TikTok para empresas: o meu negócio deve estar nessa rede?

Maria Luísa Andrade
TikTok para empresas: o meu negócio deve estar nessa rede?

O Tik Tok é uma das redes sociais mais populares do momento. A plataforma já conquistou milhões de usuários em todo o mundo e cada vez mais empresas estão presentes por lá.

Uma pesquisa do Opinion Box revelou que os usuários desta rede social são bastante engajados. 82% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, sendo que 39% entram no TikTok várias vezes ao dia e 12% deixam o aplicativo o dia todo aberto. 

A rede social pode ser um canal de comunicação importante para alcançar novos públicos. Além disso, também é capaz de aproximar os consumidores da sua marca. 

Confira o post e descubra se sua empresa deve apostar no TikTok e como fazer isso.

O que é o TikTok? 

O TikTok é um aplicativo chinês pertencente à empresa Bytedance que está revolucionando a maneira como fazemos conteúdos. Criado em 2016, a rede social ganhou bastante popularidade durante o ano de  2020. 

Com a pandemia e o isolamento social, as pessoas passaram a usar mais a rede. Os dados de uma pesquisa feita pelo Opinion Box revelaram que 72% dos usuários passaram a utilizar mais o TikTok durante a pandemia.

Atualmente, a rede social coleciona bilhões de usuários em todo o mundo e o número de empresas com perfil no TikTok está cada vez maior. 

Qual o impacto do TikTok? 

A rede social que é famosa pelas trends e vídeos de dancinha é capaz de viralizar conteúdos em poucos dias. Hoje em dia, o TikTok tem influência direta na maneira como produzimos conteúdos. 

O aplicativo já controla as músicas em paradas de sucesso e grande parte dos hits do momento vem de trends do TikTok. A cantora Anitta, por exemplo, ganhou o prêmio de melhor clipe de música latina, no Video Music Awards 2022, depois da sua música “Envolver” viralizar em uma trend do TikTok.

Empresas devem apostar no TikTok?

Como você já sabe, o alcance do aplicativo é enorme. Mas será que as empresas devem investir no TikTok ou a rede social deve ficar apenas para as dancinhas? 

Antes de tudo, é preciso entender em números qual a visão do consumidor sobre empresas no TikTok. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, a presença das empresas vêm sendo percebida positivamente pelos usuários, uma vez que 56% seguem alguma marca ou empresa no TikTok e 65% concordaram que o TikTok é capaz de aproximar pessoas e empresas

A pesquisa também revelou outro dado interessante, 35% dos usuários já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no TikTok. O que mostra como a rede social tem influência nos momentos de decisão de compra dos consumidores, um percentual que só tende a aumentar. 

Além disso, 43% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço indicado por alguém na própria plataforma.

TikTok for Business

O próprio aplicativo possui uma plataforma dedicada para empresas criarem anúncios na rede. O TikTok For Business é voltado para empresas que desejam anunciar dentro do app. Ao se cadastrar, você tem acesso ao TikTok Ads Manager, uma ferramenta que permite criar e gerenciar seus anúncios no TikTok. 

Dentro da plataforma, é possível criar um anúncio rapidamente. Para isso, você precisa apenas selecionar seu objetivo, definir o orçamento, segmentação e método de lance e enviar sua campanha e já está tudo pronto.

Pensando nisso, criar anúncios da sua empresa no TikTok pode ser uma maneira de alcançar novos públicos. A pesquisa feita pelo Opinion Box também mostrou que 46% dos usuários acreditam que recebem anúncios que têm a ver com eles.

Marketing no TikTok

Construir uma boa estratégia de marketing no TikTok é essencial para alcançar mais pessoas. O aplicativo oferece boas oportunidades para as empresas que querem se destacar e atrair mais clientes, entendendo quem é o seu público e o que eles gostam de consumir.

Como usar o TikTok em sua empresa: faça pesquisa de mercado

Apesar de tudo, não é porque existe uma rede social que a sua empresa deve estar presente. Antes de criar um perfil em qualquer plataforma, é preciso saber se existe fit com o seu negócio e se o seu público está presente nessa rede. 

Afinal de contas, o que adianta criar conteúdos divulgando a sua marca sem alcançar os seus clientes? Ao criar o perfil em uma rede social, você deve sempre analisar qual o público daquela rede: os seus consumidores estão lá? 

Outro ponto importante pensando no TikTok são as trends. O conteúdo não deve ser feito para viralizar, você precisa sempre considerar o que faz sentido com a sua persona. Além disso, a pesquisa realizada pelo Opinion Box, mostrou que 70% das pessoas concordam que o conteúdo das empresas nas redes sociais precisa ser mais útil do que interessante.

Por isso, se você quer saber se o TikTok se enquadra na sua estratégia de marketing, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado. Dessa forma, você terá informações concretas para saber se os seus consumidores estão presentes nessa rede e qual o tipo de conteúdo você deve produzir. 

Como fazer uma pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado pode ser mais fácil do que você pensa!

Com a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode criar as suas pesquisas com formulários próprios ou utilizando nossos questionários de modelo. As pesquisas são feitas com nosso Painel de Consumidores, composto por usuários de todo o país aptos para responder qualquer tipo de pesquisa. 

Você pode fazer pesquisas rapidamente a um custo acessível.Para saber mais, fale com um de nossos especialistas.

Também poderá gostar de: