Pesquisa de potencial de mercado: o que é e como fazer?

Danielle Salgado
Pesquisa de potencial de mercado: o que é e como fazer?

Se você quer lançar um produto ou serviço com a segurança de que haverá demanda do público e outros aspectos, a pesquisa de potencial de mercado será essencial para que isso aconteça.

Afinal, com essa pesquisa de mercado, será possível avaliar com base em dados quanto uma empresa pode produzir e vender em um determinado período de tempo.

Sendo assim, definir o potencial de mercado do seu negócio é uma das principais partes do planejamento estratégico.

Mas como fazer uma pesquisa de potencial de mercado? No post de hoje, eu vou te explicar o passo a passo para determinar esse índice com segurança. Confira.

O que é pesquisa de potencial de mercado?

A pesquisa de potencial de mercado é um estudo que tem como objetivo avaliar qual é a demanda de um segmento que a sua marca consegue atender.

Em outras palavras, essa pesquisa mostra qual parte da demanda de um mercado específico o seu negócio está preparado para atuar.

Nesse sentido, o potencial de mercado pode ser analisado a partir de duas diferentes perspectivas: a capacidade de produzir e vender em determinado tempo e também mensurar se existem recursos financeiros que um segmento da economia pode gastar com a sua empresa.

Sendo assim, esses dois lados atuam juntos, pois não adianta ter a capacidade de produzir e vender caso o seu mercado não tenha condições financeiras de comprar naquele período.

Para que serve uma pesquisa de potencial de mercado?

A pesquisa de potencial de mercado é ideal para quem busca entender qual a quantidade de consumidores é possível atingir em um mercado específico e quanto o seu mercado pode gastar.

Assim, com base nesses dados, é possível traçar um plano estratégico concreto de crescimento e expansão do negócio, afinal, esses dados irão identificar qual é a capacidade de uma empresa se manter naquele mercado.

Além disso, esse tipo de pesquisa também pode ser feito por quem ainda pretende abrir um negócio, mas não sabe se ele será viável ou não. Ao definir o potencial de mercado, é possível tirar essa dúvida do empreendedor.

 

Como fazer uma pesquisa de potencial de mercado?

Para fazer uma pesquisa de potencial de mercado, o passo a passo é praticamente o mesmo para qualquer tipo de pesquisa de mercado em geral.

No entanto, existem alguns pontos que você deverá focar para fazer o cálculo do potencial de mercado do seu negócio.

Confira a seguir o passo a passo detalhado para que você possa começar a executar a sua pesquisa de potencial de mercado agora mesmo!

Defina o público-alvo

O primeiro passo é definir quem irá responder a sua pesquisa, que no caso será o público-alvo do seu negócio.

Essa é uma das etapas mais importantes para a elaboração da pesquisa. Afinal, de nada adianta realizar esse estudo com um público que não condiz com o seu.

Portanto, certifique-se de que os respondentes da sua pesquisa serão pessoas que realmente se identificam com o seu produto ou serviço e com o propósito do seu negócio.

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, por exemplo, você pode utilizar o nosso Painel de Consumidores. Ele conta com mais de 150 mil usuários aptos para responderem qualquer tipo de pesquisa. Além disso, a ferramenta dá a possibilidade de segmentar o perfil dos respondentes para que ele esteja condizente com o seu público-alvo.

Elabore o questionário

Agora é o momento de elaborar as perguntas que o seu público-alvo responderá. 

Neste momento, é importante lembrar de explicar qual será o produto ou serviço que será testado. Para isso, forneça o máximo de detalhes possíveis, para que não haja dúvida dos respondentes. 

Após isso, pergunte quanto essas pessoas estão interessadas em pagar pela solução.

Vale ressaltar que essa pergunta não é sobre se elas conseguem pagar, e sim, avaliar se o seu produto/serviço impacta o consumidor o suficiente para investir o dinheiro dele e quanto ele gastaria.

Colete uma amostra mais robusta

Para que o seu estudo fique melhor, o ideal é coletar uma amostra de respondentes maior na pesquisa para que, assim, a margem de erro seja menor.

Com uma margem de erro menor, é possível fazer um cálculo do potencial de mercado mais preciso, pois a estimativa ficará mais “curta”

Uma pesquisa com uma amostra maior pode custar um pouco mais cara. No entanto, considere como um investimento. Afinal, não adianta fazer a pesquisa com uma amostra pequena e não conseguir resultados concretos para ajudar no seu planejamento estratégico.

Aplique o percentual de interessados dentro da população real

Após obter os resultados da pesquisa, chegou a hora de calcular o potencial de mercado do seu negócio.

Para isso, é preciso aplicar o percentual de interessados dentro da população real. Assim, é possível estimar o número de pessoas que realmente podem ser alcançadas em um primeiro momento pelo seu produto/serviço.

Nesse sentido, para pegar o dado bruto da população, você pode utilizar sites como o IBGE como referência.

Por exemplo: no caso de uma pesquisa com 1.000 entrevistas que tem uma margem de erro de 3,1pp e 15% dos entrevistados tiverem interesse na sua solução, você deve consultar qual é a população real desse perfil no IBGE.

Sendo assim, caso a população total desse perfil seja de 300 mil pessoas e o potencial 15% (12% a 18%, considerando a margem de erro), o potencial varia entre 36 mil e 54 mil pessoas. É por isso que, com uma amostra menor, o intervalo da porcentagem do potencial fica maior e a estimativa fica muito larga.

Agora que você já sabe como fazer a sua pesquisa de potencial de mercado, que tal executá-la na prática?

Para isso, você pode utilizar a nossa Plataforma de Pesquisa para elaborar o seu próprio questionário. Além disso, você também pode contratar as nossas Pesquisas Customizadas com especialistas que cuidarão do seu projeto do início ao fim. 

Para saber mais, clique no banner abaixo e fale agora com um de nossos especialistas.

Também poderá gostar de: