Pesquisa de mercado para marketing: 4 maneiras de usar

Maria Luísa Andrade
Pesquisa de mercado para marketing: 4 maneiras de usar

A pesquisa de mercado para o marketing pode trazer contribuições valiosas. Além de gerar vários insights, a pesquisa também contribui para criação de uma boa estratégia de marketing. 

São diversas as aplicações da pesquisa de mercado no marketing, por isso hoje vou te contar alguns dos principais usos para você começar a usar na sua empresa. Leia o post e saiba mais!

O que é uma pesquisa de mercado? 

A pesquisa de mercado é um tipo de estudo que consiste na coleta e interpretação de informações para gerar insights e dar suporte no processo de tomada de decisões. Esse é o melhor caminho para conseguir as informações que você precisa para tomar decisões com base em dados e não em achismos. 

A seguir você vai conferir algumas dos principais usos da pesquisa de mercado no marketing.

Criar uma Buyer Persona

Se você está criando uma campanha de marketing pensando em um público específico, ou está desenvolvendo um produto para resolver as dores de um tipo de consumidor, é importante ter certeza de quem são as suas buyer personas, para não desperdiçar tempo ou dinheiro. 

A Buyer Persona é a representação dos clientes ideais da sua empresa. No marketing, as Buyer Personas permitem entender se o seu cliente está mais preocupado com preço baixo ou se está disposto a pagar mais caro por um acabamento diferenciado. 

Por isso, é muito importante realizar uma pesquisa de mercado antes de definir quem será a sua buyer persona. Dessa forma, ela estará alinhada às expectativas do seu público-alvo, sendo um retrato do seu consumidor.

Além disso, com uma buyer persona fica mais fácil traçar estratégias de comunicação e marketing que falem corretamente com o seu público. 

Aprender sobre os hábitos de consumo 

Antes de lançar um novo produto, uma ação de marketing ou uma campanha publicitária é imprescindível que tudo seja pensado de acordo com o perfil do seu consumidor, para atender suas expectativas e corresponder aos seus hábitos.

Realizar uma pesquisa de mercado para descobrir sobre os hábitos de consumo do seu consumidor vai te ajudar a tomar decisões mais certeiras no seu negócio. A pesquisa de hábitos de consumo vai antecipar o que os seus clientes estão buscando e te ajudar a traçar estratégias baseadas em dados.

Lembre-se, entender os hábitos de consumo do seu cliente é fundamental para ter sucesso nas suas estratégias de marketing, vendas e produtos.

Testar suas campanhas de marketing 

Já pensou investir um grande orçamento em uma campanha publicitária e ela dar errado. Não dá, né? Além do dinheiro envolvido, o tempo gasto pelo seu time em uma ação que fracassou também é um prejuízo enorme.

Porém, a pesquisa de mercado pode ser uma grande aliada para  que isso não aconteça.

Em qualquer ação de marketing que tenha uma importância estratégica muito grande para a empresa deve ser testada com uma pesquisa de mercado. 

Assim, antes mesmo de lançar uma campanha, você já sabe qual será o comportamento do público. Dessa forma, caso a resposta seja negativa ainda é possível realizar ajustes e evitar prejuízos. 

Descubra o que o público pensa da sua marca

Entender qual a percepção do público sobre a sua marca é essencial para o sucesso do seu negócio. Pensando nisso, a pesquisa de imagem pode ser muito usada para planejar as suas estratégias de marketing. 

Além de contribuir para potencializar a imagem da sua marca no mercado, esse tipo de pesquisa de mercado mostra qual a posição da sua empresa em relação à concorrência. Outra vantagem, é que ela identifica em quais pontos você precisa direcionar mais esforços.

Faça agora mesmo sua pesquisa de mercado!

Esses foram só alguns exemplos de aplicações da pesquisa de mercado no marketing. Quando combinamos todas essas todas essas pesquisas, você pode ter  insights poderosos sobre os seus consumidores, os concorrentes e seu mercado.

Agora que você já sabe  como usar a pesquisa de mercado no marketing, que tal fazer a sua própria pesquisa? Para fazer isso, é só se cadastrar agora na plataforma Opinion Box ou solicitar um orçamento com nosso time de especialistas.

E se ficar com alguma dúvida, já sabe: é só entrar em contato. Estamos aqui para te ajudar a ter sucesso em todas as decisões no seu trabalho. Se você deseja fazer uma pesquisa de mercado para melhorar a sua estratégia de marketing, fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Também poderá gostar de: