Pesquisa sobre Carnaval: como o brasileiro vai aproveitar o feriado?

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre Carnaval: como o brasileiro vai aproveitar o feriado?

O Carnaval é, sem dúvida, uma das datas mais esperadas pelo Brasileiro. 4 dias de feriado são muito bem-vindos tanto para quem vai descansar quanto para quem vai aproveitar as festas. O que o brasileiro pensa sobre a data e como vai passar o Carnaval deste ano? Veja agora nos resultados da nossa pesquisa sobre carnaval!

Planos para o Carnaval

Para começar, a pesquisa, estimulamos os respondentes a dizer o que viesse à cabeça primeiro quanto o assunto é Carnaval. Festa, alegria, bagunça e samba foram algumas das palavras mais citadas. Mas conforme vamos ver ao longo da pesquisa, nem só de festa o brasileiro vive no Carnaval. Muitos apontam o descanso como a primeira palavra que pensam no feriado. O feriado também não fica para trás. Veja as mais citadas:

Pesquisa sobre Carnaval: como o brasileiro vai aproveitar o feriado?

 

Em seguida, fomos direto ao assunto perguntar os planos para o Carnaval. Do total de internautas entrevistados, a maioria contou que planeja fugir das festas. 66% vão descansar ou aproveitar de outra forma o feriado, enquanto os outros 34% vão cair na folia. Sem grandes surpresas, a incidência de pessoas que vão fugir do Carnaval aumenta com a idade, sendo 59% das pessoas entre 16 e 29 anos, crescendo para 69% na faixa de 30 a 49 e atingindo 74% dos maiores de 50 anos.

Um dado interessante é que, mesmo aproveitando as festas ou fugindo delas, a maior parte dos brasileiros pretende ficar na própria cidade. 52% dos foliões optou por não sair da cidade, enquanto 26% vão viajar. Os outros 21% ainda não sabiam o que fazer quando a pesquisa foi aplicada, pouco menos de um mês antes do Carnaval. Entre os que não vão curtir, menos ainda vão viajar: 18%.

Recomendado para você:  Pesquisa sobre viagens: perfil e hábitos do viajante no Brasil

O que pensam sobre a festa?

A pesquisa também propôs algumas afirmações sobre o Carnaval para avaliar o que o brasileiro pensa da festa, dos feriados e do seu impacto. O que descobrimos de mais interessante:

44% concordam que o Carnaval é uma festa importante para o brasileiro. E novamente, 44% avaliam que, gostando ou não das festas, o Carnaval é uma boa festa para movimentar nossa economia.

Também aproveitamos para questionar sobre polêmicas na pesquisa sobre Carnaval. 41% dos entrevistados concorda que realmente, a festa do Carnaval pode passar uma imagem negativa do Brasil para o mundo. Outra afirmação comum, de que o ano no Brasil só começa depois que o Carnaval passa, é verdade para mais da metade dos entrevistados. Na opinião de 53% da amostra, só devemos desejar feliz ano novo depois de fevereiro.

Consumo e gastos

Um aspecto comum que tentamos abordar na nossa pesquisa são os hábitos de consumo dos brasileiros. Na pesquisa sobre Carnaval, tentamos investigar também esse ponto. Perguntamos aos foliões o quanto eles pretendem gastar durante o feriado e a maioria pretende frear os gastos. 1 em cada 4 entrevistados pretende gastar menos de 100 reais. Os que vão separar até 300 reais são 28%, contra 20% que vão deixar entre 300 e 500 reais nas festas e 18% que vão gastar entre 500 e mil reais.

Os que vão colocar a mão no bolso com menos pesar são: 6% pretendendo gastar entre mil e 2 mil reais e os 2% restantes empregando ainda mais que 2 mil reais!

A forma como esses foliões vão gastar no Carnaval varia entre itens diversos. Comida e bebida são as prioridades de 73% dos entrevistados. Em seguida, o dinheiro vai para o transporte para ir e voltar de festas (52%). E como pede o Carnaval, as roupas (24%), fantasias (27%) e acessórios para sair nas festas (29%) também não vão faltar.

O melhor lugar para passar o Carnaval

Depois de descobrirmos o que os entrevistados vão fazer, como vão gastar seu dinheiro e o que pensam sobre Carnaval, falta saber o melhor lugar para passar o feriado. Quem imaginava que o Rio de Janeiro e Salvador seriam os mais lembrados não vai se surpreender. Sem distinguir quem curte e quem não curte as festas, veja as opiniões mais comuns entre os brasileiros:

Pesquisa sobre Carnaval: como o brasileiro vai aproveitar o feriado?

 

Dados da pesquisa sobre Carnaval

A pesquisa sobre Carnaval do Opinion Box ouviu 1724 internautas no mês de janeiro de 2018. Foram entrevistados brasileiros de ambos os sexos, de todas as classes sociais e regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2,3pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Pesquisa sobre Carnaval: como o brasileiro vai aproveitar o feriado?

Todos os participantes estão cadastrados no nosso Painel de Respondentes. No Painel eles recebem as pesquisas próprias que o Opinion Box realiza, bem como as pesquisas contratadas por nossos clientes.

Quero fazer uma pesquisa

Quer conhecer mais sobre o perfil, a opinião e os hábitos do brasileiro? Ouça o que ele tem a dizer! Conheça a plataforma de pesquisa Opinion Box, onde você faz pesquisas sozinho em até 5 dias úteis. Cadastre-se clicando no banner abaixo.

Também poderá gostar de:

Pesquisa sobre viagens: perfil e hábitos do viajante no Brasil Quem não gosta de viajar? E mais que isso, quem não sabe do tamanho e da importância do mercado de viagens e turismo no ...
Pesquisa sobre animais de estimação: por dentro do mercado de pets no ... O mercado de pets não para de crescer no Brasil. Já somos o 3º país no mundo a investir e gastar com animais de estimaçã...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail