Pesquisa sobre animais de estimação: dados do mercado de pets no Brasil

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre animais de estimação: dados do mercado de pets no Brasil

O mercado de pets não para de crescer no Brasil. Já somos o 3º país no mundo a investir e gastar com animais de estimação, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Esses dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e indicam como o faturamento desse mercado é gigante no Brasil.

Se você possui uma empresa ou quer começar um negócio voltado para pets, é importante conhecer os hábitos de consumo e as preferências desse público. E é claro que os dados de pesquisa vão ajudar!

Para chegar lá, vamos começar ajudando quem tem interesse nesse mercado, com dados da última pesquisa exclusiva que fizemos com nosso Painel de Respondentes. Confira os principais resultados da pesquisa com dados do mercado de pets no Brasil:

Pesquisa: dados do mercado de pets no Brasil

O primeiro dado da nossa pesquisa mostra que 79% dos internautas brasileiros tem pelo menos um pet. Inclusive, 20% afirmam ter dois pets, equanto 24% têm três ou mais.

Entre todos os donos de pets, os animais mais populares nos lares é o cão (77%). Os gatos ficam com a segunda posição, com 39%, seguidos por aves em 15% das entrevistas.

Adotar ou comprar?

Um dado interessante que nossa pesquisa descobriu é que 70% dos internautas adotaram seus pets. Outros 17% afirmam que compraram seus animais de estimação, enquanto os 13% restantes tanto adoraram quanto compraram.

Compra e consumo de produtos para animais

Como o mercado de pets movimenta muito dinheiro, quisemos saber exatamente como os donos de animais gastam. A ração, como era de se esperar, ficou no topo do pódio entre os gastos mais frequentes.

Pesquisa sobre animais de estimação: dados do mercado de pets no Brasil

Os gastos com os pets, porém, não param por aí.

Além dos itens na imagem acima, outros investimentos fazem parte do dia a dia de quem cuida de bichinhos em casa.

Gastos com vacinas (57%), remédios (54%), banhos e tosa (48%) e consultas no veterinário (44%) também são bastante frequentes. Quanto ao investimento total, em média, 78% gastam até R$ 100 com a saúde dos animais de estimação.

Grandes marcas do mercado de pets

E quando falamos de marcas, quem é que domina o mercado de pets no Brasil?

Algumas marcas muito expressivas são as mais conhecidas e utilizadas pelo dono de animais. Whiskas e Pedigree ficam na frente entre as mais conhecidas e compradas. A Whiskas leva vantagem ao ser conhecida por 94% dos entrevistados e ter sido comprada por 66%. A Pedigree vem logo atrás, conhecida por 97%, mas comprada por 60% dos pais de pets.

Os dados sobre o mercado de pets não param por aí. Para conhecer mais sobre o perfil do dono de pets brasileiro, suas opiniões sobre o assunto, gastos com produtos variados e relação com as marcas de alimentação, baixe nosso infográfico exclusivo.

É só clicar no banner abaixo para acessar dados da nossa pesquisa gratuitamente!

Também poderá gostar de:

Roubo de celulares: dados reveladores sobre um dos crimes mais comuns ... Você já teve um aparelho de celular roubado? Não é difícil entender porque o roubo de celulares é um dos crimes mais com...
Opinion Box pesquisa: Os apps preferidos dos brasileiros Nosso COO Felipe Schepers apresentou na semana passada, no Tela Viva Móvel, em São Paulo, um verdadeiro diagnóstico do u...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.