Pesquisa sobre e-commerce no Brasil: dados do segmento, lojas mais populares e hábitos dos consumidores

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre e commerce no Brasil: dados do segmento, lojas mais populares e hábitos dos consumidores

Nós já chegamos em 2020 e, a essa altura, quem ainda não se rendeu à praticidade das compras online? O e-commerce no Brasil não para de crescer, ao mesmo tempo que grandes lojas e marketplaces ganham destaque na preferência do consumidor. Para entender melhor essa relação do brasileiro com esses grandes nomes do mercado, realizamos mais uma pesquisa da série Insights, dessa vez sobre o mercado de e-commerce.

Veja agora os principais resultados da pesquisa sobre o e-commerce no Brasil, que avaliou 18 dos principais e-commerces do Brasil (e do mundo).

Pesquisa sobre o e-commerce no Brasil: principais resultados

Para fazer esta edição do Insights Opinion Box: E-commerce, nós selecionamos verdadeiros gigantes do segmento para entender o relacionamento dos consumidores com cada uma delas, além da satisfação, do NPS e do vínculo emocional.

Logo de cara, descobrimos que o e-commerce realmente vem crescendo na popularidade. Exemplo disso é que 33% dos entrevistados acham que hoje estão comprando mais online do que há 12 meses.

Também vale notar que 20% compram online pelo menos uma vez por mês. Outros 14% dos entrevistados chega a fazer mais de uma compra em e-commerce por mês.

Os gastos com compras online também são expressivos. 52% dos entrevistados gastaram mais de R$ 200 com compras em lojas online no último mês.

E para quem quer vender mais se aproveitando da popularidade do e-commerce, fique sabendo que preço e frete grátis são os fatores que mais pesam na decisão de compra online.

Já sobre os segmentos de produtos mais vendidos, os campeões no e-commerce no Brasil são os eletrônicos, comprados por 61%, seguido por eletrodomésticos (50%) e calçados(47%).

Satisfação com e-commerce no Brasil

A pesquisa sobre e-commerce no Brasil também avalia a relação com as 18 principais marcas do segmento. Avaliamos a satisfação dos clientes, o vínculo emocional e medimos o NPS de cada uma delas.

Americanas, Mercado Livre e Magazine Luiza são as marcas mais lembradas espontaneamente e também as mais conhecidas. Além delas, é claro, também avaliamos o grupo de empresas abaixo:

 

Pesquisa sobre e commerce no Brasil: dados do segmento, lojas mais populares e hábitos dos consumidores

 

Além disso, a Americanas lidera com ampla vantagem todas as etapas do funil de marca desde marcas mais conhecidas até marcas mais consumidas. 58% dos entrevistados também se lembram de ter visto uma propaganda das Americanas nos últimos 12 meses.

Amazon e Submarino também têm a satisfação média mais alta, com 4,3 em uma escala até 5. Já no quesito NPS, o maior índice ficou para o Magazine Luiza, com 64.

Quer acessar os resultados completos da pesquisa sobre o E-commerce no Brasil? É só clicar no banner abaixo e conferir o relatório na íntegra (e gratuitamente!)

Pesquisa sobre e commerce no Brasil: dados do segmento, lojas mais populares e hábitos dos consumidores

Sobre a pesquisa

Nossa pesquisa realizada em dezembro de 2019 com 2.078 internautas de todas as regiões do Brasil pelo Painel de Consumidores do Opinion Box. A margem de erro da pesquisa é de 2,1pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Caso queira fazer você também uma pesquisa de mercado online sobre o seu segmento, entre em contato com o Opinion Box! Nossos especialistas podem te oferecer uma consultoria gratuita para te ajudar a encontrar oportunidades que a pesquisa pode potencializar no seu negócio. É só clicar no banner abaixo para conversarmos!

Também poderá gostar de: