Mercado de cervejas: dados de pesquisa sobre a paixão nacional

Daniela Schermann
Mercado de cervejas: dados de pesquisa sobre a paixão nacional

Conheça os hábitos de compra e consumo, a satisfação média, o NPS e o vínculo emocional dos consumidores com as principais marcas do mercado de cervejas.

Não é preciso dizer que cerveja é uma paixão nacional. Mesmo que você não goste da bebida, sabe que ela acompanha os melhores momentos do brasileiro: o happy hour, o almoço de domingo, o futebol, o samba, a praia e até mesmo a novela das oito.

Muitas marcas disputam esse concorrido mercado, que recentemente foi também invadido pelas cervejas artesanais. Aproveitando o fim do verão e a proximidade do carnaval, escolhemos o mercado de cervejas para esta edição do Opinion Box Insights.

Vale destacar que a pesquisa explorou apenas o universo das cervejas industriais. Veja a seguir algumas descobertas da pesquisa:

Os hábitos de compra e consumo de cerveja

45% dos entrevistados bebem cerveja uma vez por semana ou mais. A bebida é comprada tanto em supermercados, distribuidoras de bebidas e loja de conveniência quanto em festas, bares e restaurantes. Mas, no geral, é mais consumida em casa ou em eventos particulares.

Preço, sabor e marca são os fatores que mais influenciam a decisão de compra. Outro fator que influencia bastante é a temperatura da cerveja, ou seja, muitas pessoas escolhem beber a mais gelada, independentemente de qual seja.

A latinha de 350ml é o formato preferido pelos brasileiros para consumir cerveja.

Os resultados detalhados e outras informações sobre os hábitos de compra e consumo você encontra no Opinion Box Insights..

Satisfação e NPS do mercado de cervejas

O mercado de cervejas é bastante concorrido no país. Apesar de ser controlado por grandes grupos, como Ambev, grupo Petrópolis e Cervejaria Heineken, há muitas marcas disponíveis nos freezers e geladeiras.

Nós escolhemos 17 marcas para avaliar no Opinion Box Insights. Em geral, a satisfação média das principais marcas do mercado de cervejas é 3,8 e o NPS é 26. Há, no entanto, uma grande variação por marca. A satisfação média das marcas varia de 3,0 a 4,2 e o NPS tem uma variação ainda maior. De -45 a 47.

Para saber quais marcas lideram o ranking, baixe agora mesmo o Opinion Box Insights.

Vínculo emocional com as marcas do mercado de cervejas

O Opinion Box desenvolveu juntamente com a Expertise uma metodologia inédita no Brasil, que mede o vínculo emocional dos consumidores com as marcas. O CEV (Customer Emotional Value) identifica as principais emoções que as marcas despertam nos consumidore e gera um indicador.

De acordo com a nota alcançada, as marcas são classificadas em cinco faixas: haters, potenciais haters, indiferentes, potenciais lovers e lovers. 4 marcas avaliadas estão na faixa indiferentes e 4 estão na faixa lovers. O restante está entre os potenciais lovers.

Consegue adivinhar quais são as 4 marcas que possuem maior vínculo emocional com os consumidores? Para saber a resposta, é só baixar o Opinion Box Insights. sobre o mercado de cervejas.

Mercado de cervejas: dados de pesquisa sobre a paixão nacional

Outros relatórios do Opinion Box Insights

Quer conhecer os hábitos de compra e consumo, a satisfação, o NPS e o CEV de outros mercados?
Veja as edições anteriores do Opinion Box Insights:

Também poderá gostar de: