Streaming no Brasil: pesquisa mostra as plataformas preferidas pelos brasileiros

Danielle Salgado
Streaming no Brasil: pesquisa mostra as plataformas preferidas pelos brasileiros

O mercado de streaming no Brasil vem se tornando cada vez mais amplo, revolucionando a forma em que o brasileiro consome conteúdos audiovisuais. No entanto, isso já nem é mais novidade, afinal de contas, frequentemente nos deparamos com anúncios das plataformas existentes ou até mesmo de novas que estão surgindo. 

Nesse sentido, chama a atenção que, apesar de ser um segmento relativamente novo, já houve uma grande rotatividade entre as plataformas.

Ao compararmos a pesquisa atual com a última pesquisa sobre o mercado de streaming, realizada em 2019, podemos perceber que muitas plataformas se fundiram ou deixaram de existir, além das novas que surgiram.

Sendo assim, para entender melhor como é comportamento dos consumidores das plataformas de streaming no Brasil, fizemos mais uma edição exclusiva do Opinion Box Insights: Streaming. Confira a seguir os principais resultados.

Streaming no Brasil: comportamento de compra do consumidor

Já faz algum tempo que o mercado de streaming começou a atuar no país. A Netflix, por exemplo, iniciou suas atividades aqui há mais de 10 anos, em 2011.

No entanto, foi nos últimos anos que as ferramentas começaram a ganhar mais relevância entre os consumidores do país. Sendo assim, isso possibilitou a chegada de várias novas opções ao mercado brasileiro.

Nesse sentido, uma parcela considerável dos entrevistados passou a usar as plataformas de streamings de vídeo nos últimos 2 anos: 58%, sendo que, destes, 37% passaram a ver conteúdo nesse formato apenas nos últimos 12 meses.

Atualmente, a TV é o dispositivo no qual as pessoas costumam assistir às plataformas. 64% assistem streaming pela TV, número não tão distante dos 60% que usam o smartphone. Por outro lado, quando perguntamos qual é o meio mais utilizado, a TV dispara com 46% da preferência, o dobro dos smartphones.

Além disso, quando o assunto são os principais fatores que levam a escolher um streaming para usar, o fator do preço fica em primeiro lugar, com 59%, seguido por ter as séries e filmes de interesse, com 54%.

Opiniões dos consumidores 

Nessa seção, buscamos entender melhor as opiniões e preferências dos consumidores das plataformas de streaming no Brasil.

Sendo assim, ao perguntarmos sobre a relação dos usuários com as ferramentas de streaming, 48% afirmaram que são fiéis às marcas de streaming. Além disso, 42% não  vivem sem essas ferramentas.

Para tornar o preço da assinatura mais acessível, muitas pessoas optam por compartilhar a mesma conta com outras pessoas. Nesse sentido, metade dos entrevistados dividem o valor das assinaturas de streaming com amigos e familiares.

Em relação aos conteúdos, 87% geralmente assistem filmes, 84% séries e 44% costumam ver documentários nas plataformas. Além disso, 68% gostam de assistir séries e filmes que as ferramentas de streaming recomendam.

Reflexões sobre o mercado de streaming no Brasil

Ao apresentarmos aos consumidores uma série de afirmações sobre o uso de streaming, também percebemos uma forte presença dessas ferramentas no cotidiano dessas pessoas.

Nesse sentido, 69% chegam a dizer que deixaram de consumir TV aberta em função do streaming, enquanto 66% fizeram o mesmo com a TV fechada.

Além disso, um fato que também chama atenção em relação à variedade de plataformas, é que nem sempre os consumidores fazem uso de todas elas. 34% chegam a assinar várias ferramentas de streaming, mas sequer utilizam em sua totalidade.

Presença das marcas de streaming no Brasil

Para realizar a pesquisa, avaliamos as 9 maiores marcas de plataformas de streaming de vídeo no país.

Nesse sentido, a Netflix se consolidou como a principal marca do segmento, ficando no topo do pódio em todos os critérios avaliados. A marca abriu uma ampla vantagem sobre as ferramentas que ficam em segundo lugar.

Além disso, abaixo da Netflix, na maioria dos gráficos, está o Amazon Prime Video, que também foi muito bem avaliado no critério de preço, no qual 65% avaliaram como “ótimo” e 27% como “bom”.

Um destaque interessante é a GloboPlay, que é a segunda maior marca lembrada por comerciais e propagandas. Originalmente brasileiro, o streaming do grupo Globo surgiu e cresceu bastante no mercado nos últimos anos, consolidando a programação dos canais do grupo no streaming.

Outra marca que chamou a atenção foi a Disney+, que estreou no mercado brasileiro em 2020, sendo uma das mais recentes no país, já alcança bons lugares nos resultados da pesquisa. Nesse sentido, 39% considerariam utilizar a plataforma, 23% já utilizaram pelo menos uma vez e 19% assinaram a plataforma nos últimos 12 meses. Por ser uma plataforma tão recente, esses números são bem expressivos.

Também é curioso que, na pergunta de conhecimento espontâneo, 23% associam o YouTube a um serviço de streaming de vídeo – ainda que a ferramenta funcione principalmente no modelo gratuito e seja equiparada frequentemente a redes sociais.

Experiência com as marcas

Nessa seção, avaliamos o índice de satisfação e o CEV das marcas avaliadas.

Nesse sentido, identificamos a satisfação geral com as marcas. Esse índice é calculado a partir de uma escala de 5 pontos em que 1 é totalmente insatisfeito e 5 é totalmente satisfeito. A média de satisfação é uma média ponderada, que considera a quantidade de entrevistados e o peso de cada nota. 

O ranking de satisfação segue com a Netflix em primeiro lugar sem muitas surpresas. No entanto, dessa vez, a plataforma ficou empatada com a HBO Max, com 4,0. Em seguida vem o Amazon Prime Video, Disney+ e Star+, empatadas com 3,9.

No CEV – Customer Emotional Value, indicador desenvolvido pelo Opinion Box em parceria com a Expertise -, com pequena variação, a Netflix volta ao primeiro lugar, com 82,4, e com a HBO Max logo abaixo, com 82,3. O CEV do segmento foi 81,2.

Sobre a pesquisa

Os dados da pesquisa do Opinion Box Insights: Streaming foram coletados em novembro de 2021, com mais de 2.000 internautas de todos os estados brasileiros, por meio do Painel de Consumidores do Opinion Box.

A margem de erro é de 2,2pp e a pesquisa respeitou todas as proporções de região, idade, gênero e classe social no país.

Caso você queira acessar a pesquisa na íntegra, é só fazer o download do relatório completo e gratuito. 

Você também pode fazer a sua pesquisa de mercado com nossos especialistas para avaliar o comportamento dos consumidores do seu segmento de atuação. Entre em contato conosco para saber mais!

Também poderá gostar de: