A segmentação de mercado é uma das ferramentas mais eficientes para os profissionais de marketing trabalharem bem seu público-alvo. Segmentando seu mercado fica mais fácil para personalizar suas campanhas, focar no que é necessário e agrupar consumidores semelhantes para todo tipo de ação.
Descubra de uma vez por todas o que é a segmentação de mercado e como essa estratégia pode impulsionar seu negócio:
O que é a segmentação de mercado?
Segmentação de mercado é um processo de dividir o seu público em diferentes grupos e segmentos com base em certas características. O membro desses grupos compartilha características semelhantes e geralmente tem um ou mais de um aspecto comum entre eles.
Existem muitas razões pelas quais a segmentação de mercado é feita. Um dos principais motivos é criar ações de marketing personalizadas para cada segmento e atendê-los de acordo.
Assim, a segmentação de mercado existe basicamente para resolver um grande problema dos profissionais de marketing: gerar mais conversões. É possível obter mais conversões por meio de campanhas de marketing personalizadas que exigem que os profissionais de marketing segmentem o mercado e elaborem estratégias melhores de produto e comunicação de acordo com as necessidades dos segmentos.
Por que você deve segmentar o mercado
A dúvida do porquê fazer segmentação de mercado é fácil de responder. Isso porque as vantagens são várias.
Organizando o mercado-alvo de sua empresa em grupos segmentados, os profissionais de marketing podem ser mais eficientes com seu tempo, dinheiro e outros recursos.
A segmentação de mercado também reduz o risco de uma campanha de marketing malsucedida ou ineficaz. Quando você divide o um mercado com base em características-chave e personalizam suas estratégias com base nessas informações, há uma chance muito maior de sucesso do que se eles criassem uma campanha genérica e tentassem implementá-la em todos os segmentos simultaneamente.
Os profissionais de marketing também podem nos segmentar para priorizar seus públicos-alvo. Se a segmentação mostrar que alguns consumidores estariam mais propensos a comprar um produto do que outros, os profissionais de marketing podem alocar melhor sua atenção e seus recursos em quem realmente importa no momento.
Características do público-alvo para segmentação
De forma parecida com as pesquisas de mercado, a segmentação de mercado leva em consideração algumas características básicas para categorizar seu público. Novamente, assim como nas pesquisas, essas características variam de acordo com seu negócio e objetivo. Além disso, elas podem ser inúmeras. Mesmo assim, as mais comuns para levar em conta são:
Gênero
O gênero é uma das bases mais simples, porém importantes, da segmentação de mercado. Os interesses, necessidades e desejos de homens e mulheres diferem em muitos níveis. Assim, os profissionais de marketing se concentram em diferentes estratégias de marketing e comunicação para ambos. Este tipo de segmentação é muito comum no caso da indústria de cosméticos e moda, por exemplo.
Faixa etária
A maioria dos produtos no mercado não é universal para ser usada por todas as faixas etárias. Mesmo que seja utilizável por todos, ainda assim a forma como um produto é comprado ou consumido certamente vai variar com a idade. Assim, segmentando o mercado de acordo com a faixa etária desejada, os profissionais de marketing criam melhores estratégias de marketing e comunicação e obtêm melhores taxas de conversão.
Renda
A divisão por faixas de renda remete ao poder de compra do público-alvo. É também um dos fatores-chave para decidir se comercializa o produto como uma necessidade, um desejo ou um luxo. Essas faixas são geralmente estipuladas por letras que vão de A até E. A forma mais utilizada nas pesquisas de mercado e no marketing para a classificação ABCDE é representada por salários mínimos que o grupo familiar ganha mensalmente.