Pesquisa sobre o mercado de telecom no Brasil: o que pensa o consumidor?

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre o mercado de telecom no Brasil: o que pensa o consumidor?

 

Os últimos 30 anos foram marcados por grandes alterações no mercado de telecom no Brasil. A chegada da TV a cabo, em 1990, da internet, em 1995, a privatização da Telebrás, em 1998, o início da cobertura 3G, em 2004, e da cobertura 4G, em 2013, são alguns dos marcos dessa história.

Hoje, mais de 127 milhões de brasileiros acessam a internet, sendo que, destes, 56% o fazem somente pelo celular. Por falar em celular, são 229 milhões de celulares ativos no país. São dados que mostram como o cenário mudou radicalmente. Este é um mercado cheio de particularidades, dominado por poucas marcas que disputam milhões de consumidores com estratégias agressivas de preço, promoção e campanha.

Neste cenário, como é o comportamento de compra dos consumidores? Qual o relacionamento com as marcas que dominam os serviços de telecomunicações no país? É o que você vai descobrir nesta edição do Opinion Box Insights: Telecom.

Dados sobre o mercado de telecom no Brasil

Nossa pesquisa avaliou as principais marcas do mercado de telecom no Brasil, que prestam serviços de internet, tv a cabo e telefonia fixa e móvel.

Chegamos a 7 principais marcas, mais presentes na vida do consumidor brasileiro: Claro, Oi, Tim, Vivo, Sky, Net e GVT. Mesmo que algumas das marcas pertençam aos mesmos grupos e ofereçam serviços combinados, avaliamos cada uma delas individualmente na opinião dos seus clientes.

Alguns dados sobre o comportamento do consumidor no mercado de telecom incluem:

• 44% são clientes da mesma empresa de telecomunicações há mais de cinco anos.
• Não importa o produto, preço sempre é o fator que mais influencia a decisão de compra do consumidor.
• 36% gastam mais de R$ 100 com serviços de telecomunicações por mês.

Já em relação ao mercado de telecom e o relacionamento com marcas, descobrimos, entre outras informações:

• Vivo, TIM, Claro e Oi são igualmente conhecidas pelos consumidores, com a variação entre elas dentro da margem de erro.
• 1 em cada 2 consumidores consideram contratar a Vivo.
• 1 em cada 4 consumidores consideram a Vivo a melhor marca de Telecom do Brasil.

Estes são alguns dados da pesquisa sobre o mercado de telecom, mas a pesquisa vai além. Para conferir na íntegra o que mais descobrimos sobre o segmento, é só clicar no banner abaixo e acessar o relatório completo.

Pesquisa sobre o mercado de telecom no Brasil: o que pensa o consumidor?

Sobre a pesquisa

Nossa pesquisa realizada em agosto de 2019 com 2.025 internautas de todas as regiões do Brasil pelo Painel de Consumidores do Opinion Box.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Caso queira fazer você também uma pesquisa de mercado online sobre o seu segmento, entre em contato com o Opinion Box! Nossos especialistas podem te oferecer uma consultoria gratuita para te ajudar a encontrar oportunidades que a pesquisa pode potencializar no seu negócio. É só clicar no banner abaixo para conversarmos!

Também poderá gostar de:

Mercado de carros: quais são as marcas que movem os brasileiros O que significa o carro para você? Para alguns, é apenas uma forma de se locomover. Para outros, é um desejo de consumo,...
Mercado de aviação: como os brasileiros se relacionam com as empresas ... Você gosta de viajar de avião? Cerca de 90 milhões de brasileiros são transportados em vôos domésticos por ano pelos mai...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.