Metaverso: conheça o novo universo virtual

Danielle Salgado
Metaverso: conheça o novo universo virtual

O termo “metaverso” é uma forte tendência para os próximos anos. A utopia futurista que parecia ser apenas tema de filmes e livros de ficção científica vem se tornando cada vez mais próxima de nós. O clássico exemplo disso é o Facebook Inc. que mudou o nome para “Meta”, com a proposta de realmente desenvolver uma nova realidade virtual. 

A partir dessa mudança do Facebook, o metaverso passou a ser pauta de muitas conversas. Mas já existem muitas outras marcas e empresas que também já estão investindo na nova realidade há algum tempo, como a Microsoft, Disney, Nvidia e Epic Games, por exemplo.

E você, já ouviu falar ou conhece este novo universo? Confira nesse post tudo que você precisa saber sobre o metaverso.

O que é o metaverso?

O metaverso é caracterizado por um verdadeiro universo online, compartilhado por pessoas que utilizam tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas, por exemplo, misturando os mundos reais e virtuais.

Pense no filme Matrix: nele, as pessoas estão inseridas em uma realidade virtual, manipulada por uma tecnologia de inteligência artificial que utiliza os corpos delas para produzir energia.

O metaverso parte mais ou menos desse pressuposto, exceto a parte das máquinas vilãs. Afinal de contas, nessa realidade paralela, as pessoas vivem e interagem entre si por meio de seus avatares.

E como anda o interesse das pessoas de ingressarem neste verdadeiro universo paralelo? Por se tratar de um assunto novo, a maior parte das pessoas ainda tem dúvidas, e os dados confirmam. De acordo com a pesquisa sobre tendências na tecnologia, 54% afirmam que querem conhecer o metaverso, mas ainda não sabem se querem utilizá-lo. 

Como funciona o metaverso?

Ao contrário do que muitos pensam, o metaverso não é uma tecnologia específica, e sim uma mudança na forma de interagir com o meio digital.

Nesse sentido, a ideia é que as pessoas possam replicar tudo que acontece no mundo real em uma nova realidade virtual.

No entanto, para isso é necessário se apoiar em algumas tecnologias e também que as plataformas digitais utilizadas sejam compatíveis entre si. Sendo assim, ainda é preciso aprimorar muitos aspectos para que o metaverso se torne viável para uma parcela maior de pessoas, pois ainda é um recurso bem restrito.

Ainda assim, tudo indica que, nos próximos anos, esse novo universo atinja um grande número de pessoas, pois cada vez mais empresas vêm investindo no metaverso.

Tecnologias envolvidas nesse novo universo 

Para que o metaverso aconteça, algumas tecnologias precisam estar envolvidas no processo. Algumas delas são:

Realidade Virtual (VR)

Essa tecnologia funciona como um ambiente virtual que permite com que a pessoa se insira em um ambiente como se realmente estivesse dentro dele. No entanto, essa realidade é apenas um sistema computacional.

Para que esse ambiente exista, são necessários equipamentos como computadores, óculos ou capacetes de realidade virtual, fones de ouvido, entre outros.

Realidade Aumentada

Diferentemente da realidade virtual, a realidade aumentada, por sua vez, irá trazer elementos do universo virtual para o mundo real. 

Um clássico exemplo dessa tecnologia é o jogo Pokemón GO, que insere os personagens na câmera do celular, como se estivessem presentes no ambiente físico.

Você também pode perceber essa tecnologia em alguns filtros do Instagram, por exemplo, que também têm o objetivo de inserir elementos do plano virtual para o real, como na imagem abaixo, na qual o cachorro da foto na verdade é apenas um filtro do Instagram.

Metaverso: conheça o novo universo virtual

Hologramas

Por incrível que pareça, a holografia é bem antiga: foi inventada pelo engenheiro elétrico húngaro Dennis Gabor em 1947. O holograma nada mais é do que uma imagem tridimensional formada por esse processo de holografia.

No metaverso, os hologramas exercem um importante papel. Afinal de contas, através dessa imagem tridimensional que pode ser formada em tamanhos reais, somos inseridos em um universo virtual. 

A aposta de gigantes da tecnologia

Como eu disse no início desse post, muitas grandes empresas além da Meta também vêm apostando nessa nova promessa que promete revolucionar a nossa relação com o ambiente virtual.

A NVIDIA, por exemplo, que é uma empresa de tecnologia na qual a principal linha de produtos são placas de vídeo, anunciou em 2021 o NVIDIA Omniverse. Essa plataforma colaborativa de simulação permite que profissionais de audiovisual, designers e outros artistas tenham a oportunidade de trabalhar juntos na construção de metaversos.

A Microsoft por sua vez desenvolveu o Mesh, uma plataforma que permite a realização de reuniões com hologramas. É curioso perceber que essa tecnologia foi lançada no meio da pandemia do coronavírus, no ápice do isolamento social em que muitas pessoas começaram a fazer reuniões online.

Por aqui no Brasil também já podemos perceber a novidade: o Banco do Brasil, por exemplo, lançou no final de 2021 uma experiência virtual dentro do servidor do jogo GTA. Ela permite que o jogador possa abrir uma conta no banco para o personagem.

O que o metaverso significa para seu negócio?

Você pode estar se perguntando: ok, já sei como funciona o metaverso, mas como isso afeta o meu negócio na prática?

A resposta é simples: esse novo universo virtual pode ser uma oportunidade para inovar nas estratégias de comunicação da sua empresa, como um novo canal para atrair e encantar clientes.

Nesse sentido, é importante mapear e entender esse universo virtual, além de descobrir qual o seu público-alvo e se ele se encaixaria nessa possibilidade.

Para isso, a pesquisa de mercado será uma grande aliada. Afinal de contas, você conseguirá tanto mapear o perfil do seu público-alvo quanto descobrir se ele tem fit com o metaverso.

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você consegue elaborar a sua própria pesquisa de mercado. Para deixar o seu questionário ainda mais interativo e assertivo, oferecemos diferentes formatos de perguntas e recursos como fotos e vídeos.

Dê agora o primeiro passo para entrar com a sua empresa nesse novo universo de possibilidades! Para saber mais sobre as nossas soluções voltadas para a pesquisa de mercado e customer experience, clique no banner abaixo para falar com um de nossos especialistas. 

Também poderá gostar de: