Pesquisas para abrir novos negócios: 5 erros comuns e como evitá-los

Pedro D'Angelo
Pesquisas para abrir novos negócios: 5 erros comuns e como evitá los

A ideia de abrir novos negócios pode seduzir muitas pessoas. Mas como colocar esse plano em prática corretamente?

Começar uma empresa do zero requer um bom planejamento, uma dose de coragem e, claro, um embasamento que só uma pesquisa pode te dar. Algumas pesquisas específicas serão essenciais para abrir novos negócios que dão certo de verdade. Afinal, pode ser que sua ideia seja boa, mas não tenha o potencial de negócio que você imagina.

E ninguém pode se dar ao luxo de investir sem segurança, não é mesmo?

Por isso, vamos explorar agora o mundo das pesquisas para abrir negócios. Nós já falamos em outro post sobre as pesquisas indispensáveis para abrir uma empresa, mas agora vamos além. Continue lendo para descobrir os erros mais comuns nesses estudos e como evitar cada um deles.

Boa leitura e bons negócios!

Por que fazer pesquisas de mercado para abrir novos negócios

O principal objetivo de uma pesquisa de mercado é te munir de dados. Esses dados vão servir para embasar qualquer decisão de negócio, grandes ou pequenas, em qualquer momento da vida do seu empreendimento.

Antes de mais nada, a pesquisa ajuda a validar a viabilidade do seu negócio. Você vai abrir uma empresa, mas será que o consumidor quer e precisa do seu produto ou serviço? Essa é a pergunta primordial para quem quer abrir novos negócios e uma pesquisa ajuda facilmente a te provar se a ideia realmente deve ser tirada do papel conforme seu plano.

Da mesma forma, as pesquisas te orientam na precificação do seu produto ou serviço. Imagine cobrar caro demais e não ter clientes! E se cobrar barato demais e não tiver lucro? Validar o preço com pesquisas vai evitar que essas duas situações acabem com sua ideia de negócio.

Uma boa pesquisa também te ajuda a conhecer melhor o seu público-alvo. Para lançar seu empreendimento, para realizar campanhas e marketing e para conquistar clientes fiéis, você deve saber exatamente com quem você está falando. As pesquisas possibilitam isso ao criarem um perfil bem definido do tipo de pessoa com quem você vai se relacionar.

Até aqui já deve ter ficado claro por que você deve confiar nas pesquisas de mercado, certo? Então vamos aprender a fazê-las corretamente!

Erros comuns e como evitá-los nas suas pesquisas

1. Confiar na opinião de pessoas conhecidas

Se você fizer uma pesquisa apenas com pessoas que te conhecem e gostam de você, é bem provável que elas não te deem feedbacks negativos. A visão de quem é próximo do seu negócio pode ser favorável a ele, ao invés de correta. Por isso, nas pesquisas para abrir novos negócios é importante ouvir a opinião de pessoas neutras.

Entreviste grupos de pessoas que representem seu público, mas que não tenham relação com você e sua ideia de negócio. Só assim você garante opiniões honestas de verdade sobre o que você quer vender. Para resolver isso, recorra a painéis de consumidores. Esse tipo de solução, como o Opinion Box oferece, te conecta aos entrevistados que seu novo negócio precisa – com opiniões honestas e livres de qualquer viés.

2. Questionários que não transmitem o valor do seu negócio

As perguntas da sua pesquisa de mercado vão te fornecer dados importantes, mas só se elas estiverem formuladas corretamente. Por isso, falando em pesquisas para abrir novos negócios, você vai precisar de todo cuidado para transmitir o seu valor na forma das perguntas.

Para que seu entrevistado possa avaliar corretamente sua ideia de negócio, descreva-a de forma clara no questionário. Diga do que se trata o negócio, as dores que ele resolve e como o cliente poderia ser beneficiado por suas soluções.

Muitas vezes, quando temos uma boa ideia, temos receio de compartilhá-la. Vai que alguém copia o seu plano, não é mesmo? Mesmo assim, seu questionário de pesquisa deve conter, em linhas gerais, o que seu negócio propõe. A opinião do consumidor deve estar bem embasada na sua proposta para que ela valha como um guia para suas decisões.

3. Perguntas que não deixam espaço para feedback negativo

Nas pesquisas para abrir novos negócios, precisamos encarar a verdade. E sim, muitas vezes a verdade dói.

Os questionários de pesquisa devem dar o espaço necessário para que o consumidor expresse sua opinião, seja ela positiva ou negativa. Uma pesquisa de mercado que oferece apenas opções favoráveis à sua ideia não vai te levar a lugar nenhum. Pelo contrário, ela pode te fornecer uma ideia equivocada de que sua empresa vai funcionar de uma forma que, na prática, não vai acontecer. E o prejuízo que isso causa pode ser caro demais.

4. Termos e perguntas que o entrevistado não entende

Ao criar um questionário de pesquisa você deve saber exatamente com quem está falando, mas o cuidado não para por aí. Conhecendo o seu público-alvo, você precisa adaptar a linguagem do questionário de forma que ele será totalmente compreendido.

Na mesma linha do erro sobre o valor do seu negócio, fale de forma clara e direta com o seu entrevistado. Evite termos técnicos e que só os especialistas na sua área vão entende. Coloque-se no lugar do seu consumidor na hora de reler e revisar o seu questionário. De preferência, peça a alguém de menor envolvimento na pesquisa para testá-la também.

5. Questionário longo demais

Da mesma forma como você deve se atentar à clareza dos enunciados, atenção para a duração do seu questionário. Pesquisas longas demais pode fazer com que o entrevistado desista de responder no meio do caminho ou pior: faz com que ele perca a atenção e responda qualquer coisa.

Para evitar esse erro, teste com várias pessoas a aplicação do questionário e meça o tempo gasto por cada uma. Avalie a experiência desses entrevistados e reveja perguntas que não são extremamente necessárias para o objetivo da sua pesquisa.

Recomendado para você:  Questionário de pesquisa: quantas perguntas eu preciso fazer?

Consultoria para criar um questionário de pesquisa

Quer ajuda para evitar os erros acima? Fale com especialistas em pesquisa de mercado. O time do Opinion Box está aqui disponível para conversar sobre suas demandas e te ajudar a garantir que sua pesquisa vai render ótimos resultados para você e seu negócio.

Se quiser bater um papo para criar um questionário de pesquisa infalível, é só falar com a gente aqui.

Também poderá gostar de: