Opinion Box e você: Moma Propaganda fala sobre pesquisas para agências

Pedro D'Angelo
Opinion Box e você: Moma Propaganda fala sobre pesquisas para agências

Fazer pesquisas de mercado pode trazer os benefícios mais diversos para um negócio. Seja para conhecer melhor o consumidor, medir a satisfação do cliente ou diversos outros objetivos, as pesquisas podem ajudar. É por isso que nossos clientes fazem pesquisas com a gente e tem resultados que os ajudam a crescer. Hoje queremos falar sobre um cliente especial e sobre as pesquisas para agências.

Nossa parceria com a Moma Propaganda é de longa data. Podemos dizer que a Luiza Pirani, diretora de planejamento da agência, é uma de nossas clientes mais antigas. E é claro que, para nós, é uma satisfação imensa ter em nossa carteira de clientes uma das principais agências de publicidade do país.

O mercado das agências é um dos que mais podem se beneficiar com as pesquisas, especialmente com o surgimento das pesquisas de mercado online. Por isso, pedimos para a Luiza contar um pouco da história da Moma com o Opinion Box.

Recomendado para você: Pesquisa de mercado para agências: os tipos de pesquisa que sua agência precisa fazer

“Aqui na Moma Propaganda buscamos o apoio da pesquisa toda vez que nos deparamos com um briefing mais desafiador”. É isso que adianta a Luiza, que desde os tempos de faculdade já sabia que “entender o mercado e os consumidores é essencial para fundamentar qualquer estratégia de comunicação.”

Pesquisas para agências

Segundo ela, as pesquisas para agências ajudam a entender com clareza os objetivos do briefing. Os resultados mostram os obstáculos que devem ser superados e os caminhos que vão levar à criação de uma comunicação que traga resultados.

Na Moma, várias metodologias de pesquisa fazem parte da cultura da empresa. A Luiza conta que, em seus trabalhos, eles costumam variar bastante as metodologias. A agência realiza pesquisas quantitativas e qualitativas online, focus group, entrevista em profundidade, etnográfica e abordagem de consumidores no campo.

E o que a pesquisa traz de resultados? Bom, as melhorias são várias. Citando alguns casos que a própria Luiza lembrou: “Conhecemos mais sobre os hábitos de compra e consumo de repelentes e inseticidas das mulheres. Também conhecemos a percepção em relação às marcas de beleza, entendemos sobre o comportamento de mídia dos consumidores de carros de luxo e por aí vai…”

Os resultados que a Moma obteve não tratam necessariamente de pesquisas exclusivas para agências de publicidade ou agências digitais. Pesquisas de hábitos de consumo, por exemplo, podem ajudar empresas de diversos segmentos a conhecer seu consumidor. As pesquisas de imagem de marca podem trazer insights e percepções do cliente sobre todo tipo de marca que ele conhece. E, como disse a Luiza, por aí vai.

Se você quer fazer pesquisas para agências, a Luiza também deixou um conselho: Não tome nenhuma decisão sem uma pesquisa. E nós estamos aqui justamente para te ajudar nisso. Entre em contato, fale com nossos especialistas e vamos pensar na melhor forma de tomar as decisões certas.

Também poderá gostar de: