantes para avaliarmos pontos fortes e fracos em todos os contatos do cliente com nossas soluções.

5 tipos de pesquisa online que o Opinion Box faz no dia a dia (e você também deve fazer!)

Pesquisas de recursos humanos

É sempre bom lembrar que existem vários tipos de pesquisa online que vão além de entrevistar consumidores e cliente. Muitas vezes, as respostas para questões do seu negócio estão justamente dentro da sua própria empresa. É por isso que precisamos falar de pesquisas de recursos humanos.

A pesquisa de clima organizacional, por exemplo, avalia o ambiente, a cultura e a satisfação dos seus funcionários com a empresa. Com esse tipo de pesquisa você consegue criar um canal direto e transparente com o time e tirar dados valiosos disso.

Aqui no Opinion Box, nós usamos de pesquisas de recursos humanos para ouvir o time sobre assuntos diversos.

As perguntas da pesquisa podem abordar desde os aspectos mais formais do ambiente de trabalho até temas mais corriqueiros, como as preferências de cada um na hora de escolher o cardápio de um evento ou o brinde personalizado que prefere ganhar.

No fim das contas, conseguimos garantir com dados de pesquisa que nosso time ama nossas camisetas! ?

5 tipos de pesquisa online que o Opinion Box faz no dia a dia (e você também deve fazer!)

 

Esses dados servem para guiar principalmente as decisões de Marketing e RH por aqui, mas não se limite a isso. Todas as áreas de uma empresa podem se beneficiar de dados e opiniões das suas próprias equipes.

Pesquisas de comportamento do consumidor

Pesquisas de comportamento do consumidor levantam dados diversos sobre seu público-alvo.

O comportamento do consumidor busca entender quais fatores, hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo. Ele é importante para que as marcas possam definir ações e estratégias para participar do processo de decisão. O objetivo é ajudar o consumidor a percorrer mais rapidamente todas as etapas e concluir sua compra.

Vamos a um exemplo prático desses tipos de pesquisa online. No dia a dia do Opinion Box, nós mantemos um Painel de Consumidores com mais de 150 mil internautas brasileiros. Esses consumidores se cadastram voluntariamente para responder as pesquisas que nossos clientes contratam, portanto desempenham um papel crucial em nosso negócio.

Para manter essa base engajada e respondendo corretamente às pesquisas, precisamos entender bem o seu comportamento. Como esse público responde às pesquisas? Em que momentos? Por quais dispositivos?

Por isso, temos sempre a preocupação de investigar o comportamento desse consumidor a fim de entender a melhor forma de engajá-lo e de continuar garantindo a qualidade das entrevistas que vendemos aos nossos clientes.

Pesquisas de imagem de marca

Ainda usando o exemplo do nosso Painel de Consumidores, pesquisar com ele a imagem da marca é muito importante. Será que os consumidores confiam nos dados que compram ou fornecem ao nosso negócio? Precisamos perguntar isso a eles com frequência.

Pesquisas de imagem de marca ajudam a medir a percepção que o consumidor tem sobre você e seu negócio.

Quando alguém nos procura, tanto para contratar uma pesquisa quanto para responder aos nossos questionários, essa pessoa precisa ter uma imagem positiva da nossa empresa. Só assim é possível estabelecer a confiança necessária para fecharmos uma parceria de sucesso.

Tipos de pesquisa online para fazer hoje mesmo

Todos os tipos de pesquisa online que citei acima tem mais uma coisa em comum, além de serem realizados no dia a dia do Opinion Box. A característica compartilhada em todas as pesquisas é que você mesmo pode fazê-las. E o melhor: hoje mesmo!

Se quiser explorar melhor suas possibilidades e entender melhor sobre os tipo de pesquisa online ideais para sua empresa, fale com a gente. Você pode entrar em contato com o Opinion Box por aqui ou clicar no banner abaixo e falar com nossos especialistas.

 

Também poderá gostar de: