Pesquisa de satisfação para eventos: como fazer e questionário de avaliação de evento

Pesquisa de satisfação para eventos: como fazer e questionário de avaliação de evento

Quer saber se o seu evento foi um sucesso? Faça uma pesquisa de satisfação de eventos e descubra o que melhorar na próxima edição! Oferecemos um questionário com 18 questões para pesquisa de avaliação de evento!

Realizar um evento corporativo requer muito planejamento. Seja uma festa para o seu público interno, uma feira, um congresso ou qualquer tipo de evento para gerar relacionamento e exposição da sua marca, os eventos precisam ser feitos com muito cuidado. Caso contrário, ao invés de trazer uma imagem positiva para a sua empresa, o efeito pode ser exatamente o oposto.

Após a realização, é fundamental fazer uma pesquisa de avaliação do evento para entender o que o público achou, quais foram os pontos positivos e negativos e o que é possível melhorar em uma próxima edição.

Quem está envolvido na produção e organização nunca conseguirá ter a visão de quem está participando como convidado. Por isso, apenas através de uma pesquisa será possível descobrir se o coffee break estava gostoso, se os palestrantes convidados atenderam às expectativas e se as pessoas pretendem participar de uma nova edição do mesmo evento.

Como fazer uma pesquisa de avaliação de evento

Não faça a sua pesquisa de avaliação no local, durante a realização do evento. A logística é mais complicada e nem todo mundo vai querer parar para responder a sua pesquisa.

O melhor caminho é enviar a sua pesquisa por email, junto com uma mensagem agradecendo a participação e reforçando a importância de que eles respondam ao questionário.

O tipo de evento vai dar o tom da mensagem. Não faz sentido mandar um email muito engraçadinho para um evento mais formal, ou um email muito seco para um evento que foi super descolado e inovador. Simpatia e cordialidade, por outro lado, vale em todos os casos.

Para realizar a pesquisa por email, é fundamental, claro, que você tenha o mailing com todos que participaram do evento. Por isso, planeje-se para captar esses emails em algum momento do evento: no credenciamento costuma ser mais eficiente do que no momento da compra do ingresso, assim não corre o risco de você agradecer a participação de alguém que comprou o ingresso e acabou não comparecendo.

Pesquisa de satisfação para eventos: como fazer e questionário de avaliação de evento

Como criar um questionário de avaliação de evento

Nota geral

A melhor forma de começar seu questionário é solicitando uma nota geral. O ideal é que o entrevistado dê a nota geral antes de refletir sobre cada um dos aspectos em particular, dessa forma, ele estará realmente falando do evento como um todo e será possível avaliar, pela análise dos dados, se a impressão geral do evento foi positiva, negativa ou neutra.

Procure utilizar uma questão de escala para a nota geral. Neste caso, utilize uma escala que possua um número ímpar de notas, por exemplo, de 1 a 5.

Os entrevistados que derem a nota que representa o meio da escala, no caso 3, estão dando uma nota neutra. Abaixo dela, é uma nota negativa, e acima, positiva.

Recomendado para você:  Conheça os tipos de pergunta e quando usar cada um na sua pesquisa de mercado

Avaliação dos itens principais

Pense nos principais elementos do seu evento e peça para os entrevistados avaliarem cada um deles individualmente. É importante que as avaliações sejam feitas sempre da mesma forma. Assim, se você utilizar uma questão de escala para avaliar o buffet, utilize a mesma escala para todos os demais itens. Dessa forma fica mais fácil comparar os itens e entender qual foi o que mais agradou e o que menos agradou.

Uma forma muito eficiente é utilizar questões de resposta única, com alternativas que variam de péssimo a ótimo. Neste caso, é importante ter o mesmo número de alternativas negativas e positivas, e uma alternativa neutra. Por exemplo: Péssimo, ruim, regular, bom e ótimo. Assim fica claro saber exatamente o que a pessoa achou.

Questões abertas

Deixe sempre uma questão para que a pessoa possa dar sugestões ou fazer reclamações. É importante ouvir o que os convidados tem a dizer, e podem vir informações muito interessantes, que você não conseguiria obter de outra forma.

Para aprender a usar perguntas abertas na sua pesquisa, não deixe de ler este conteúdo.

Indicação

Uma forma excelente de medir a satisfação com eventos é perguntar se a pessoa indicaria o evento para outras pessoas. Além disso, confira também se ela pretende voltar em uma nova edição. Estas são perguntas recorrentes em pesquisas de satisfação e também vão indicar se os clientes saíram satisfeitos do seu evento ou não.
<

Questionário gratuito

Vai fazer uma pesquisa de avaliação de evento? Nós preparamos um questionário gratuito com 18 questões para você lançar a sua pesquisa. O questionário é editável para você inserir, excluir e editar as perguntas e deixá-lo com a sua cara. Continue até o fim do post e acesse o questionário gratuito!

Analisando os resultados

Agradar a todos nunca é possível. Por isso, esteja preparado para receber alguns feedbacks negativos em sua pesquisa de avaliação de evento. Não fique decepcionado e encare cada reclamação como uma oportunidade para melhorar e surpreender na próxima edição.

Para entender se o evento foi satisfatório, avalie a nota geral e a quantidade de pessoas que afirmaram que indicariam e retornariam ao evento. Se essas questões tiverem resultados negativos, é necessário rever o evento como um todo e analisar cada uma das avaliações dos itens principais para avaliar o que deu errado. Por outro lado, se você obteve bons resultados nessas questões, significa que o evento teve um resultado positivo.

Agora é hora de analisar os itens avaliados individualmente. Uma forma de visualizar mais facilmente os resultados é somar os resultados positivos e os resultados negativos. As questões que possuírem um número maior de respostas negativas merecem uma atenção maior.

Por último, leia as questões abertas e encontre os insights – tanto positivos quanto negativos.

Não se esqueça de preparar um relatório com todos os resultados obtidos durante a pesquisa e apontar os pontos de melhoria, para que você não se esqueça deles na hora de realizar o planejamento de seu próximo evento.

Precisa de ajuda para fazer a sua pesquisa? Fale com um de nossos especialistas.

Acesse aqui o seu questionário de avaliação de evento.

Também poderá gostar de:

AUTOR

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.