Panorama Marketing por dados: dados exclusivos sobre o cenário do marketing no Brasil

Pedro D'Angelo
Panorama Marketing por dados: dados exclusivos sobre o cenário do marketing no Brasil

Conforme o marketing foi se tornando mais digital, ele também adquiriu algumas características importantes e que norteiam muito do trabalho como é feito hoje. O marketing é cada vez mais automatizado, otimizável e os resultados, mais facilmente mensuráveis.

É aí que entra o conceito de marketing por dados.

Com isso em mente, Opinion Box e Buscar ID se juntaram em uma missão importante: pesquisar o Panorama do Marketing por Dados 2022. Entrevistamos centenas de profissionais de marketing de todo o Brasil para entender o estado atual das suas equipes, das suas estratégias, a presença dos dados nos seus negócios e, claro, as perspectivas para o futuro.

Confira agora alguns dos principais resultados dessa pesquisa exclusiva e acesse o material completo no fim do post!

Marketing por dados: o que é? Como é usado nas empresas?

De acordo com Rodrigo Nascimento, o Marketing por dados é a união da tecnologia, análise de dados e visão de negócios em marketing. O objetivo dessa estratégia é reduzir riscos em tomadas de decisão, reduzir custos e, consequentemente, aumentar lucro.

Os dados são importantes para embasar melhores decisões, garantir a segurança ao tomá-las e conquistar um futuro melhor para todo tipo de empresa. 

Mesmo diante dessa importância, porém, o marketing por dados ainda tem muito espaço para crescer. Ao investigar o tema na pesquisa, descobrimos que 14% dos entrevistados nunca ouviu falar do marketing por dados. A metade da amostra da pesquisa, porém, conhece o termo, ainda que não entenda do assunto.

Outros 37% já estão um passo à frente e não só conhecem o termo, mas entendem do assunto também.

A falta de conhecimento pode ser justificada por não ter, em parte das equipes de marketing, alguém dedicado a trabalhar com dados. 27% dos times não tem nenhum profissional focado em dados. E aí está uma grande oportunidade para quem quer impulsionar qualquer estratégia de negócio.

Dia a dia e desafios de marketing

Quem trabalha com marketing sabe muito bem que o dia-a-dia é sempre atribulado.

Um time de marketing é responsável por uma série de tarefas, das mais estratégicas às mais operacionais – e todas elas são importantes para gerar resultados.

Nesse cenário, são vários os desafios que profissionais da área enfrentam. Por isso, conversamos com eles para entender como é o cotidiano e os principais obstáculos e desafios encontrados no trabalho.

Para começarmos com um dado positivo, 55% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com os resultados de marketing da empresa hoje. Para a maioria, mesmo que só parcialmente, também é possível ter clareza sobre os resultados obtidos por meio dos esforços de marketing.

Uso de tecnologia e dados na área de marketing

Na experiência das pessoas entrevistadas, os desafios mais comuns no dia-a-dia, em relação ao uso de dados no marketing, são organizar as informações e dominar as ferramentas de análise. As ferramentas de coleta também vêm logo em seguida como uma dificuldade enfrentada pelos profissionais.

Assim como essas dificuldades, existem certos obstáculos que profissionais apontam como o motivo pelo qual as empresas não usam dados.

O primeiro e mais importante é a falta de conhecimento técnico ou analítico. Sem ter afinidade com os dados, seu potencial e como interpretá-los, fica muito difícil incorporar o marketing por dados no dia-a-dia. Além disso, a falta de conhecimento dos processos do marketing por dados é uma barreira apontada por 43%, seguida pela falta de conhecimentos ligados à tecnologia.

Os recursos financeiros, ainda que citados por 27%, são uma questão relevante mas que não figura entre as principais barreiras do uso de dados no marketing. 

E por fim, quem não está utilizando dados no marketing pode estar perto de começar a utilizar! 85% planejam começar a usar dados na estratégia de marketing, sendo que 35% pretendem fazer isso em um futuro próximo e 14% já estão no período de implantação dessa estratégia.

O que esperar de 2022 e do futuro do marketing

Conhecer o dia a dia e as expectativas de profissionais de marketing ajuda a traçar o panorama desse setor hoje. Mas e o futuro?

Nossa pesquisa quis também olhar para os próximos passos, para os planos que os times têm para os próximos anos. 

Chama atenção que 1 em cada 5 entrevistados assume não ter metas estabelecidas e claras. Outros 40% têm metas estabelecidas, mas apenas para parte das ações e estratégias.

Já falando de desafios, os mais apontados pelos profissionais são os relacionados a performance e resultados (37%), mas também melhorias nos processos internos (36%). Isso mostra que profissionais de marketing estão não apenas ligados nas vendas e nos resultados da empresa, mas reconhecem que é preciso organizar a casa para ter um 2022 e um futuro melhor. E claro, vale ressaltar que muitos desses desafios podem ser mais facilmente superados com um bom plano e com as estratégias certas traçadas. 

Quer conhecer mais sobre o marketing por dados no Brasil e a rotina da área nas empresas? Acesse o relatório completo do Panorama do Marketing por Dados 2022!

Também poderá gostar de: