Pesquisa em pontos de venda: colete dados de forma eficiente

Maria Luísa Andrade
Pesquisa em pontos de venda: colete dados de forma eficiente

Você já parou para pensar no impacto que a experiência do cliente tem no sucesso de um ponto de venda? 

Quando entramos em um estabelecimento, esperamos ser bem atendidos, encontrar produtos de qualidade e desfrutar de uma experiência excelente. Mas como saber se o seu negócio está atendendo às expectativas dos clientes? É aí que entra a pesquisa em pontos de venda.

Neste post, vou te contar o que é uma pesquisa em ponto de venda, como ela pode impactar positivamente a experiência do cliente e como você pode aplicá-la em seu negócio. Leia o post e fique por dentro do assunto.

O que é uma pesquisa em pontos de venda? 

Uma pesquisa em pontos de venda é uma maneira de coletar informações diretamente dos consumidores que frequentam um determinado local de compra.  Esse tipo de pesquisa procura entender as preferências dos consumidores, comportamentos de compra e avaliar como anda a experiência do cliente.

Por isso, realizar pesquisa em pontos de venda é uma boa maneira para compreender o mercado e tomar decisões de negócios mais eficazes. Além de ser usada em estabelecimentos, esse modelo de pesquisa pode ser feito em eventos para avaliar como foi a experiência dos participantes. 

Por que fazer uma pesquisa no seu ponto de venda?

Ao fazer uma pesquisa em um ponto de venda é possível obter informações valiosas diretamente dos consumidores que frequentam o local. Esses dados são essenciais para compreender melhor o perfil do público-alvo, suas preferências, necessidades e comportamentos de compra.

Além disso, ao coletar feedback dos clientes, é possível identificar quais estratégias estão funcionando bem e quais precisam ser ajustadas ou aprimoradas. Você pode avaliar como está sendo o atendimento oferecido no estabelecimento, como está a organização do ambiente e até mesmo pedir opinião sobre os produtos disponíveis.

Como fazer uma pesquisa em pontos de venda? 

Para fazer uma pesquisa em um ponto de venda é importante definir como será feita a coleta das entrevistas, através de um totem, um formulário ou um outro canal. Também é essencial definir o que a pesquisa pretende investigar para criar as perguntas.

Ao criar o questionário é preciso ser objetivo, você pode avaliar o atendimento, qualidade dos produtos, organização e outros itens que achar relevantes. Tenha em mente que, como a pesquisa é conduzida presencialmente, é importante considerar que os clientes podem ter pouco tempo disponível, por isso, o questionário não deve ser extenso.

O segredo aqui é focar naqueles pontos críticos que você acha que merecem ser melhor estudados. Use umas 5 perguntas com escalas de notas de 0 a 5 e termine com uma pergunta aberta.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas você pode perguntar:

  • Qual o seu nome?
  • Qual o seu e-mail? 
  • O que você achou do atendimento?
  • A loja estava organizada? 
  • Avalie o atendimento do vendedor ou vendedora
  • Se você quiser, deixe um comentário, sugestão ou crítica.

Pesquisa de NPS em pontos de venda

Você também pode fazer uma Pesquisa de Satisfação NPS. O Net Promoter Score ou NPS é o principal indicador que mede a lealdade do consumidor. Ele é fundamental para medir os impactos positivos ou negativos que a experiência do cliente pode gerar no seu negócio.

A pesquisa NPS é aplicada após uma compra ou outro contato do cliente com sua marca. Ela consiste na avaliação da satisfação após esse contato, pedindo que o cliente responda com base na sua experiência.

A pesquisa é feita com apenas uma pergunta: em uma escala de 0 a 10, você indicaria essa empresa para um familiar ou um amigo?

Canais para pesquisa em pontos de venda

Existem diversas formas de fazer uma pesquisa em ponto de venda, você pode escolher a que melhor se encaixa ao seu negócio e estratégia. Por isso, vou te contar um pouco mais sobre cada uma delas.

Totem 

Os totens são super intuitivos e fáceis de usar. Ele funciona como uma espécie de computador que tem uma tela onde podemos tocar, como num celular ou tablet. Com uma interface interativa, o totem facilita a participação nas pesquisas de satisfação. Os clientes podem tocar na tela para selecionar suas respostas de maneira rápida e simples.

A interface, torna as pesquisas rápidas para serem respondidas e incentivam que mais pessoas participem. Além disso, você pode colocá-lo em um local estratégico do seu ponto de venda para que mais consumidores respondam a pesquisa. Dessa forma, você tem a oportunidade de coletar um maior número de respostas e obter insights valiosos sobre a experiência do cliente no seu estabelecimento.

QR Code

Uma excelente alternativa para realizar pesquisas em pontos de venda é a utilização de códigos QR.  Para isso, é importante disponibilizar o QR em um local de fácil acesso e com boa visibilidade, para que os usuários possam simplesmente apontar seus smartphones e responder o questionário de forma rápida. 

Dessa forma, com uma plataforma adequada para realizar a pesquisa, é possível agilizar os resultados e obter insights em pouco tempo.

Formulário

Outra alternativa para fazer a pesquisa é utilizar um formulário impresso simples, que pode ser disponibilizado no ponto de venda para que os consumidores possam respondê-lo. No entanto, é importante destacar que esse canal pode apresentar algumas dificuldades. 

Por exemplo, ao compilar as informações pode demandar mais tempo por ser uma função manual. Além disso, para os respondentes, pode ser mais difícil responder ao questionário devido à necessidade de investir mais tempo na tarefa.

Faça uma pesquisa no seu ponto de venda!

Por fim, se deseja fazer pesquisas no seu ponto de venda nós podemos te ajudar! Com o Opinion Box CX você tem uma variedade de canais disponíveis para realizar suas pesquisas. Você pode realizar pesquisas por QR Code, link externo e totem, além de outras opções como email, widget e SMS. 

Esses novos canais permitem que você faça pesquisas diretamente no local onde a ação ocorre, seja uma venda, utilização de um produto ou experiência do cliente. Isso proporciona resultados mais precisos e relevantes.

Você pode coletar informações valiosas dos consumidores que frequentam o local e assim obter insights importantes para o seu negócio. Entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas e comece a realizar pesquisas nos seus pontos de venda!

Também poderá gostar de: