O que é segmentação de mercado e como segmentar seus consumidores

Pedro D'Angelo
O que é segmentação de mercado e como segmentar seus consumidores

A segmentação de mercado é uma das ferramentas mais eficientes para os profissionais de marketing trabalharem bem seu público-alvo. Segmentando seu mercado fica mais fácil para personalizar suas campanhas, focar no que é necessário e agrupar consumidores semelhantes para todo tipo de ação.

Descubra de uma vez por todas o que é a segmentação de mercado e como essa estratégia pode impulsionar seu negócio:

O que é a segmentação de mercado?

Segmentação de mercado é um processo de dividir o seu público em diferentes grupos e segmentos com base em certas características. O membro desses grupos compartilha características semelhantes e geralmente tem um ou mais de um aspecto comum entre eles.

Existem muitas razões pelas quais a segmentação de mercado é feita. Um dos principais motivos é criar ações de marketing personalizadas para cada segmento e atendê-los de acordo.

Assim, a segmentação de mercado existe basicamente para resolver um grande problema dos profissionais de marketing: gerar mais conversões. É possível obter mais conversões por meio de campanhas de marketing personalizadas que exigem que os profissionais de marketing segmentem o mercado e elaborem estratégias melhores de produto e comunicação de acordo com as necessidades dos segmentos.

Por que você deve segmentar o mercado

A dúvida do porquê fazer segmentação de mercado é fácil de responder. Isso porque as vantagens são várias.

Organizando o mercado-alvo de sua empresa em grupos segmentados, os profissionais de marketing podem ser mais eficientes com seu tempo, dinheiro e outros recursos.

A segmentação de mercado também reduz o risco de uma campanha de marketing malsucedida ou ineficaz. Quando você divide o um mercado com base em características-chave e personalizam suas estratégias com base nessas informações, há uma chance muito maior de sucesso do que se eles criassem uma campanha genérica e tentassem implementá-la em todos os segmentos simultaneamente.

Os profissionais de marketing também podem nos segmentar para priorizar seus públicos-alvo. Se a segmentação mostrar que alguns consumidores estariam mais propensos a comprar um produto do que outros, os profissionais de marketing podem alocar melhor sua atenção e seus recursos em quem realmente importa no momento.

Características do público-alvo para segmentação

De forma parecida com as pesquisas de mercado, a segmentação de mercado leva em consideração algumas características básicas para categorizar seu público. Novamente, assim como nas pesquisas, essas características variam de acordo com seu negócio e objetivo. Além disso, elas podem ser inúmeras. Mesmo assim, as mais comuns para levar em conta são:

Gênero

O gênero é uma das bases mais simples, porém importantes, da segmentação de mercado. Os interesses, necessidades e desejos de homens e mulheres diferem em muitos níveis. Assim, os profissionais de marketing se concentram em diferentes estratégias de marketing e comunicação para ambos. Este tipo de segmentação é muito comum no caso da indústria de cosméticos e moda, por exemplo.

Faixa etária

A maioria dos produtos no mercado não é universal para ser usada por todas as faixas etárias. Mesmo que seja utilizável por todos, ainda assim a forma como um produto é comprado ou consumido certamente vai variar com a idade. Assim, segmentando o mercado de acordo com a faixa etária desejada, os profissionais de marketing criam melhores estratégias de marketing e comunicação e obtêm melhores taxas de conversão.

Renda

A divisão por faixas de renda remete ao poder de compra do público-alvo. É também um dos fatores-chave para decidir se comercializa o produto como uma necessidade, um desejo ou um luxo. Essas faixas são geralmente estipuladas por letras que vão de A até E. A forma mais utilizada nas pesquisas de mercado e no marketing para a classificação ABCDE é representada por salários mínimos que o grupo familiar ganha mensalmente.

Localização

O local onde o público-alvo vive também afeta a decisão de compra. Dependendo da sua localização, certos produtos podem ser mais úteis, mais acessíveis e necessários. Quem mora em regiões mais secas depende menos de guarda-chuvas do que quem mora em zonas de maior precipitação, certo?

Escolaridade e ocupação

A profissão e o grau de escolaridade também são fatores importantes. Há ainda muitos produtos que atendem a um público envolvido em uma ocupação específica. Do mesmo jeito, escolaridades mais altas significam necessidades diferentes e específicas.

Hábitos de consumo e uso

Os hábitos do consumidor dizem sobre a forma como ele utiliza um produto e isso faz toda diferença. Pessoas de grupos diferentes fazem uso de produtos de forma distinta, podendo usar com mais ou menos intensidade, com maior ou menor frequência, etc.

Para entender esses hábitos, nada melhor que uma pesquisa. Pesquisas de mercado voltadas para hábitos de consumo são a melhor forma de investigar como o consumidor pesquisa, compra e consome todo tipo de produto ou serviço. Com essas informações fica muito mais fácil segmentar corretamente seu mercado.

Como fazer sua segmentação de mercado

Com base nos critérios acima e em quaisquer outros que podem fazer a diferença para o seu negócio, é hora de fazer a segmentação de mercado de fato.

O primeiro passo para fazer a segmentação correta será definir seus objetivos. Por que você vai segmentar? Já pense em como a segmentação será utilizada em ações futuras para começar a traçar os grupos que serão divididos.

Em seguida, estabeleça os critérios que fazem a diferença para o seu negócio. Os critérios demográficos devem ser considerados? Os hábitos e estilo de vida do consumidor são importantes para agrupar os consumidores? Primeiro, você deve saber o que quer saber para depois levantar as informações certas sobre o público.

Por fim, como você vai obter informações sobre o seu público a fim de dividi-lo nos grupos certos? Nessa etapa, as pesquisas de mercado vão ajudar bastante.

Com uma pesquisa de mercado você consegue traçar um perfil dos seus consumidores para em seguida agrupá-los em segmentações diferentes. Conhecer bem o seu consumidor é essencial para traçar qualquer ação eficiente de verdade. E nada melhor do que conversar diretamente com ele para isso.

Por isso, quando for pensar em segmentação de mercado, não ignore o poder de uma boa pesquisa. E na hora de fazer uma pesquisa, conte com o Opinion Box. Para te inspirar a começar a investir nas pesquisas, baixe no banner abaixo o nosso Guia da Pesquisa de Mercado Online. O guia é um book com os principais princípios da pesquisa para que você precisa para tirar suas pesquisas do papel agora mesmo!

Também poderá gostar de:

Cultura organizacional: como implantar uma cultura forte na sua empres... A cultura organizacional é um ponto que merece muita atenção da liderança da empresa. Descubra o que é, por que ela e tã...
Como o SaaS está mudando o dia a dia dos profissionais de marketing SaaS, ou Software as a Service, é um termo que define todo tipo de software que oferece um serviço online sem precisar q...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.