Pesquisa Instagram no Brasil: dados que revelam as preferências dos usuários na rede social

Beatriz Gonçalves
Pesquisa Instagram no Brasil: dados que revelam as preferências dos usuários na rede social

O Instagram é uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos e que segue crescendo. Somente no Brasil, de acordo com dados de janeiro de 2024, são cerca de 134,6 milhões de contas. Com inovações constantes, a rede já é uma das mais populares em números de usuários no mundo.

Com base nisso, mais uma vez o Opinion Box realizou sua pesquisa sobre o Instagram. Entrevistamos mais de 2.000 usuários brasileiros para entender os seus hábitos, preferências, relação com as marcas na rede e muito mais. Confira os resultados! 

Instagram todo dia: como a rede social se integrou à rotina dos usuários

É fato: o Instagram se tornou uma presença constante na vida dos brasileiros. Seja por meio dos stories, do feed ou dos vídeos no Reels, a plataforma continua consolidando seu espaço na rotina digital dos usuários.

Os dados da nossa pesquisa comprovam essa conexão intensa: 93% dos usuários acessam o Instagram pelo menos uma vez ao dia, sendo que 57% entram várias vezes ao longo do dia e 17% chegam a manter o aplicativo aberto o tempo inteiro.

E a rede social continua crescendo e conquistando espaço. 51% dos entrevistados afirmam que usam mais a plataforma hoje do que há 12 meses, e 31% acreditam que seu uso aumentará ainda mais no próximo ano. Esses números reforçam que o Instagram não apenas se mantém relevante, mas segue acompanhando mudanças nos hábitos e na forma como as pessoas se relacionam com conteúdo online.

Para marcas e criadores isso é um ótimo sinal, pois significa que o público está sempre presente e pronto para interagir.

O que os brasileiros consomem no Instagram

Com uma oferta infinita de conteúdos, os usuários encontram na plataforma um espaço para se informar, se inspirar e ter momentos de lazer. E esse consumo não acontece de forma passiva: 81% dos usuários compartilham conteúdos do Instagram com outras pessoas e 73% costumam salvar posts para ver depois, demonstrando um alto nível de engajamento.

Em relação ao tipo de conteúdo que mais atrai os usuários, o nicho de Viagem e Turismo lidera com 52% dos usuários demonstrando interesse nesse tema. Em seguida, temas relacionados à Saúde/Fitness (44%), Gastronomia/Receitas (42%) e Humor (42%) aparecem no ranking.

Esses números revelam que o Instagram vai muito além das interações sociais: ele é uma plataforma que possibilita descobertas, onde as pessoas buscam dicas de destinos, inspiração para uma vida mais saudável, novas receitas para testar e, claro, boas risadas no dia a dia.

Relacionamento com marcas e consumo

O instagram também tem se mostrado essencial para a interação entre consumidores e marcas. 82% dos entrevistados seguem pelo menos uma empresa ou marca na plataforma, o que demonstra o interesse do público em acompanhar novidades, lançamentos e interagir com as marcas queridinhas. 

A rede social já é vista como um canal de comunicação e suporte, com 46% afirmando já terem utilizado o Instagram para tirar dúvidas ou fazer reclamações com as empresas – o que deixa evidente que a plataforma é mais que um espaço de inspiração, mas também uma forma prática e acessível de atendimento ao cliente. 

E essa relação entre consumidores e marcas no Instagram tem impacto direto nas vendas. Segundo a pesquisa, 72% dos usuários já compraram algum produto ou contrataram um serviço que descobriram na plataforma. Seja por meio de anúncios, recomendações de influenciadores ou postagens das próprias marcas, o Instagram influencia ativamente o comportamento de compra, tornando-se uma vitrine para negócios de todos os segmentos.

Com um público engajado e propenso a consumir, o Instagram se consolida como uma ferramenta indispensável para marcas que desejam fortalecer o relacionamento com seus clientes e impulsionar suas vendas.

Marketing de influência no Instagram

Com a evolução das redes sociais, os influenciadores digitais passaram a ocupar um papel central na forma como os consumidores descobrem e escolhem produtos e serviços. No Instagram, essa dinâmica é ainda mais forte: 70% dos usuários seguem influenciadores, acompanhando suas recomendações, dicas e estilos de vida.

E essa influência vai além da inspiração – ela impacta diretamente as decisões de compra. Entre aqueles que seguem influenciadores, 64% já compraram algo por indicação desses profissionais, evidenciando o poder que esses criadores de conteúdo têm sobre o consumo. 

A confiança também desempenha um papel fundamental nesse cenário: 38% dos usuários afirmam que se sentem mais seguros para adquirir um produto ou serviço quando ele é recomendado por alguém que seguem.

O marketing de influência no Instagram se tornou, portanto, uma estratégia essencial para as marcas. Ao estabelecer conexões autênticas com o público, os influenciadores ajudam a reduzir barreiras na jornada de compra. Além disso, com eles é possível criar um relacionamento mais próximo entre consumidores e empresas. 

Opiniões sobre o Instagram

Apesar da popularidade da plataforma no país, o Instagram divide opiniões. Muitas vezes, a vida que as pessoas mostram ter nesta rede social não condiz com a realidade.

Pensando nisso, na pesquisa do Instagram também perguntamos aos entrevistados o que eles acham do que é mostrado na rede. 52% concordaram que a vida mostrada no Instagram costuma ser falsa. E o que é mostrado nas telas pode ter impactado até no psicológico de algumas pessoas.

Além disso, 66% acreditam que utilizar a plataforma excessivamente pode fazer mal para a saúde mental. Será que as redes sociais estão se tornando mais tóxicas? 

É fato ou fake? 

Com a disseminação rápida de informações nas redes sociais, a preocupação com fake news se tornou uma pauta essencial. No Instagram, essa questão também é relevante: 57% dos usuários concordam que há muitas fake news na plataforma.

Recentemente esse tema voltou a ficar em alta, principalmente depois que a Meta, dona do Instagram, anunciou o fim do seu programa de verificação de fatos, começando pelos Estados Unidos. No lugar desse sistema, a empresa pretende adotar as “notas de comunidade”. Nesse modelo, os próprios usuários poderão adicionar correções e contextualizações a posts – um modelo semelhante ao que já funciona no X (antigo Twitter).

Essa mudança gera debates sobre a eficácia da moderação de conteúdo feita pelos próprios usuários. Enquanto alguns defendem que a colaboração coletiva pode trazer mais rapidez na checagem de informações, outros temem que esse modelo não seja suficiente para conter a disseminação de fake news. 

Diante desse cenário, fica o desafio: como garantir que o Instagram continue sendo um espaço confiável para consumo de informação?

Sobre a pesquisa do Instagram

Por fim, a pesquisa sobre o Instagram foi realizada com 2.047 usuários brasileiros, maiores de 16 anos, de todas as faixas etárias, regiões e classes sociais. Os dados foram coletados em dezembro de 2024 e a margem de erro é de 2,1pp.

Os entrevistados fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box e você também pode fazer uma pesquisa com eles! É só entrar em contato com a gente e falar com nossos especialistas para descobrir como fazer suas próprias pesquisas.

Aproveite e faça o download gratuito da pesquisa e confira outros dados inéditos!

Também poderá gostar de: