Saúde Mental no Brasil: pesquisa exclusiva sobre hábitos, cuidados e opiniões sobre saúde mental

Danielle Salgado
Saúde Mental no Brasil: pesquisa exclusiva sobre hábitos, cuidados e opiniões sobre saúde mental

Como você tem cuidado da sua saúde mental? Depois de dois anos de pandemia, muita coisa mudou e é preciso entender os impactos desse período em nossa saúde. O ditado popular “mente sã, corpo são!”, nos alerta que o corpo e a mente andam juntos, e ter cuidado apenas com a sua saúde física, não basta.

Para entender como o brasileiro tem cuidado da sua saúde mental, o Opinion Box, em parceria com a Ter.a.pia, realizou uma pesquisa que mostra os cuidados com a mente de homens e mulheres, pessoas de diferentes idades e classes sociais. 

Confira abaixo alguns dados exclusivos que descobrimos nesse estudo.

Cuidados com a saúde mental no Brasil

Falar sobre saúde mental já não é mais um tabu. Felizmente esse cenário mudou e, hoje vemos como a saúde mental é uma preocupação para muitos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 82% concordam que doenças mentais precisam ser levadas mais a sério. 

Entre os entrevistados, 58% afirmam que cuidam da própria saúde mental. Segundo 23% das pessoas que participaram da pesquisa, elas gastam, mensalmente, entre 100 e 200 reais com algum tipo de psicoterapia ou análise. Enquanto isso, outros 15%, chegam a gastar mais de 500 reais. 

Por outro lado, 46% responderam não ver necessidade no momento atual em fazer acompanhamento com um profissional. Para algumas pessoas, existem outras alternativas para cuidar da saúde mental. Atividades como fazer exercícios físicos, passar tempo com os amigos e até cuidar da alimentação podem ser uma boas opções.

 A atividade física reduz os níveis de ansiedade e estresse, e está entre as práticas favoritas para cuidar da mente e do bem-estar, com 47% de preferência. Além disso, 37% passam tempo com a família e amigos e 35% cuidam da alimentação.

Internet, redes sociais e saúde mental 

A relação entre a internet, as redes sociais e a saúde mental das pessoas é complexa e multifacetada. Por um lado, a internet e as redes sociais oferecem oportunidades de conexão social e acesso a informações úteis, o que pode promover o bem-estar emocional.

No entanto, também estão associados a vários desafios para a saúde mental. O uso excessivo das redes sociais pode levar à comparação constante com os outros, desencadeando sentimentos de inadequação e ansiedade, além de dificultar a atenção e o foco das pessoas.

Dessa forma, 65% concordam que as redes sociais podem ser muito tóxicas para a saúde mental.  

O impacto dos influenciadores na saúde mental das pessoas

Alguns dados comprovam o poder de transformação e, claro, de influência que os influencers têm sobre o comportamento de seus seguidores.

É positivo olhar para números que mostram, por exemplo, que 60% já mudaram de opinião em razão de conteúdo de influenciadores. Mais importante ainda é notar que 62% já mudaram a forma como encaram questões de saúde mental por conta do trabalho de influencers. 

Ainda assim, 57% acreditam que influenciadores digitais podem ajudar ou atrapalhar a saúde mental das pessoas. Nesse sentido, é fundamental selecionar bem as pessoas que você deseja acompanhar e se inspirar nas redes.

Saúde Mental entre as gerações

As distinções com o cuidado com a saúde mental, também são vistas entre as  diferentes idades. São as  gerações mais novas, que estão mais preocupadas com a mente. Entre os jovens de 18 a 29 anos, 25% fazem terapia. Já entre os mais velhos, com 50 anos ou mais, apenas 14% fazem acompanhamentos.

Saúde Mental no trabalho e na vida profissional

O trabalho contribui para uma boa saúde mental, mas um ambiente de trabalho negativo pode levar a sérios problemas de saúde. Os dados, inclusive, comprovam isso.

De acordo com a pesquisa, 40% dos entrevistados afirmaram que o trabalho impacta negativamente na saúde mental. 

Existem muitas práticas que organizações podem realizar para promover a saúde mental no local de trabalho. Tais ações também beneficiam a produtividade do colaborador e, mais ainda, podem até atrair novos talentos para a sua empresa. 61% dos entrevistados disseram que escolheriam trabalhar em uma empresa que tenha programas voltados para cuidados com a saúde mental.

Por outro lado, 4 em cada 10 pessoas entrevistadas acreditam que sua empresa atual se preocupa com a saúde mental dos profissionais. Ainda assim, enquanto 3 em cada 10 se mantiveram neutras no assunto, quase 30% apontam que não, suas empresas atuais não estão preocupadas com a saúde mental.

Regime de trabalho: presencial, híbrido ou remoto?

Além disso, desde 2020, foi grande o número de empresas que abandonaram os escritórios para trabalhar de casa. Hoje, boa parte dessas empresas já voltaram aos escritórios, total ou parcialmente, mas ainda existe quem está há 3 anos trabalhando no próprio lar.

Saúde Mental no Brasil: pesquisa exclusiva sobre hábitos, cuidados e opiniões sobre saúde mental

Como você pôde observar no gráfico acima, 2 em cada 3 profissionais está trabalhando de forma totalmente presencial, mas quando perguntados sobre o que preferem, uma boa parcela afirma que gostaria de ter a opção de trabalhar remotamente, mesmo que apenas de vez em quando.

E quando relacionamos o regime de trabalho à saúde mental, o modelo híbrido é o mais pedido: 40% preferem esse modelo pensando em seu bem-estar. Os motivos por trás de quem prefere o híbrido passam pelas interações sociais e pela mudança de ambientes, mas sem deixar totalmente o conforto do trabalho remoto.

Sobre a pesquisa de saúde mental no Brasil

A nossa saúde mental e física andam juntas. Por isso é preciso ter atenção e cuidado com as questões psicológicas. Acima de tudo, é fundamental estar com a sua saúde mental em dia. Por isso, se precisar de ajuda não hesite em procurar. 

Por fim, para a realização da pesquisa sobre saúde mental nas empresas durante a pandemia, escutamos 2.119 internautas de todos os estados brasileiros, através do Painel de Consumidores do Opinion Box. As entrevistas foram coletadas em agosto de 2023. Aproveite e acesse o relatório completo e gratuito do estudo:

Caso queira fazer a sua própria pesquisa de mercado, com seus colaboradores ou com qualquer público de internautas brasileiros, fale com o nosso time de especialistas

Também poderá gostar de: