Pesquisas de mercado online: 5 pesquisas que você pode fazer gastando menos de mil reais

Pedro D'Angelo
Pesquisas de mercado online: 5 pesquisas que você pode fazer gastando menos de mil reais

Fazer uma pesquisa de mercado não precisa ser caro. A prova disso é a chegada das ferramentas digitais que democratizam o uso da pesquisa de mercado online. Hoje, é possível fazer seus próprios projetos de pesquisa totalmente online, sozinho e gastando muito pouco – ou até mesmo nada!

Se você quer conhecer melhor seus consumidores, entender o seu mercado a fundo e até seus concorrentes, faça pesquisas de mercado online. Sabendo desse potencial, de como as pesquisas podem ajudar no seu negócio, vou te convencer agora que você pode separar um orçamento baixo para conseguir dados tão importantes. Descubra 5 tipos de pesquisas de mercado online para fazer gastando menos de mil reais:

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação serve para ouvir a opinião de quem realmente importa: seus clientes. O que eles acham do seu produto? Como eles avaliam o seu atendimento? Como tem sido a experiência do cliente com a marca? Essas perguntas são respondidas facilmente e ajudam a resolver problemas importantes que um negócio pode ter.

Além de ser uma ótima forma de conseguir insights sobre seu negócio, uma pesquisa de satisfação tem outra grande vantagem. Esse é um dos tipos de pesquisa de mercado online mais baratos e fáceis de fazer. Uma pesquisa de satisfação utiliza seus próprios contatos, então você não precisa contratar entrevistados. Além disso, você pode enviar a pesquisa por email ou por outros canais de comunicação que você já tem. Assim, pesquisas de satisfação podem ser feitas até gratuitamente. 

Pesquisas de mercado online: 5 pesquisas que você pode fazer gastando menos de mil reais

Pesquisa de Buyer Persona

Conhecer o seu cliente é fundamental e a ideia das Buyer Personas é te ajudar nessa tarefa. As Buyer Personas são representações do seu cliente ideal que podem ser utilizadas por diferentes áreas da empresa e em diferentes momentos. A Buyer Persona é um personagem criado, mas não inventado. Isso quer dizer que ele é resultado de pesquisa, e não de suposições. Por isso, o primeiro passo é fazer um levantamento de quem, hipoteticamente, se identificaria com as suas soluções.

Um questionário de Buyer Persona vai variar muito de acordo com sua empresa ou produto. Mesmo assim, algumas perguntas não podem faltar. Procure entender o perfil geral dos seus clientes: sexo, idade, renda, onde vive etc. Para cumprir essa tarefa, faça uma pesquisa com um público mais amplo e, na hora de analisar, encontre padrões que se repetem para criar suas personas. A melhor opção para isso é contratar um painel de consumidores e pagar por um número de entrevistas definido por você. Entrevistar consumidores anônimos e neutros é o ideal para definir suas personas e não custa caro. Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box você pode, por exemplo, contratar entrevistas que custam a partir de R$ 4.

Pesquisa para Teste de Produto

Antes de colocar qualquer novidade no mercado, teste a sua ideia. As pesquisas para teste de produto revelam se a sua ideia é mesmo boa, se os consumidores têm interesse no seu produto ou serviço e quanto eles estão dispostos a pagar pela novidade. Além disso, você vai identificar se existem concorrentes disponíveis no mercado e quais os pontos fortes e fracos dos produtos similares.

Você ainda pode testar aspectos do seu produto, como embalagem, nome do produto, atributos de valor e muito mais! Para te ajudar a fazer sua pesquisas de forma simples, rápida e com custo acessível, nós preparamos um ebook exclusivo. Nosso time de especialistas reuniu as principais informações para ajudar a criar produtos que fazem a diferença.

Nesse caso, novamente, fica a dica de utilizar um Painel de Consumidores. Pense no público-alvo do seu produto e faça uma pesquisa para testar a aceitação. Com mil reais será possível fazer uma boa quantidade de entrevistas, com uma margem de erro relativamente baixa.

Pesquisa de Teste de Campanha

Campanhas de marketing são delicadas. Uma boa campanha pode impulsionar uma marca ou produto no mercado, enquanto uma campanha rejeitada pelo público pode afundar a reputação da empresa. Por isso é importante realizar testes de campanha.

Novamente, as pesquisas de mercado online para teste de campanha salvam custando bem pouco. Escolhendo um público amplo, é possível fazer centenas de entrevistas para testar vídeos, imagens e áudios diversos. Vale tudo para garantir que o público vai reagir bem à sua publicidade.

Outra notícia boa sobre testes de campanha é que já temos questionários prontos para você. Confira aqui uma série de modelos de questionário gratuitos e editáveis para teste de campanha.

Pesquisas de mercado online para RH

Para ouvir seu público interno, melhorar a comunicação e o clima organizacional, otimizar processos e manter funcionários satisfeitos, invista em pesquisas para a área de RH. As pesquisas para RH existem para ouvir o público interno e desenvolver ações para melhorar o clima organizacional. As regras das pesquisas de mercado online acima servem novamente aqui.

Assim como nas pesquisas de satisfação, as pesquisas para RH podem ser até mesmo gratuitas. Novamente, elas são feitas com seu próprio público e distribuídas facilmente por canais que você já tem. Pesquise então o clima organizacional, a satisfação dos colaboradores e muito mais. Ouça o seu público interno para começar de dentro para fora a mudar positivamente a sua empresa.

Quer aproveitar os benefícios das pesquisas de mercado online e gastar muito pouco com isso? Comece se cadastrando na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box. O cadastro é gratuito e por lá você poderá fazer pesquisas também gratuitamente ou investindo menos de mi reais. Não perca tempo e invista em obter os melhores dados para resolver as dores do seu negócio. É só clicar no banner abaixo para começar!

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.