Mercado de Games no Brasil: pesquisa exclusiva!

Maria Luísa Andrade
Mercado de Games no Brasil: pesquisa exclusiva!

O mercado de games no Brasil não para de crescer. Dentro da indústria do entretenimento, os jogos eletrônicos já faturam mais que outros setores.

Além disso, o mundo dos jogos é bem visto, sendo considerado um bom meio para quem quer se divertir, socializar e até mesmo fazer com que os games se tornem uma carreira.

Para conhecer melhor o consumo de jogos eletrônicos no Brasil, o Opinion Box realizou um relatório de pesquisa inédito. Leia o post e entenda mais sobre esse mercado que não para de crescer!

Quem são os gamers? 

Gamers são pessoas que jogam videogames como uma forma de entretenimento, hobby ou até mesmo como profissão. Eles são dedicados a jogar jogos eletrônicos e muitas vezes se envolvem em comunidades online para compartilhar dicas, truques e estratégias de jogos, bem como para socializar com outros jogadores.

Em nossa pesquisa consideramos os gamers e o público geral, paralelamente. Dessa forma, você pode comparar o comportamento e os hábitos desse público específico em relação à amostra de internautas brasileiros.

A seguir, você vai conferir a forma como as pessoas – gamers ou não – jogam, compram e consomem conteúdo relacionado aos games, entre outros dados exclusivos. 

Quais as plataformas preferidas dos jogadores? 

Com os dispositivos móveis ficou mais fácil acessar o mundo dos games. Hoje, os games estão tanto nos consoles de videogame de primeira linha quanto gratuitamente nos smartphones, o que pode explicar a popularidade desses dispositivos entre o público não gamer. 

A pesquisa mostrou que 84% dessas pessoas utilizam dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para jogar. Entre o público gamer esses dispositivos também fazem sucesso, sendo a plataforma mais usada por 50% dos gamers. 

Contudo, os consoles de videogame e o PC também são bastante usados como plataforma para jogar, com 21% e 22% de preferência respectivamente. 

Jogos pagos x gratuitos

Como você já viu o mercado de games no Brasil não para de crescer. Mas será que as pessoas estão dispostas a pagar pelos jogos? 

A pesquisa mostrou que os brasileiros jogam mais games gratuitos. Entre a amostra geral 60% joga apenas jogos gratuitos, já entre os gamers essa porcentagem é menor mas ainda é alta de 41%. 

Entre as pessoas que costumam pagar por jogos, 26% costumam gastar até 100 reais com jogos. Para 72% dos entrevistados os jogos estão cada vez mais caros.

Gêneros preferidos de jogos eletrônicos

Existem estilos de jogos eletrônicos para todo tipo de gosto, mas alguns fazem mais sucesso entre os jogadores.  Entre os gamers, os jogos de ação e aventura são mais populares, mas o público geral joga mais aqueles que focam na estratégia.

As preferências também variam de acordo com o gênero. Entre as mulheres, o gênero mais jogado é o de estratégia: 46%, contra 40% dos homens. Já eles preferem jogos de ação, com 46% de preferência contra 29% delas.

Por onde consomem conteúdos de games?

E não é só com os jogos que o mercado de games no Brasil está crescendo. As pessoas além de jogarem também querem consumir conteúdos sobre o tema, 70% dos gamers seguem influenciadores que falam sobre games. Mas por onde consomem esse conteúdo? 

A pesquisa revelou que o YouTube, hoje, é o meio mais popular para conteúdo de games. Em segundo lugar está o TikTok favorito de 31%, seguido pela ferramenta que o Facebook desenvolveu especificamente para produtores de conteúdo gamer.

Os eSports são uma tendência

Além de serem uma forma de entretenimento, os games se tornaram uma oportunidade de trabalho e carreira, com as competições profissionais. Os eSports ou esportes eletrônicos, estão ganhando cada vez mais notoriedade, mostrando a relevância do mercado de games no Brasil. 

De acordo com a pesquisa, 65% dos gamers concordam que os e deveriam se tornar modalidades nos jogos olímpicos. No Brasil, os jogos mais populares são League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive, e Overwatch. 

Jogos de realidade virtual

Os jogos de realidade virtual são aqueles que imergem o usuário dentro do game. Através da tecnologia, quem está jogando se sente dentro de um mundo totalmente virtual, fazendo parte daquele universo.

O formato ainda não chegou até a maioria das pessoas que jogam, mas existe bastante interesse pelos jogos de realidade virtual. Apesar de ainda não ser tão utilizado, a aceitação do formato é bastante positiva, com 98% de experiências positivas entre as pessoas que já jogaram.

Contudo, 57% das pessoas que já experimentaram jogos em realidade virtual disseram não ter os equipamentos necessários para jogar em realidade virtual.

Ficha técnica Relatório Mercado de Games no Brasil

Por fim, para realizar essa pesquisa foram entrevistados 2.054 internautas, maiores de 16 anos, de todas as faixas etárias, regiões e classes sociais. Os dados foram coletados em novembro de 2022 e a margem de erro é de 2,2pp.

Os entrevistados fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box e você também pode fazer uma pesquisa com eles! É só entrar em contato pelo banner abaixo e falar com nossos especialistas para descobrir como fazer suas próprias pesquisas.

Faça o download gratuito da pesquisa e confira outros dados inéditos!

Também poderá gostar de: