Mercado de pets no Brasil: pesquisa mostra dados exclusivos
Os animais de estimação estão presentes em grande parte dos lares brasileiros. De acordo com a Abinpet, nós temos o segundo maior mercado de pets no mundo inteiro, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Esses dados indicam como o faturamento do mercado de pets no Brasil é gigante.
Dessa forma, se você possui uma empresa ou quer começar um negócio voltado para o mercado de pets, é importante conhecer os hábitos de consumo e as preferências dos consumidores desse setor. E é claro que os dados de pesquisa ajudarão você nisso!
Sendo assim, vamos começar ajudando quem tem interesse nesse mercado com dados da última pesquisa exclusiva que fizemos com nosso Painel de Respondentes. Confira os principais resultados da pesquisa com dados do mercado de pets no Brasil.
Pesquisa: dados sobre o mercado de pets no Brasil
O brasileiro ama animais, e os dados não mentem. De acordo com a pesquisa, que foi feita com usuários que têm animais de estimação, metade dos entrevistados têm um pet em casa.
Além disso, 25% possuem dois bichos de estimação em seus lares e 14% chegam a ter até 4 ou mais bichinhos em casa!
Os cachorros têm o coração dos brasileiros, sendo o animal mais popular apontado na pesquisa: 75% têm um ou mais cachorros em casa. Os gatos ficaram em segundo lugar, com 32%, seguidos pelas aves, com 9%.
Além disso, referir-se aos donos dos animais como “pais de pet” é algo que vem se tornando cada vez mais comum. Afinal de contas, 72% afirmaram que seus animais de estimação são como filhos para eles.
Adotar ou comprar?
Um assunto que gera muita polêmica no país é em relação à compra e adoção de animais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Destes, 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos.
Esses números geram muitas discussões, afinal de contas, se existem tantos animais abandonados pelas ruas e precisando de um lar, por que comprar pets de raça?
Ainda assim, a adoção é o meio mais popular para conseguir um pet. 54% dos entrevistados afirmaram que seus animais de estimação foram adotados. Além disso, 38% afirmaram que são contra a compra de animais de estimação.
No entanto, chama a atenção que, na pesquisa anterior sobre o tema feita pelo Opinion Box em 2021, a proporção de pessoas que eram contra a compra de animais foi de 48%.
Hábitos e consumos relacionados aos pets
Para entender melhor sobre os hábitos e comportamentos dos donos de animais, fizemos algumas perguntas mais específicas para os entrevistados.
Um dado que chamou bastante atenção foi que 46% das pessoas que têm pets já deixaram de frequentar algum lugar que não os aceitavam.
Nesse sentido, para quem tem hotéis ou pousadas, o risco de perder clientes é ainda maior, chegando a 52% das situações em que isso aconteceu. Além disso, 49% também já deixaram de frequentar restaurantes ou lanchonetes pelo mesmo motivo.
Também chama a atenção que 77% gastariam o quanto dinheiro fosse necessário para manterem os seus pets seguros e saudáveis, mostrando que o mercado de pets no Brasil é bem promissor, afinal de contas, os donos dos animais sempre buscam o melhor para eles.
Antes de decidir ter um animal de estimação, é importante considerar que adaptações no lar podem ser necessárias.
Instalações como telas de proteção nas janelas e cercadinhos são fundamentais para a segurança dos pets. Nesse sentido, 63% afirmaram que já tiveram que fazer adequações em suas casas para a segurança de seus pets.
Os pets melhoram a vida dos humanos!
É cientificamente provado que os animais de estimação aliviam o estresse. Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Médica Baker comprovou isso. Foi constatado que os donos de pets têm menos chances de sofrer com estresse do que pessoas que não possuem pets em casa.
Além disso, os dados da nossa pesquisa também comprovam isso: 81% afirmaram que são menos estressados por causa de seus pets. Além disso, 84% são mais felizes por terem um animal de estimação.
Muitas pessoas também têm os seus pets como melhores amigos. 74% afirmaram que seus pets são suas melhores companhias.
Mercado de pets: compra e consumo de produtos
Como o mercado de pets movimenta muito dinheiro, nós procuramos saber exatamente como os donos de animais gastam com seus bichos. A alimentação, como era de se esperar, ficou no topo do pódio entre os produtos mais comprados nos últimos 3 meses: , 90% compraram ração para seus pets neste período.
Em seguida, destacam-se shampoo ou produtos de higiene, comprados por 54% dos entrevistados, brinquedos, com 43% e coleira ou focinheira, com 34%.
Considerando a média de gastos somente com a alimentação dos animais, 47% gastam até R$100 com esses produtos. Agora, quando falamos de higiene e estética, a porcentagem de pessoas que gastam até R$100 sobe para 57%.
Grandes marcas do mercado de pets no Brasil
E quando falamos sobre as marcas, quem é que domina o mercado de pets no Brasil? Algumas marcas muito expressivas são as mais conhecidas e utilizadas pelos donos de cães e gatos.
Nesse sentido, em relação às marcas de ração para cachorros, Pedigree e Golden ficam na frente entre as mais conhecidas. 74% conhecem a Pedigree e 57% conhecem a Golden. A Dog Chow levou o terceiro lugar, conhecida por metade dos entrevistados.
Dessa forma, entre as marcas de ração destinadas aos gatos, a Whiskas leva vantagem: 76% dos entrevistados afirmaram que conhecem a marca. Além disso, 63% consomem dela. Em seguida vem a Friskies, conhecida por 57% dos entrevistados, e a Golden, por 45%.
Mercado de pets no Brasil: sobre a pesquisa
Por fim, para realizar a pesquisa, entrevistamos 2.066 pessoas que têm pets ao redor do país, respeitando as proporções de gênero, região, faixa etária e classe social. A coleta foi feita em outubro de 2022 e a margem de erro é de 2,2pp.
Mas os dados sobre o mercado de pets não param por aí. Para conhecer mais sobre o perfil do dono de pets brasileiro, suas opiniões sobre o assunto, gastos com produtos variados e relação com as marcas de alimentação, faça agora o download gratuito do infográfico Pets.