Pesquisa Ad Hoc: o que é e como fazer?

Danielle Salgado
Pesquisa Ad Hoc: o que é e como fazer?

Você já ouviu falar em pesquisa Ad Hoc? Esse tipo de pesquisa pode ser muito útil para resolver problemas em diversos setores de uma empresa.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o principal objetivo das pesquisas de mercado é ajudar as empresas a entenderem, entre outros fatores, o que o público-alvo delas procura.

Nesse sentido, a partir dos dados concretos, é possível gerar insights que serão fundamentais nos momentos de tomadas de decisões.

Ao falarmos sobre pesquisa Ad Hoc, significa que estamos elevando esse tipo de pesquisa a um patamar superior. Como? É o que você descobrirá a seguir. 

O que é pesquisa Ad Hoc?

O termo em latim Ad Hoc pode ser traduzido como “para isso”. Nesse sentido, esse tipo de pesquisa trata-se de projetos que atendem a demandas específicas das marcas que contratam uma empresa especializada.

Sendo assim, para que esse tipo de pesquisa seja executada de forma correta, é preciso que ela seja acompanhada do início ao fim por um especialista.

Com a pesquisa Ad Hoc, é possível investigar diversos questionamentos, como “O que o consumidor acha da embalagem do meu produto?”, “Como é o comportamento do meu cliente?”, “Como o meu negócio está em relação à concorrência?”, entre diversas outras perguntas.

Qual a importância da pesquisa Ad Hoc?

A pesquisa Ad Hoc é fundamental para traçar estratégias assertivas voltadas para o comportamento do consumidor e para aprimorar a jornada do cliente.

Nesse sentido, ao tomar decisões com menos chances de erro, a empresa irá reduzir gastos extras com o investimento em estratégias falhas.

Além disso, essa pesquisa é capaz de trazer benefícios para praticamente todas as áreas de um negócio, uma vez que é possível ajudar a responder a vários questionamentos que se direcionam para diferentes setores da empresa.

Por exemplo, vamos supor que as vendas da sua empresa diminuíram bruscamente em um período que historicamente costuma ser bom. O que pode ter motivado isso? O que fez com que os consumidores consumissem menos nesse período do ano do que na mesma época em outros anos?

Ao fazer essas perguntas de forma estratégica para o seu público-alvo, é possível entender onde está a raiz do problema e, assim, planejar o que pode ser feito para melhorá-lo.

Quando fazer uma pesquisa Ad Hoc?

Uma vantagem da pesquisa Ad Hoc é que ela pode ser feita em em diferentes momentos do seu negócio e da jornada do cliente. 

Nesse sentido, por ser uma pesquisa personalizada, ela pode ser utilizada para responder diversos tipos de questionamentos, a partir do momento em que eles surgem.

Além disso, é importante que ela traga insights novos para o seu negócio. Ou seja, ao fazer esse tipo de pesquisa, não busque descobrir dados que a sua organização já tenha. Afinal de contas, essa é uma oportunidade de fazer descobertas e investigar novas estratégias viáveis.

Como fazer esse tipo de pesquisa?

Por se tratar de uma pesquisa de mercado mais elaborada e aprofundada, é recomendável que uma equipe de especialistas da área elabore e execute a pesquisa.

Nesse sentido, o primeiro passo é contratar uma empresa para cuidar do seu projeto. É fundamental procurar por empresas que sejam confiáveis e que tenham boas referências.

Além disso, verifique também para quem a empresa aplica os questionários de pesquisa. O ideal é que ela tenha um painel de consumidores, com pessoas diversas que estejam aptas a responder qualquer tipo de pesquisa. 

Faça agora a sua pesquisa de mercado!

No Opinion Box, você pode fazer a sua pesquisa Ad Hoc com especialistas que cuidarão do seu projeto do início ao fim!

Com a nossa solução de pesquisas customizadas, fazemos pesquisas sob medida para você! Conte com a experiência do nosso time para escolher a melhor metodologia, construir o questionário e gerar insights.

Além disso, se o seu cronograma parece muito difícil de cumprir, não desista do seu projeto antes de falar com a gente.

Quer saber mais? É só clicar no link para falar com o nosso time de especialistas!

Também poderá gostar de: