Pesquisa sobre o mercado de telecom no Brasil: o que pensa o consumidor?

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre o mercado de telecom no Brasil: o que pensa o consumidor?

 

Os últimos 30 anos foram marcados por grandes alterações no mercado de telecom no Brasil. A chegada da TV a cabo, em 1990, da internet, em 1995, a privatização da Telebrás, em 1998, o início da cobertura 3G, em 2004, e da cobertura 4G, em 2013, são alguns dos marcos dessa história.

Hoje, mais de 127 milhões de brasileiros acessam a internet, sendo que, destes, 56% o fazem somente pelo celular. Por falar em celular, são 229 milhões de celulares ativos no país. São dados que mostram como o cenário mudou radicalmente. Este é um mercado cheio de particularidades, dominado por poucas marcas que disputam milhões de consumidores com estratégias agressivas de preço, promoção e campanha.

Neste cenário, como é o comportamento de compra dos consumidores? Qual o relacionamento com as marcas que dominam os serviços de telecomunicações no país? É o que você vai descobrir nesta edição do Opinion Box Insights: Telecom.

Dados sobre o mercado de telecom no Brasil

Nossa pesquisa avaliou as principais marcas do mercado de telecom no Brasil, que prestam serviços de internet, tv a cabo e telefonia fixa e móvel.

Chegamos a 7 principais marcas, mais presentes na vida do consumidor brasileiro: Claro, Oi, Tim, Vivo, Sky, Net e GVT. Mesmo que algumas das marcas pertençam aos mesmos grupos e ofereçam serviços combinados, avaliamos cada uma delas individualmente na opinião dos seus clientes.

Alguns dados sobre o comportamento do consumidor no mercado de telecom incluem:

• 44% são clientes da mesma empresa de telecomunicações há mais de cinco anos.
• Não importa o produto, preço sempre é o fator que mais influencia a decisão de compra do consumidor.
• 36% gastam mais de R$ 100 com serviços de telecomunicações por mês.

Já em relação ao mercado de telecom e o relacionamento com marcas, descobrimos, entre outras informações:

• Vivo, TIM, Claro e Oi são igualmente conhecidas pelos consumidores, com a variação entre elas dentro da margem de erro.
• 1 em cada 2 consumidores consideram contratar a Vivo.
• 1 em cada 4 consumidores consideram a Vivo a melhor marca de Telecom do Brasil.

Estes são alguns dados da pesquisa sobre o mercado de telecom, mas a pesquisa vai além. Para conferir na íntegra o que mais descobrimos sobre o segmento, é só clicar no banner abaixo e acessar o relatório completo.

Pesquisa sobre o mercado de telecom no Brasil: o que pensa o consumidor?

Sobre a pesquisa

Nossa pesquisa realizada em agosto de 2019 com 2.025 internautas de todas as regiões do Brasil pelo Painel de Consumidores do Opinion Box.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Caso queira fazer você também uma pesquisa de mercado online sobre o seu segmento, entre em contato com o Opinion Box! Nossos especialistas podem te oferecer uma consultoria gratuita para te ajudar a encontrar oportunidades que a pesquisa pode potencializar no seu negócio. É só clicar no banner abaixo para conversarmos!

Também poderá gostar de: