Proposta de Valor: tudo que você precisa saber

Danielle Salgado
Proposta de Valor: tudo que você precisa saber

A proposta de valor define como uma empresa irá criar valor para os clientes e se destacar da concorrência. Dessa forma, ela é um elemento fundamental para qualquer tipo de negócio, pois fortalece o relacionamento com o cliente e agrega valor a ela.

Afinal de contas, ela ajudará o consumidor a ver que uma empresa está apta a solucionar suas necessidades, fazendo com que ele fique mais disposto a fechar negócio com ela. No entanto, como fazer uma boa proposta de valor? Quais são os principais benefícios em criar essa proposta?

Pensando nisso, separei neste artigo tudo que você precisa saber para criar uma proposta de valor para o seu negócio. Vamos lá?  

O que é uma proposta de valor?

A proposta de valor é basicamente a promessa que uma empresa faz aos seus clientes sobre o valor que ela irá entregar em seus produtos ou serviços. Em outras palavras, é a maneira como a empresa descreve os benefícios que ela oferece e como ela se diferencia da concorrência.

Sendo assim, uma proposta de valor precisa ser bem clara, enfatizando os principais pontos fortes da empresa e como eles beneficiam seus clientes.

Dessa forma, é preciso responder à pergunta: por que os clientes devem escolher a sua empresa em vez de seus concorrentes?

Além disso, uma boa proposta de valor deve se concentrar nas necessidades e desejos dos clientes. Desse modo, é importante destacar como a empresa pode ajudar o consumidor a resolver seus problemas ou atingir seus objetivos.

Em resumo, ela deve ser facilmente compreensível e convincente o suficiente para atrair novos clientes e manter os atuais.

Qual a importância da proposta de valor?

Além de ser indispensável para qualquer tipo de negócio, uma proposta de valor traz grandes benefícios para as empresas quando bem executada.

Em primeiro lugar, ela ajuda a diferenciar a empresa da concorrência ao mostrar para os clientes que é única e a forma em que ela se destaca no mercado.

Mas atenção! Isso não pode ficar apenas na teoria. Afinal, não adianta passar a imagem de ser uma empresa diferenciada quando o cliente não sentir isso na prática. Para isso, a empresa realmente precisa criar estratégias para ser única.

Além disso, como uma proposta de valor eficaz se concentra no consumidor, consequentemente o relacionamento com o cliente será fortalecido, aproximando-o da empresa e aumentando as chances de fidelização.

Outras vantagens da proposta de valor são:

  • Aumento da atratividade para novos clientes;
  • Fortalecimento na tomada de decisões;
  • Melhoria na reputação de marca;
  • Orientação para a inovação;
  • E muito mais!

Como criar uma proposta de valor?

Para elaborar uma boa proposta, é fundamental seguir alguns passos importantes. Confira a seguir:

1- Conheça o seu público-alvo

Como a proposta de valor é voltada para o cliente, você precisa antes de mais nada entender o comportamento do seu consumidor.

Para isso, é preciso analisar as necessidades, desejos e problemas do seu público-alvo. Dessa forma, isso ajudará você a identificar quais benefícios ou soluções são mais importantes para eles.

A principal maneira de entender o comportamento do seu público-alvo com base em dados concretos é por meio da pesquisa de mercado. Afinal, essa é uma forma de perguntar diretamente a eles questões relacionadas ao comportamento e interesse de cada um.

2- Identifique os diferenciais do seu negócio

Faça uma análise geral de como a sua empresa se diferencia da concorrência.

Desse modo, isso pode incluir características do produto, qualidade, preço, experiência do usuário, atendimento ao cliente, entre outros aspectos que possam tornar sua oferta única.

Afinal de contas, a proposta de valor serve justamente para mostrar ao seu cliente como a sua empresa se diferencia das demais.

3- Faça uma boa estratégia de comunicação

A comunicação é a forma em que o seu negócio irá transmitir a principal mensagem da proposta de valor para o público. Para isso, ela deve ser clara e simples, transmitindo o valor que sua empresa ou produto oferece.

Por exemplo, algo como “Oferecemos a melhor qualidade pelo menor preço”, “Nosso atendimento é diferenciado e resolvemos seus problemas rapidamente” ou “Nossa tecnologia inovadora economiza tempo e dinheiro” transmite o recado de forma bem objetiva.

Após definir a mensagem, é importante comunicá-la de forma eficaz. Isso pode incluir a criação de um slogan ou a criação de conteúdos que envolvam vídeos, imagens, textos e ações promocionais que enfatizem seus diferenciais e benefícios, por exemplo.

Vale ressaltar que uma proposta de valor eficaz deve ser clara, convincente e ressaltar os benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço para atrair e fidelizar seus clientes.

Exemplos de proposta de valor

E na prática, como visualizamos uma proposta de valor? Para que você possa visualizar melhor, eu trouxe aqui um esquema que ilustra como acontece o processo criativo de uma proposta de valor.

Proposta de Valor: tudo que você precisa saber

Além disso, também selecionei propostas de valor feitas por algumas das marcas mais famosas do mercado. Veja:

  • Apple: é famosa por criar produtos inovadores e esteticamente agradáveis, que oferecem uma experiência de usuário excepcional.
  • Uber: é uma alternativa conveniente e econômica aos táxis tradicionais, permitindo que os usuários solicitem um carro com motorista através de um aplicativo móvel.
  • Amazon: oferece uma ampla variedade de produtos em todas as categorias, com preços competitivos e opções de entrega rápida.
  • Nike: encoraja as pessoas a se moverem e a fazerem atividades físicas, oferecendo produtos de alta qualidade, confortáveis e com estilo.
  • Airbnb: possui uma alternativa única e econômica aos hotéis tradicionais, permitindo que os usuários reservem estadias em casas, apartamentos ou quartos compartilhados em todo o mundo.
  • Coca-Cola: oferece uma bebida refrescante, saborosa e comemorativa, que traz uma sensação de felicidade e união.
  • PayPal: traz uma solução de pagamento on-line segura e fácil de usar, que permite aos usuários fazerem transações online sem compartilhar suas informações financeiras pessoais.

Proposta de valor: faça a sua agora mesmo!

Que tal dar o primeiro passo para fazer a proposta de valor do seu negócio e se diferenciar da concorrência no mercado? Nós podemos ajudar você nisso!

Com as soluções especializadas em pesquisa de mercado do Opinion Box, você consegue realizar pesquisas de forma segura, confiável e sem sair de casa! Quer saber mais? Fale com o nosso time de especialistas!

Também poderá gostar de: