Plataforma Saas: o que é e as vantagens de usar

Maria Luísa Andrade
Plataforma Saas: o que é e as vantagens de usar

Você certamente já deve ter utilizado alguma Plataforma Saas mesmo sem saber que estava usando. 

Hoje em dia, quando queremos assistir um filme não precisamos ir até uma locadora e alugar o DVD. Com apenas alguns cliques, acessando o Netflix e escolhemos qual título queremos ver, este é um exemplo de uma plataforma Saas.

Se você tem dúvidas sobre o que é Saas ou quer saber um pouco mais sobre o conceito, confira o post que vou responder todas as perguntas. 

O que é uma plataforma Saas?

O Saas vem do termo em inglês Software-as-a-Service que significa Software como um Serviço. Nesse sentido, são plataformas que oferecem serviços de tecnologia pela internet.

Dessa forma, você pode contratar a tecnologia de uma empresa sem precisar desenvolver ou armazenar nada. 

Como funciona uma plataforma Saas?

Serviços Saas fazem o uso da tecnologia de nuvem. A computação em nuvem é uma forma de usar o poder computacional, armazenamento de dados através de uma plataforma de serviços acessada pela internet. 

Dessa forma, todos os usuários compartilham de uma mesma infraestrutura que está armazenada em um servidor central. Por isso, não é necessário que quem está usando o software faça alguma manutenção ou atualização, fica tudo por conta da empresa que fornece o serviço. 

Na maior parte dos casos, não é necessário instalar nada nos dispositivos. Apenas acessando o navegador de internet, com um login e senha, o usuário consegue acessar a plataforma. 

Vantagens de usar uma plataforma Saas

Utilizar uma plataforma Saas tem muitas vantagens e eu vou te contar algumas delas. 

Menos gastos

Por acessar tudo pela internet você não precisa ter gastos com infraestrutura e nem mesmo com o armazenamento de dados. Além disso, você pode contratar os serviços conforme a sua necessidade e demanda. 

Disponível em qualquer lugar

Se você contratou um Saas basta estar conectado à internet que pode acessar de qualquer lugar. O software fica hospedado em uma nuvem e com o seu login, você pode acessar estando em casa ou no escritório. Por ser um serviço fornecido pela internet, o usuário pode conectar em diferentes dispositivos e de qualquer local, facilitando o trabalho. 

Atualizações e manutenção automática

Com um serviço Saas, você não precisa ter a dor de cabeça de se preocupar com atualizar ou fazer a manutenção do software. Tudo isso fica por conta da empresa que está vendendo o serviço, tudo acontece de forma automática.

Escalabilidade

Os serviços em nuvem são entregues sob demanda, usando recursos apenas quando forem realmente necessários. Além disso, a cobrança é feita a partir da utilização, você sempre pode entrar em contato quando precisar de uma nova funcionalidade ou uma melhoria no plano.

Exemplos de plataformas Saas

Existe uma grande variedade de serviços Saas. Hoje em dia, você consegue encontrar ferramentas para melhorar a experiência do seu cliente, criar uma loja online e fazer pesquisas de mercado.

Dropbox

O Dropbox é uma plataforma de armazenamento de arquivos. Você consegue guardar todos os seus arquivos em uma nuvem e acessá-los de qualquer dispositivo, sempre que precisar. Uma vantagem da ferramenta é a possibilidade de compartilhar os seus arquivos com a sua equipe de trabalho.

RD Station

O RD Station oferece soluções para te auxiliar na gestão de marketing e vendas. O software reúne os principais recursos para realizar uma estratégia de Marketing Digital em um só lugar, e você pode fazer diferentes ações em um único software, com mais eficiência e produtividade.

Nuvemshop

O Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce, ideal para quem deseja começar a vender online. Com ela, você consegue criar sua loja virtual sem precisar ter conhecimento de programação. A plataforma conta com vários templates para personalizar e você pode escolher o plano que esteja de acordo com a sua necessidade. 

Plataforma de Pesquisa

A Plataforma de Pesquisa do Opinion Box permite que você faça pesquisas de mercado online sem precisar sair de casa. Você pode fazer pesquisas a partir de R$250 com o nosso painel de consumidores e receber todos os resultados em poucos dias. 

Todas as nossas pesquisas são feitas com um Painel de Consumidores, que conta com mais de 150 mil usuários que estão aptos a responder qualquer tipo de pesquisa. Além disso, você também pode acompanhar todos os resultados em tempo real. 

Se você deseja fazer a sua pesquisa de mercado, não perca tempo e fale agora mesmo com um de nossos consultores. 

Também poderá gostar de: